Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

sexta-feira, 7 de abril de 2017

Orquestra Sinfônica da UFPB faz apresentação nesta segunda, em São Luís

Depois de encantar o público de várias capitais nordestinas, chegou a vez dos maranhenses assistirem ao novo espetáculo da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB). Aberto ao público, o concerto acontecerá nesta segunda-feira (10), às 19h, no auditório Paulo Freire da Cidade Universitária Dom Delgado. A apresentação encerrará a temporada 2017 da turnê Nordeste da orquestra.
            Sob a regência do maestro titular Thiago Santos, a orquestra contará com a participação de 24 músicos. O concerto é uma realização da UFPB e Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e homenageará os 10 anos do Curso de Licenciatura em Música da Ufma, os 90 anos de Ariano Suassuna e os 130 anos do maestro e compositor Heitor Villa Lobos. Os músicos da orquestra realizarão ainda dois eventos gratuitos para estudantes e músicos da comunidade maranhense.
            No domingo (09), realizarão um masterclass de violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico e trompa, às 9h, na sede do Departamento de Assuntos Culturais (DAC) da Proexce/Ufma, na rua Humberto de Campos, 174, no Centro histórico da capital. Na segunda-feira (10), os músicos realizarão às 9h, também no auditório Paulo Freire, um concerto didático aberto a estudantes das escolas públicas e particulares do ensino fundamental e médio, universitários e pessoas da comunidade.
            No espetáculo desta segunda-feira, a orquestra apresentará um repertório formado por clássicos da música instrumental nacional e internacional. O programa é formado pelas composições Mourão, de G. Guerra-Peixe; Toada e Desafio, de A. Barbosa; Fantasia para saxofone, com o solista Arimatéia Veríssimo, de Heitor Villa Lobos, e encerrando o espetáculo a orquestra apresentará Serenata para cordas Opus 48, de Tchaikovsky.
            A diretora do DAC, Fernanda Santos Pinheiro, destacou que essa parceria faz parte da nova política cultural da Ufma. “Não é todo dia que temos em nossa cidade grandes espetáculos como esse. Essa parceria promove o intercâmbio cultural entre músicos dos dois Estados e fortalece a formação profissional dos estudantes locais. O espetáculo musical também é um presente especial para o público da nossa cidade”, disse a diretora.
            A professora mestre do Curso de Licenciatura de Música da Ufma, Mônica Luchese, afirma que o espetáculo integra as comemorações dos 10 anos do curso. “Este concerto permitirá não só a contemplação de nossa comunidade a esse belo repertório, mas também trará para crianças ludovicenses a exploração, descoberta e a introdução neste mundo da música de orquestra. Para os estudantes de música permitirá uma rica troca de experiências. Nosso curso encontra-se em festa!”, conclui a professora Mônica Luchese.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.