Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Empresários vão às urnas nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, dia 7, a classe empresarial vai às urnas para eleger a nova diretoria da Associação Comercial do Maranhão para o biênio 2017/2018. De acordo com a presidente da entidade, Luzia Rezende, cerca de 60% dos associados da casa estão adimplentes e, por isso, aptos ao voto. A votação acontecerá na sede da Associação Comercial do Maranhão (Praça Benedito Leite, 264, Centro), das 8h às 18h. Após o encerramento do pleito, será realizada de imediato a apuração dos votos, sendo o novo presidente eleito conhecido até às 19h.
A presidente Luzia Rezende, explicou que cada empresa associada à ACM tem direito a um voto. Poderão votar o sócio, titular, diretor ou gerente, os dois últimos apresentando comprovação de vínculo de trabalho (Carteira de Trabalho e Previdência Social), vota por procuração ou outro tipo de representação. A nova diretoria eleita tomará posse a partir de janeiro de 2017, num mandato de dois anos, sendo possível a reeleição do presidente por até outro mandato, segundo estatuto.
Concorrem às eleições da entidade duas chapas, são elas: Chapa 01 - Tradição com Inovação, encabeçada pelos empresários Felipe Mussalém (Grupo Santa Fé) e Fabrizio Duailibe (Água Mineral Lençóis Maranhense), e a Chapa 02 - Atitude em Movimento, liderada pelos empresários Vicente Araújo (Grupo Araújo) e André Mendonça (Lavamatic). Ambos os candidatos à presidência fazem parte da atual diretoria da entidade. Cada chapa é composta por 47 membros.
ATUAL GESTÃO
Após duas gestões (203/2014 e 2015/2016), a presidente da ACM, Luzia Rezende, deixa um legado na história, por ser a primeira mulher a presidir a entidade em 162 anos de existência da casa, a instituição empresarial mais antiga do Estado do Maranhão. “Quando iniciamos nosso mandato à frente da ACM em 2013, cercado de muitas expectativas já que se tratava da primeira mulher a dirigir a nossa entidade, nos perguntamos de que forma poderíamos contribuir para fortalecer essa entidade tão representativa e para mantê-la viva dando continuidade ao ideal de seus fundadores. Com esse desafio, estabelecemos metas e um planejamento estratégico que nos direcionou ao longo do tempo”, destacou.
“Nesse sentido, avalio como extremamente positivo o nosso mandato, marcado por realizações importantes para o empresariado, com um trabalho permanente em favor de seus interesses, uma gestão integradora e propositiva, que buscou articular-se com todos os segmentos e parceiros que pudessem ajudar na solução das demandas empresariais e nos avanços que a entidade alcançou no período”, destacou Luzia Rezende.
PRINCIPAIS AÇÕES DA GESTÃO LUZIA REZENDE
Dentre as ações realizadas nos biênios 2013/2014 e 2015/2016, destacam-se:
·         Instalação e operação do Sicoob Norte Maranhense, nossa cooperativa de crédito, em parceria com as entidades CDL São Luís, Amasp, AJE e AMDA.
·         Implantação da Câmara de Conciliação, Mediação e Arbitragem Empresarial da ACM, com a formação de seis turmas de Especialistas em Mediação e Arbitragem e a realização do Seminário Maranhense de Mediação e Arbitragem; E, ainda, a participação nos Balcões de Renegociação de Dívidas promovidos pelo Tribunal de Justiça e Governo do Estado.
·         Realização de três edições do Workshop de Vendas da ACM 2015;
·         Realização da 13ª e 14ª edição do Fórum da Mulher Empresária, esta última com a inesquecível palestra da empresária Luiza Trajano;
·         Realização de Missão Empresarial a Barreirinhas, com a participação de 65 empresários.
·         Realização de Plenárias de Recepção aos Novos Associados, contemplando cerca de 110 novos sócios no último ano.
·         Participação da ACM nos Conselhos Empresarial do Maranhão – CEMA e de Desenvolvimento Municipal, COMDES, onde temos atuado de forma propositiva no âmbito das Câmaras Setoriais, destacando nossa participação na instalação do Conselho Municipal.
·         Reformulação do Prêmio Empresário do Ano e a premiação, em 2104, das empresas Selfmed, Lavamatic e Casa Prática; e, em 2015, das empresas Arabian Grill e Canopus Construções;
·         Realização de Encontro de Negócios ACM, em parceria com o Sebrae, e de Rodada de Negócios, com o Programa de Desenvolvimento de Fornecedores-PDF;
·         Feirão do Imposto e ações do Conselho dos Jovens Empresários da ACM;

Destacam-se ainda ações realizadas em parceria com outros órgãos, bem como as plenárias com o intuito de discutir assuntos de interesse do empresariado, no sentido de informa-lo com subsídios para a melhor decisão:
·         Com o Sebrae/MA na realização do Movimento Compre do Pequeno Negócio.
·         Lançamento do Programa Mais Bolsa Família Escola, com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
·         A reedição da coletânea História do Comércio do Maranhão, com o patrocínio da Vale e da Universidade Federal do Maranhão.
·         Realização de plenárias para discutir temas de interesse do empresariado, com destaque para: SEJAP, Ministério da Indústria e Comércio, tratando de oportunidades de comércio exterior; a Junta Comercial, nos mostrando os avanços da REDESM; ICE/MA, nos falando sobre investimentos sociais; o SEBRAE, trazendo produtos e serviços para as MPES; Instituto Empresariar, tratando de sucessão familiar; com o Secretário da Infraestrutura, Clayton Noleto e com o engenheiro Glauco Ferreira da Silva - coordenador de Engenharia do DNIT, abordando a situação atual das rodovias e as ações que em favor da duplicação da BR 135, a apresentação do Cartão Metropolitano Passe MOB, parceria do Sindicato Metropolitano de São Luís com a Agência de Mobilidade Urbana-MOB; com a EMAP, através do presidente Ted Lago, para conhecer metas e projetos para 2016; com o Secretário da SEINC, Simplício Araújo, para conhecermos, em detalhe as pautas discutidas no Conselho Empresarial do Maranhão-CEMA; com o Sindicato de Transporte das Empresas de Transportes-SET, abordando a problemática do transporte coletivo municipal;
·         Além das ações de responsabilidade social em parceria com o ICE/MA e CEPROMAR;

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.