Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

segunda-feira, 11 de julho de 2016

8ª Edição do Lençóis Jazz e Blues Festival será lançada nesta quinta-feira (14/07) no TAA, em São Luís


Muitas novidades e shows de Tássia Campos (MA) e Babi Mendes (SP) marcarão o lançamento do maior projeto de música e responsabilidade social do Maranhão.


Nesta quinta-feira (14/07), às 20h, o Teatro Arthur Azevedo, em São Luís, será o palco do lançamento da OITAVA EDIÇÃO DO LENÇÓIS JAZZ E BLUES FESTIVAL. E para dar o pontapé inicial do evento, um dos mais importantes do cenário nacional do jazz e do blues, a Tutuca Viana Produções preparou uma noite especial.

Na ocasião, além das datas do evento, será divulgada a programação completa composta por shows, oficinas de música e de fotografia e as ações paralelas do festival que conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), da Telefônica Vivo e do governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte.

Mais do que um simples lançamento, o evento do dia 14 de julho, será a oportunidade dos amantes do jazz e do blues entrarem no clima do festival e também de terem um “aperitivo” do que ocorrerá na edição 2016, na qual serão realizados seus dois circuitos tradicionais: o primeiro CIRCUITO BARREIRINHAS, nos dias 5, 6 e 7, de agosto na Av. Beira Rio, na cidade de Barreirinhas (porta de entrada dos Lençóis Maranhenses) e, o segundo, o CIRCUITO SÃO LUÍS, nos dias 12 e 13 de agosto, na Praça Maria Aragão, na capital maranhense.

E a melhor forma de dar as boas-vindas ao festival é com boa música. E ela será apresentada  por duas talentosas cantoras do universo do jazz e do blues: a maranhense Tássia Campos e a paulista Babi Mendes. Ambas prometem apresentações inesquecíveis no TAA. Tássia Campos, que se apresentará com o pianista Rui Mário, preparou um show vintage jazz que irá transportar o público para as décadas de 40, 50 e 60. “O show remete mesmo aos pubs e casas noturnas americanas dessas épocas. Como é voz e piano vou explorar mais a interpretação mesmo e homenagear grandes cantoras que admiro como Billie Holiday e Patsy Cline, por exemplo”, prometeu. A noite será encerrada pela também jovem e talentosa Babi Mendes. No show, que terá o músico Marcelo Carvalho ao piano e na direção musical, o baterista Ronald Nascimento, o guitarra Israel Dantas, o tecladista Renato Serra e o baixista Nema Antunes (que integra a banda do Ivan Lins), a paulista pretende apresentar canções clássicas do repertório de jazz e blues com arranjos inusitados. No set list estarão “Summertime" e "All of Me", além de canções originais do disco autoral ‘Short Stories’, lançando no Brasil, Japão, Estados Unidos e Reino Unido. “É um prazer enorme retornar a São Luís. Tive o prazer de participar da 5a edição do festival em 2013 e poder tocar com músicos da região. Foi uma experiência maravilhosa e poder repetir isso no show de lançamento desta edição do festival é, sem dúvida, uma grande honra”, disse Babi Mendes.

E essa troca de experiências entre os artistas citada por Babi é uma prioridade no festival. “Para a noite de lançamento a gente queria presentear o público com apresentações que demonstrassem, mais uma vez, que o festival é uma vitrine para grandes artistas da terra e de fora. Artistas que brilham por onde passam e que, na noite do dia 14 de julho, vão deixar o Teatro Arthur Azevedo, ainda mais iluminado”, explicou Tutuca Viana, organizador do festival.

O FESTIVAL- A edição de 2016 contará com 17 shows, 6 oficinas (entre elas de música e fotografia), a palestra “POLÍTICAS PÚBLICAS DO MINISTÉRIO DA CULTURA”, ministrada por Yuri Sampaio Cartellato Logrado, além de 2 exposições de fotografia intituladas “Música do Olhar”, com trabalhos feitos por fotoclubistas do POESIA NO OLHAR- CLUBE DE FOTOGRAFIA. Vale ressaltar, que o festival é todo gratuito e contará com grandes nomes nacionais como Paulinho Moska e três internacionais, como o saxofonista francês Baptiste Herbin. O VIII Lençóis Jazz e Blues Festival conta com os patrocínios da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), da Telefônica Vivo e do governo do Maranhão por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte e os apoios culturais das Secretarias de Estado de Turismo e de Cultura do Maranhão, da FIEMA/SESI, SEBRAE, Tory Brindes,  Clara Comunicação, Taguatur, TV Mirante, TV Ufma, Cantinho Doce, Escola Lilah Lisboa, Rota das Trilhas, Foto Clube Poesia no Olhar, além das parcerias das Pousadas Murici, Paraíso dos Lençóis, Solar das Gaivotas, do Riacho,  Pousada Paraíso dos Guarás, Pousada do Rio, Pousada Buriti, Pousada Beira Rio, Pousada Lins, do Gran Solare Lençóis Resort e dos restaurantes Terraço Gourmet e Zaitun.

PÚBLICO- A expectativa dos organizadores é de que em 2016 o público do festival seja de cerca de 16 mil pessoas. Gente de todas as idades e de várias partes do mundo que, além de curtir a vasta programação cultural poderá conhecer as belezas naturais, culturais e históricas dos principais destinos turísticos maranhenses.

SOLIDARIEDADE- Os ingressos para o evento de lançamento do festival, que foram disponibilizados desde o dia 6/07, deverão ser trocados por um pacote de leite, na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 18h. Todo o leite arrecadado será doado a Pouso Obras Sociais, instituição filantrópica que presta assistência social a crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social por meio de programas e ações gratuitas nas áreas de saúde, educação e segurança alimentar, voltados à promoção do desenvolvimento humano e ao combate à pobreza.

SOBRE AS ATRAÇÕES DO LANÇAMENTO

Tássia Campos (MA)àÉ uma cantora e musicista maranhense que fincou nome na cena artística do Estado, a partir da sua relação com a multiplicidade musical efervescente que toca o mundo. Ousada e contextualizada com os novos ventos e rumos da música brasileira, ela é uma intérprete de voz suave, delicada e extremamente bem modulada. Nascida e criada no bairro da Liberdade, ao som das zabumbas de Mestre Leonardo, a cantora acredita na arte feita com sinceridade e valorização das suas raízes. Em 2014, Tássia Campos saiu em turnê com o show Bumba Samba Jazz, acompanhada pelo teclado de Wesley Sousa, onde percorreram diversas cidades do nordeste brasileiro. Com 15 anos de música, ela já dividiu palco com Ceumar, Flávia Bittencourt, Alê Muniz, Celso Borges, entre outros grandes artistas e compositores.

Babi Mendes (SP)à Canta profissionalmente desde 2006. Em 2011, lançou seu primeiro disco, Short Stories - um álbum de canções autorais em inglês, onde ela explora os universos do jazz, blues e da bossa nova. Em 2012, o álbum foi indicado para o Prêmio da Música Brasileira (ex-Prêmios SHARP/Tim), na categoria de Melhor Álbum em Língua Estrangeira. Desde então, Babi se apresenta em casas de jazz e festivais por todo o Brasil. Em 2014, cantou como convidada da Orquestra Sinfônica Municipal de Santos no Teatro Coliseu. Esse ano foi marcante, também, devido ao lançamento do disco ‘Live at Riviera”, gravado ao vivo em SP.

O FESTIVAL NAS REDES

Tudo sobre o 8º Lençóis Jazz e Blues Festival está disponível no www.lencoisjazzeblues.com.br. Siga o festival no Twitter (@lencoisfestival), Instagram (@lencoisfestival) e curta nossa página no Facebook (LencoisJazzBluesFestival).

SERVIÇO:

Lançamento do VIII Lençóis Jazz e Blues Festival
Data: 14 de Julho (quinta-feira), às 20h
Local: Teatro Arthur Azevedo, na Rua do Sol, s/n – Centro, em São Luís.


Ingresso: 1 pacote de leite em pó que deverá ser trocado na bilheteria do Teatro Arthur Azevedo, das 14h às 18h. Os ingressos foram disponibilizados para a troca desde o dia 06/07.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.