Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quarta-feira, 8 de junho de 2016

PROJETO “POR MUITAS MÃOS” DO FONASC.CBH SERÁ DESTAQUE EM EVENTO NO SHOPPING DA ILHA

Tudo pronto para a culminância de mais uma etapa do projeto “Por Muitas Mãos”. A Grita Cuxa e o Fonasc.CBH irão apresentar no dia 10 de junho, às 19h30, o desfile “Flores ao Mundo”, com o pocket show de Cecília Leite, dentro da programação do Arraial Junino, no Shopping da Ilha. Roupas, bolsas e acessórios, que serão apresentados durante o desfile, foram produzidos por artesãs, residentes na bacia do Rio Bacanga, em São Luís.

Todas as peças do desfile tiveram como matéria prima o tecido voil (tipo de tecido de cortina), seguindo tendências atuais da moda como detalhes em renda e com transparência e utilizando tonalidades do nude ao colorido das flores. As roupas, as ecobags e os acessórios foram confeccionados sob a coordenação do estilista e dono da grife Grita Cuxa, Glauber Pinto e com a produção impecável de Cacau di Aquino.

A vice-coordenadora nacional do Fonasc.CBH, Thereza Christina Pereira Castro informa que as peças confeccionadas são usáveis e estarão à venda após o desfile. “O projeto ‘Por Muitas Mãos’ trabalha com o foco de que a água é um elemento integrador entre a sustentabilidade, a moda e a geração de renda. Quando as artesãs da bacia do rio Bacanga trabalham com material que é descartado à beira do rio, elas colaboram com o meio ambiente, geram trabalho e renda e criam elementos fantásticos para o mundo da moda, por exemplo”, explica Thereza.

Após o desfile, às 20h30, acontecerá no 4º piso do shopping a abertura da Exposição “Ao Homem à Sabedoria”, sendo que tanto o arraial e a exposição irão homenagear o colunista e estilista Chico Coimbra, ele que foi um dos grandes apoiadores do Fonasc.CBH para a realização da 1ª etapa do projeto “Por Muitas Mãos”, ocorrida em 2013.

Ainda dentro da programação, no dia 12 de junho, às 19h30, haverá o lançamento da camisa grife do Fonasc, cujo objetivo é angariar fundos para os projetos da ONG. Haverá ainda apresentação do projeto Sambauê com a participação de PP Júnior e Fabrícia.

A partir do dia 13, e que segue até o fim do mês, o Fonasc.CBH  e seus parceiros irão ministrar oficinas com a temática sustentabilidade com uso de material reciclado, que vai desde papelão, caixas tipo tetra park, garrafas pet e outros.

O PROJETO POR MUITAS MÃOS
A parceria entre o Fonasc-MA e o estilista Glauber Pinto começou em 2013, quando foi realizada uma oficina de customização com artesãs do Polo Coroadinho, na bacia do Rio Bacanga, que tinha como objetivo principal sensibilizar e despertar a consciência sobre o papel de todos os cidadãos e cidadãs na conservação e preservação da água.

A primeira etapa do projeto teve culminância ainda em 2013, na noite de abertura da III Conferência de Meio Ambiente de São Luís quando a produção de toda a oficina foi apresentada durante o desfile “Feito Por Muitas Mãos‘’. Os resultados alcançados surpreenderam as expectativas e toda a produção foi vendida durante a Conferência.
 
O Fonasc.CBH\MA entende que se pode adotar formas lúdicas e beber das águas da cultura para contribuir com a formação de uma visão de mundo crítica, ética, humanista e interpretativa. É necessário agregar ao conhecimento social disponível o fator desenvolvimento sustentável tendo como eixo à educação ambiental para a gestão da água e desenvolver junto à comunidade mecanismos para reciclagem artesanal do resíduo doméstico inorgânico contribuindo com as águas de nossos rios e gerando emprego e renda.
Esse segundo desfile, no shopping será a culminância da 2ª etapa do projeto “Por Muitas Mãos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.