Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

segunda-feira, 2 de março de 2015

Livro Hérnia de Disco e a Dor Ciática por Helder Montenegro

O conceituado fisioterapeuta Helder Montenegro estará em São Luís dia 4 de março para fazer o lançamento de seu livro  Hérnia de Disco e a Dor Ciática a partir das 20h na Clínica La Vie, onde também funciona o Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral. Ao lado da fisioterapeuta Giovana Fernandes Helder irá conversar também com profissionais da área e interessados no assunto.


Sobre o livro:

Dados do IBGE comprovam que a dor nas costas é a terceira causa de aposentadoria e a segunda de licença ao trabalho. Nos consultórios médicos são crescentes as queixas de pacientes de diferentes idades e com o mesmo sintoma: dores na coluna vertebral que, após o diagnóstico, oferecem uma lista extensa de causas.

Em 2014, segundo pesquisa realizada pelo Instituto de Pesquisas Datafolha com 2.126 pessoas em 134 municípios, a preocupação da população com a saúde pública era geral. No Sudeste, uma parcela de 28% da sociedade dizia que o problema que mais afetava a vida era a saúde, 31% no Norte e Centro-Oeste, 35% no Nordeste e 38% no Sul. E quanto mais avançada a idade, maior a preocupação:  44% entre os que têm 60 anos ou mais demonstravam a insatisfação. Com relação ao poder aquisitivo, 38% da população de menor renda encarava a saúde como o principal problema a nível público contra 20% entre os que ganhavam mais.

O livro intitulado “Hérnia de Disco e Dor Ciática”, faz alusão às patologias da coluna vertebral que atingem milhões de brasileiros. O principal objetivo da obra, que visa ao público em geral, consiste em despertar na sociedade uma discussão mais frequente acerca dos riscos aos quais a coluna está sujeita. Para isso, o livro traz informações acerca da anatomia humana, buscando a instrução maior das pessoas a respeito do seu próprio corpo. Uma vez bem informado, o indivíduo adquire um poder de decisão mais criterioso e com maior propriedade na hora de escolher um profissional que melhor o atenda e o tratamento mais eficiente para o seu caso particular.
Hérnia de disco e Dor Ciática são doenças de difícil solução e estão entre as patologias que mais afetam a coluna vertebral: já somam mais de 6.500.000 o número de pessoas com hérnia de disco só no Brasil. E é perceptível uma carência de interesse na saúde pública sobre essa questão, visto que as autoridades sanitárias estagnaram na busca de uma maior eficiência dos serviços de saúde prestados.

A obra não foi pensada com o objetivo de substituir o tratamento médico, mas sim de instruir a sociedade, cientificamente e através de uma linguagem simples, sobre como recuperar a qualidade de vida ou ainda prevenir a sua perda. Com ferramentas que buscam facilitar a leitura (infográficos, glossários, ilustrações, etc) e a participação de grandes convidados (profissionais das áreas de fisioterapia, educação física e medicina) no conteúdo do livro, a obra oferece uma compreensão acessível ao público geral, instigando a sociedade a buscar um estilo de vida cada vez mais saudável.


Sobre Helder Montenegro
Fisioterapeuta, Helder Montenegro é reconhecido como um dos maiores especialistas no tratamento da coluna vertebral no Brasil. É diretor geral do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral), rede de franquia de clínicas de fisioterapia especializadas em tratamento para doenças da coluna, com mais de 70 unidades no Brasil e em Portugal.
Dirige também o Instituto Pilates, rede de estúdios de pilates com metodologia de exercícios específica para pessoas com problemas de coluna, que tem 29 unidades no Brasil. É presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna (ABR Coluna) e autor do Guia de Postura Dr. Colunae do Guia de Exercícios para Coluna Vertebral.
Já foi presidente da Associação Cearense de Fisioterapeutas (Acefisio) e presidente do Congresso Internacional de Fisioterapia Manual nas seis edições do evento.
Contribuiu para o desenvolvimento da Fisioterapia Esportiva no Brasil, sendo um dos primeiros fisioterapeutas a chefiar o departamento médico de um grande clube do futebol brasileiro (Ceará Sporting Club, em 1993-94) e atuou como fisioterapeuta no futebol europeu durante uma pré-temporada no clube Galatasaray, na Turquia (2000).
Participou de cursos e estágios na Europa e nos Estados Unidos, criando, posteriormente, a técnica de Reconstrução Músculo-Articular da Coluna Vertebral (RMA da Coluna Vertebral), que vem recebendo o reconhecimento e o respeito de fisioterapeutas no mundo inteiro. Helder atua também como palestrante de cursos no País inteiro e orienta na implantação de franquias.


Serviço:
Lançamento do livro Hérnia de Disco e a Dor Ciática de Helder Montenegro
Quando: 04/03
hora: 20h
Local : Clinica La Vie (Rua Munim, Quadra 17, Casa 22, Praça Joao Mohana Calhau)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.