Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Fundação da Memória Republicana Brasileira promove Mostra À Mercê das Artes de 17 a 19 de setembro

A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), vinculada à Secretaria de Estado da Educação, promove nesta quarta, quinta e sexta-feira a Mostra À Mercê das Artes, como parte das comemorações dos 360 anos de sua sede, o Convento das Mercês. Ao todo serão expostos 53 trabalhos de estudantes de escolas públicas da capital em cinco categorias: Artes Visuais, Dança, Literatura, Música e Teatro.
A mostra competitiva de artes, com vistas a promover, expor, divulgar e difundir trabalhos artísticos estudantis também tem como objetivo oportunizar as vivências próprias da arte, como a fruição, apreciação artística, bem como a descoberta de novos talentos.
Serão distribuídos prêmios para os participantes da Mostra À Mercê das Artes, medalhas e troféus para os primeiros colocados, além de menções honrosas aos professores coordenadores. A entrega dos prêmios será realizada no dia 16 outubro, após a divulgação dos vencedores pelo júri técnico, formado por especialistas de cada área. Nesse dia haverá apresentação de um desfile de moda feito por estudantes e show da banda Baré de Casco.
Entre os participantes está o estudante Jean Paul da Silva, de 17 anos, aluno do 3º ano do CEM Domingos Vieira Filho.  Ele participará da competição com o trabalho intitulado “Um sentimento desconhecido”, também na categoria Artes visuais. “É um desenho feito com grafite e esferográfica preta. Um desenho surreal que oferece duplo sentido para as pessoas, uma possibilidade de diversas interpretações”, disse o estudante que começou a desenhar desde 2010.
Segundo a secretária-chefe da Casa Civil e presidente da FMRB, Anna Graziella Santana Neiva Costa, esta é uma ideia inovadora no estado e que foi abraçada pelas escolas da capital, prova de que existem muitos talentos nas salas de aulas.
“Mais uma vez a FMRB inova em um projeto educacional e cultural que estimula a produção artística e transforma a vida de muitos estudantes. O mostra promoverá além do espaço de exposição, a interação entre professores, alunos de várias escolas e a comunidade para que haja um intercâmbio de conhecimento, uma troca valiosa que enriquece o saber”, disse Anna Graziella Costa.
Oficinas e palestras
Além da programação de trabalhos, a Mostra À Mercê das Artes terá atividades em que serão debatidos temas pertinentes a produção artística, além de oficinas variadas para estudantes. No dia 22, ocorrerá a oficina Pin Hole, com Carlos Eduardo e a palestra “O Teatro no Maranhão”, com o ator e diretor maranhense Domingos Tourinho.
Já no dia 23, a professora Dinacy Corrêa ministrará palestra sobre Literatura Maranhense, e artista plástica Fátima Jordão promoverá oficina de biojoias. No dia 24, será a vez da palestra “A Técnica da Xilogravura”, com Airton Marinho, e da oficina Maquiagem Artística, com profissionais do Instituto Embeleze, um dos apoiadores do evento. Para fechar a programação, no dia 26, haverá a mesa-redonda Museu: Criatividade x Tecnologia.
A Mostra À Mercê das Artes é realizada graças ao apoio da Livraria Leitura, Livraria Paulinas, Livraria Vozes, Instituto Embeleze, Instituto Florence, Sindicato de Guias de Turismo do Estado do Maranhão, Cine Praia Grande, Mil Cursos, O Boticário e Habib's, que distribuirão brindes para os estudantes participantes do evento.
Mais
A programação completa do evento, com datas e horários de cada apresentação artística está disponível no site da Fundação da Memória Republicana Brasileira, no endereço eletrônico www.fmrb.ma.gov.br.
Serviço
O quê
Mostra À Mercê das Artes
Quando
17, 18 e 19 de setembro
Onde
Sede da FMRB, Convento das Mercês
Entrada franca
Na foto Jean Paul, prof. Magno Anchieta e Keisejane Bezerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.