Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Detran-MA intensifica ações educativas nos arraiais da capital


O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-MA) iniciou uma série de ações educativas durante o São João com a campanha:Curta o São João pra Valer; Não dirija depois de beber” nos arraiais da capital. O objetivo do departamento de trânsito é alertar os condutores para a combinação perigosa do álcool e da direção.
As ações educativas ocorrerão durante todos os dias de programação do Arraial da Lagoa (de 19 a 29 de junho), onde foi montando um stand do Detran-MA. Nesse espaço são exibidos vídeos educativos, testes educativos de bafômetro, distribuição de panfletos e ventarolas educativas.
O espaço também conta com um local destinado para as crianças, o objetivo é educar por meio da ludicidade sobre o trânsito. “Ele ama desenhar e quando olhou os lápis coloridos me puxou logo pela mão, esse espaço ficou muito legal a criançada vai adorar”, afirma José Henrique Campos, engenheiro e pai de Gustavo Henrique de 4 anos de idade que adorou a iniciativa.
“A Beatriz e a Maria Eduarda estão gostando demais, gostei da iniciativa do Detran de ensinar as crianças por meio dos desenhos. Como mãe fico feliz em ver que alguns departamentos do nosso governo se preocupam em conscientizar as crianças”, enfatizou a administradora Maria Carneiro.
O teste de alcoolemia educativo (teste do bafômetro) também foi realizado como ação educativa para conscientizar o público do perigo de dirigir alcoolizado. O empresário, Flavio Borges fez o teste para saber se realmente funciona. “Minha esposa vai dirigir, mas como sempre tive curiosidade em saber se o teste é verdadeiro, me candidatei para fazer e realmente deu positivo para ingestão de bebida alcoólica”.
Ainda no Arraial da Lagoa da Jansen, o Detran-MA realiza demonstrações do uso correto do dispositivo de segurança para crianças (cadeirinhas), para isso os educadores do Departamento contam com uma viatura para fazer as demonstrações de maneira mais didática.
O Sinalito, mascote do Detran-MA ganhou uma parceira, a Sinalete, que  chamou a atenção de crianças e adultos durante as ações do Departamento no arraial.
As atividades serão mais intensas devido a Copa do Mundo, que acontece aqui no Brasil. “Este ano além da paixão pelo São João, os maranhenses também irão torcer pela nossa seleção, nesse clima de festa é importante que os condutores tenham atenção redobrada para que suas vidas e de outras pessoas não sejam colocadas em risco. Durante esse período de festa, faremos várias ações educativas em vários pontos da cidade, com o intuito de chamar a atenção de todos para os perigos e cuidados no trânsito”, destacou André Campos, diretor do Detran-MA.
Seleção dos anjos em campo – Uma  outra novidade deste ano é a  Seleção do Anjo que vai distribuir camisas, auréolas e ventarolas com mensagens relativas à associação perigosa de álcool e direção. Além de realizar o teste de alcoolemia educativo (teste do bafômetro) para encontrar os anjos nesse período de festa. A seleção do Anjo vai levar atividades educativas nos principais arraiais da capital, sensibilizando os condutores sobre os perigos da combinação álcool e direção.  
A equipe de anjos do departamento rodam em uma van totalmente adesivada e iluminada que visitou na primeira noite, o Arraial da Vila Palmeira, da Maria Aragão e da Lagoa da Jansen onde distribuíram materiais educativos e, aliado a isso, realizou também testes de alcoolemia com os foliões juninos. Quem era “aprovado” no teste, ou seja, quando o resultado apontava negativo, ganhava uma camisa de brinde intitulada de “Seleção de Anjo”.
Muitas pessoas curtiram a iniciativa do Detran e “experimentaram” fazer o teste, como o autônomo Domingos Costa Ribeiro, que estava com a família e foi o primeiro anjo da noite. “Decidi ser o anjo da noite por prezar pela segurança da minha família, já que todos estão bebendo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.