Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

sexta-feira, 11 de abril de 2014

Terceiro ensaio do Boi da Maioba acontece neste sábado(12)

A maior orquestra de percussão ao vivo do mundo, o Bumba-meu-boi da Maioba, irá se apresentar hoje(12), Porto da Gabi, no Bacanga, a partir das 22h.  A nação maiobeira está em polvorosa pelos 3º ensaios do Boi da Maioba da temporada de 2014. A ordem é levar a matraca, a alegria e a paixão pelo boi que há 117 anos encanta e balança os terreiros do Maranhão e do mundo levando incontáveis brincantes.
 O lançamento oficial da temporada junina 2014 do Boi da Maioba, teve início no último dia 29, no Parque Folclórico da Vila Palmeira. Na oportunidade, aconteceu o lançado do 33º CD - 2014 - MAIOBA É MAIOBA, a apresentação oficial dos novos cantadores: Jaílson e Darlan e o lançamento dos 25 anos do Chagas da Maioba.
 O CD Maioba é Maioba vem com 18 faixas, todas inéditas, sendo 16 assinadas e cantadas por Chagas e as demais por Darlan e Jailson, os novos cantadores. A faixa de abertura traz a homenagem aos 25 anos de cantoria de Chagas na Maioba.

Reforço: 2 novos cantadores
 Para esta temporada a Maioba vai contar com o reforço dos jovens cantadores Darlan e Jailson. A substituição se deu após a desistência de Samuel e Marquinhos, que segundo Inaldo, se deu por motivos superiores. Jailson, 23 anos, sempre frequentou a Maioba e era cantador do Boi de Iguaíba. Darlan, 24 anos, foi cantador no boi de São José dos Índios. Os dois cantadores já estrearam suas vozes no CD 2014 com as toadas Maioba teu viveiro é selecionado (Jailson) e Quem é maiobeiro de coração (Darlan).

25 anos de cantoria
 Chagas, que na verdade se chama Francisco de Sousa Corrêa, assumiu o posto após a saída de João Chiador em 1993. Ainda com 19 anos chegou no grupo para ser auxiliar de João Chiador, hoje ele é reverenciado e homenageado tanto pela diretoria, brincantes, comunidade e nação maiobeira.  

Maioba 360 graus
 Uma das novidades do Boi da Maioba para este ano será a gravação do 10º DVD do grupo que será no formato 360º. “Será o primeiro grupo do maranhão a utilizar essa tecnologia. Com isso mais uma vez a Maioba mostra inovação e ousadia”, conta o produtor Rafael Madeira. A gravação está marcada para o dia 3 de maio no Aterro do Bacanga e necessitará de uma megaestrutura. Nesse processo, a gravação tradicional da trupiada na frente e a plateia atrás dá lugar a um formato em que todos podem ser vistos. “Se chamará Celeiro da Maioba e não deixa de ser uma forma de homenagear também o décimo DVD desse grupo tão importante do folclore maranhense e que hoje, como maiobeiro, me orgulho de fazer parte também”, conta Rafael.
 Outra novidade para este ano é a gravação do documentário sobre a vida de Chagas que deverá ser iniciado no período da Semana Santa. O filme contará a história de Chagas desde o nascimento em Mamuna (povoado de Icatu) até hoje, passando por várias curiosidades na vida do cantador até chegar à Maioba.

Maioba
 O Boi da Maioba tem 117 anos de fundação, cerca de 500 toadas registradas em 33 discos, 9 DVDs. Por 12 anos João Chiador foi a voz do Boi, para em seguida dar vez a Chagas que cantou ao lado de outros cantadores como, Samuel, Marcos, Petinha. O Boi da Maioba reúne uma média de 3 a 5 mil pessoas, entre participantes e expectadores, a cada ensaio – número que aumenta no período junino.
  
SERVIÇO
O quê? 3º ensaio do Batalhão da Maioba
Quando? Hoje(12/04), a partir das 22h
Onde? Porto da Gabi - Aterro do Bacanga
Quanto? R$ 5

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.