Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

segunda-feira, 10 de março de 2014

Exposição “Mulher em Destaque” homenageia 13 grandes maranhenses

Para homenagear as mulheres, a Fundação da Memória Republicana Brasileira promove a exposição “Mulher em destaque”, de 10 a 28 de março, em sua sede no Convento das Mercês (Desterro). A solenidade de abertura será às 16h desta segunda, 10. Belos painéis com retratos e textos contam a história de vida e de luta de 13 maranhenses que contribuíram para a construção de uma sociedade mais justa entre o século XIX e XX.
Destaque para a médica Maria Aragão, a filóloga Elza Paxeco, a atriz Apolônia Pinto, as prefeitas Lia Varela e Dona Noca, a deputada Dalva Bacelar, a desembargadora Judith Pacheco, as escritoras Rosa Mochel, Laura Rosa e Maria Firmina dos Reis, a artista plástica Rosa Waquim, além de Ana Jansen.
A pianista Lilah Lisboa, que dá nome à Escola de Música do Estado e também será homenageada, será tema da primeira das cinco rodas de conversa que integram a programação da exposição. O bate-papo será coordenado pelo professo Simão Pedro. Ao fim da roda de conversa, haverá recital de piano com Rosário Macedo.
Para a presidente da FMRB, a advogada Anna Graziella Costa, a exposição além de contribuir para divulgação e reconhecimento destas mulheres, também quer chamar a atenção para a importância da mulher na sociedade. “O dia 8 de março não é um dia apenas para comemorações, mas também para se firmarem discussões que visem à diminuição dos preconceitos enfrentados pela pessoa feminina em todos os âmbitos da sociedade”, ressaltou.
Os retratos em exposição foram produzidos pela estudante de arquitetura da Universidade Estadual do Maranhão, Letícia Desterro, que se baseou em fotografias das homenageadas. Já os textos foram baseados em pesquisas coordenadas pela historiadora Lenir Oliveira, chefe do Departamento de Museologia da FMRB.
Segundo ela, para a concretização deste trabalho foram realizadas pesquisas em instituições como a Biblioteca Pública Benedito Leite, a Academia Maranhense de Letras, Tribunal Regional Eleitoral, universidades, Biblioteca da Fundação da Memória Republicana Brasileira “Padre Antônio Vieira”, aberta ao público para visitação e pesquisa.
Os painéis da mostra “Mulher em destaque” também terão sua versão digital e poderão ser vistos através do site da Fundação, no endereçowww.fmrb.ma.gov.br.
Histórico do Dia 8 de março
A criação do Dia Internacional da Mulher data do início do século XX, na Rússia, e representa a luta das mulheres trabalhadoras em prol do conhecimento e da garantia de direitos. A data 8 de março foi escolhida em Conferência Socialista realizada na cidade de Copenhague, em 1910, e a oficialização pela Organização das Nações Unidas (ONU), deu-se somente em 1975. No Brasil, esta ideia de comemoração do Dia da Mulher teve como marco a instituição do voto feminino, em 1932, após o então presidente da República, Getúlio Vargas, haver promulgado o Código Eleitoral, no qual igualava homens e mulheres no que diz respeito ao voto. A mulher passa não somente a ter o direito de eleger seus representantes como também a candidatar-se a um cargo político.
Serviço
O quê: Exposição Mulher em destaque
Quando: De 10 a 28 de março, das 9h às 18h
Onde: Na sede da FMRB, Convento das Mercês (Desterro)
Aberto ao público
16h - Solenidade de Abertura
16h30 - “A contribuição de Lilah Lisboa de Araújo para vida cultural de São Luís”
Palestra ministrada pelo professor Simão Pedro, docente da Escola de Música do Estado do Maranhão
17h30 - Atividade Cultural: Recital de Piano com Rosário Macedo
Programação Ciclo de Palestras
10 de março: Palestra ministrada pelo professor Simão Pedro, docente da Escola de Música do Estado do Maranhão
14 de março
16h -  “Mulheres professoras na educação no Maranhão”
Palestra ministrada pela doutora em Educação, professora Diomar Motta.
 20 de março
16h - “Mulher, política e poder reconstruindo a História no Maranhão”
Palestra ministrada pela professora Mary Ferreira
 25 de março
16h - “Mulher no judiciário Maranhense”
Palestra ministrada pela Desembargadora Alice de Sousa Rocha - TRE-MA
 28 de março
16h - “A voz feminina na literatura maranhense”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.