Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

sexta-feira, 28 de março de 2014

Cine insight exibe o delicado Contracorrente

A Biblioteca da Delegação Geral/Maranhão da Escola Brasileira de Psicanálise (EBP) retoma o projeto Cine Insight neste sábado, 29, às 16h, na UNDB, com exibição de Contracorrente, bem sucedida estreia em longas do peruano Javier Fuentes-Léon. O filme delicado, ao falar do amor, faz um retrato da hipocrisia. Os comentários pós-exibição serão de Allyson Perez, cientista social e membro do Corpo Freudiano em São Luís. A entrada é gratuita.
A história de um triângulo amoroso entre um homem, uma mulher e o amante morto que retorna como fantasma soa familiar ao público brasileiro. Contracorrente pode ser definido como o dia em que Dona Flor e Seus Dois Maridos encontra O Segredo de Brokeback Mountain - com ênfase na melancolia do segundo, ao invés da comédia do primeiro.
A súbita morte de Santiago, em um mergulho acidental no mar, traz um conflito para o pescador: enterrar o corpo do amado como manda as tradições locais para que sua alma possa descansar em paz ou continuar o romance com o fantasma dele, já que assim, pode, por exemplo, andar de mãos dadas com ele pela cidade, sem a reprovação das pessoas.
O pescador Miguel é um personagem com um conflito muito grande: apaixonado por Santiago e também por sua mulher, ele fica dividido entre o dever e seu coração. Na vila onde moram, o fotógrafo é visto com hostilidade, ninguém fala com ele e crianças atiram ovos em suas janelas. Para que conseguisse humanizar esta história de amor, Fuentes-Léon destaca que a química entre os três vértices do triângulo foi essencial
O diretor dribla com criatividade as limitações orçamentárias. O cotidiano do vilarejo incorpora os temas que o diretor pretende discutir com seu filme - como o amor entre dois homens, a descoberta e aceitação da identidade de cada um. As pessoas com quem Miguel se relaciona no seu dia-a-dia (sua mulher, outros pescadores, seu filho) impulsionam a narrativa. O filme ganhou diversos prêmios, entre eles o de público do Festival de Sundance de 2010.
O Cine-Insigth foi iniciado em 2007, ficando conhecido como Cinema e Psicanálise. Em 2011, passou a ter a atual denominação e grande aceitação do público. Atualmente é coordenado por Tereza Braúna e Anícia Ewerton, participantes da Delegação Geral/Maranhão-EBP. Entre os filmes já exibidos estão Zona do Crime, Método Perigoso, Frida, Cisne Negro, A Primeira Sessão, Gattaca e Má educação.


Serviço
O quê
Cine-Insight, com exibição do filme Contracorrente, e comentários de Allyson Perez
Quando
Sábado, às 16h
Onde
UNDB, Renascença II
Entrada franca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.