Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

São Luís recebe uma "Lição de Moda" nesse final de semana

O Museu russo ECI Museum sediará nos dias 8, 9 e 10 de fevereiro o evento "Lição de Moda", que contará com palestra, oficina e uma exposição de figurinos de época. No primeiro dia de evento abrirá a exposição "Figurinos de Época", com 7 peças que simulam roupas do século 18, 19 e egípcia, por exemplo. Em paralelo, o professor e mestrando em Design de Moda Diêgo Lobato ministrará uma palestra sobre a "História da Moda: da indumentária à contemporaneidade". Já no segundo dia, um seleto grupo de 12 pessoas participará da Oficina de Auto-Maquiagem (make anos 50), ministrada pelo make up artist Fernando Luís, onde será apresentada a história da maquiagem e uma aula prática com vários truques de maquilagem. O horário do evento é a partir das 15h.
 O "Lição de Moda" é produzido pelo "Sem Qualiragem", blog de moda masculina assinado pelo jornalista Manoel Mougeot. 
 

Serviço 
Data: 8, 9 e 10 de fevereiro
Horário: A partir das 15h.
Local: Espaço 26 - Av. dos Sambaquis, casa 26, Calhau. São Luís - MA. Ponto de referência: Próximo ao COC e Pestana.
Mais informações: email - semqualiragem@gmail.com; cel. (98) 81530439 - tim. 
Realização: Sem Qualiragem
Patrocínio: Espaço 26
Apoio:
Tramando Fantasia; 
Casa do Manequim;
O Pé de Feijão - Espaço Criativo. 

Contato: 
Manoel Mougeot - 81530439

MAIS INFORMAÇÕES

Apresentação
A moda constitui um espelho das sociedades nas quais ela existe. Seja como fenômeno cultural, ou como negócio altamente complexo, reflete as atitudes sociais, econômicas e políticas de seu tempo. Do atacado ao varejo, nas vitrines de lojas, no cinema, teatro, o dress code do escritório e casamento, os uniformes militares e escolares. Tudo isso faz parte da grande indústria da moda, que gera renda e movimenta a comunicação visual do mundo. 
  
Sobre o “Lição de Moda”
Evento promovido pelo jornalista Manoel Mougeot, do blog Sem Qualiragem; visa tratar a moda como um amplo campo de estudo a ser desvendado ao decorrer das edições. Data prevista: 8, 9 e 10. Horário sugerido: 15h.
A principal característica do evento é a sua abordagem intimista, o público se torna interlocutor e não apenas como um espectador ou ouvinte. Os espaços são criados e desenvolvidos para dar um ar de comodidade, onde no lugar das cadeiras, colocam-se almofadas e tapetes, por exemplo, que nos remete as reuniões em família na Índia. E a aproximação do público faz com que seja este seja fiel ao evento, facilita a absorção do conteúdo ministrado e faz com que o evento se torne um encontro de amigos.

Programação
- Exposição "Figurinos de Época". 
*Dias 8, 9 e 10. Horário: a partir das 15h. Aberto ao público.
*Descrição: Sete figurinos que representam moda de uma época serão expostos para deleite do público. Vestido do séc XVIII, peça egípcia e o famoso gibão, são exemplos dessas incríveis peças.
 - Palestra "História da Moda"
*Facilitador: Diego Lobato - Prof. Mndo. de Design de Moda (IFMA - São João dos Patos/Universidade Anhembi Morumbi)
*Dia 8. Horário: 15h. Aberto ao público.
*Descrição: Em uma linha pouco cronológica, moda é apresentada desde o estudo das indumentárias até a contemporaneidade. 
- Oficina de Auto-maquiagem
*Facilitador: Fernando Luis - Make up Artist e professor de maquilagem (Instituto Embelleze)
*Dia 9, às 15h. Público: 15 vagas.



Realizador/Produção

Manoel Mougeot:
Bacharelando em Comunicação Social, habilitação Jornalismo – Faculdade Estácio São Luís. Especialista em Jornalismo de Moda – EnModa. Criador e editor do blog de jornalismo de moda “Sem Qualiragem”. Estagiário em assessoria de comunicação – Cores Comunicação. Já atuou como produtor de moda; produtor de TV, videomaker, repórter cinematográfico – TV Difusora e TV Cidade. Estagiário na assessoria de comunicação – Cores Comunicação.
Tel: 98 81530439. Email: manoelmougeot@hotmail.com.

Palestrantes

Diego Lobato:

Mestrando em Design – Programa de Pós Graduação Stricto Sensu Mestrado e Doutorado em Design da Universidade Anhembi Morumbi – UAM. Pesquisador no grupo de Pesquisa Museu da Indumentária e da Moda – MIMo. Laboratório de Indumentária e Moda – LADIM. Professor e pesquisador de Produção de Vestuário e Moda/Design de Moda no Instituto Federal do Maranhão (IFMA) – Campus São João dos Patos. Especialista em Artes Visuais – Serviço Nacional do Comércio – SENAC MA. Licenciado em Educação Artística em Habilitação em Artes Plásticas – Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Bacharelando em Arquitetura e Urbanismo – CEUMA Universidade. Membro da Abepem – Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Moda.

Fernando Luis.


Formação técnica em Fotografia, pelo Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, e Marketing e Propaganda pelo Instituto Peticursos Petrolina. Atualmente trabalha dando aulas obre maquilagem Instrutor na formação  de Profissionais da Maquiagem no Instituto Embelleze.

Objetivos
- Fomentar o conhecimento sobre a História da Moda, que é carente na cidade de São Luís;
- Entender a moda como um processo social e econômico, que continua influenciando a sociedade em tempos atuais;
Público-Alvo
Estudantes e professoras interessados no estudo da moda. Jornalistas, profissionais da beleza, empresários e profissionais da moda - produtor, visual merchandiser, figurinista, estilista, designer, visagista, comerciante, etc.
Observação
- A quantidade máxima de público respeitará a lotação do espaço

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.