Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Top Social todos os dias no Jornal O Debate. Já nas bancas!

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O júbilo da vida



Paiva Netto

Quando finalmente nos integramos na Fraternidade, encontramos Deus. Não me refiro ao antropomórfico, criado à imagem e semelhança do ser humano falível. E aí não mais nos confrange a ansiedade de negar ou provar a Sua existência. Simplesmente, Ele é haurido por nosso Espírito, à maneira do ar, o qual ainda nos permite viver e sobreviver dignamente. O júbilo da vida é o que lha ofertamos.

É aquele fato: há pessoas que matam ou se destroem em dias gloriosos de sol. Os pássaros cantando, as flores se abrindo, tanta beleza em volta e a criatura não percebe. E está tudo ali, convidando-a à prática do bem e ao viver feliz.

Adverte Jesus no Seu Evangelho segundo Mateus, 6:23: "Se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti existe sejam trevas, que grandes trevas serão!". Eis que tudo lhe parecerá tenebroso se mantiver a alma sombria. O Pai Celestial oferece-lhe todas as riquezas da vida Dele; e você persiste em reclamar, sem ao menos propor novos caminhos éticos? Quanto maior a lamentação, menos se é produtivo. Observaram que os que se queixam muito geralmente nada ou pouco realizam? Não falo de reivindicação justa. Esta deve ser feita.

Repito, o júbilo da vida é aquele que lha damos. Logo, se ela for altamente desafiadora, não quererá dizer que não venha a se tornar rica em realizações e felicidade. Tem de ser vivida em magnitude, pois há sempre ocasião de se vivenciar o bem.

E quando sentimos Deus, que é Amor elevado à enésima potência, a vida alcança o ritmo e a extensão da Eternidade. Quer dizer, espaço-tempo, integração no Dia do Senhor, conforme lemos no Apocalipse, 1:10.

RESPEITAR A PRÓPRIA EXISTÊNCIA
Precisamos saber mensurar a intensidade da vida pelo que a pessoa sabe espiritualmente usufruir. Por isso, o suicídio é um dos piores crimes que o indivíduo pode perpetrar contra si mesmo. Daí a necessidade de respeitá-la. Reflexão de minha autoria, em Como Vencer o Sofrimento: Honremos, pois, o extraordinário dom que Deus nos concedeu, que é a existência humana, e Ele sempre virá em nosso socorro pelos mais inimagináveis e eficientes processos. Substancial é que humildemente entendamos os seus recados e os apliquemos com boa vontade e eficácia que Ele espera de nós. A permanente sintonia com o Poder Divino só nos pode adestrar o Espírito, para que tenha condições de sobreviver à dor, ainda que em plena conflagração dos destemperos humanos.

"EDUCAÇÃO, ÉTICA E CIDADANIA"
Começou com entusiasmo o ano letivo de 2013 nas escolas da LBV. Direciono especial atenção a essa frente de trabalho da Legião da Boa Vontade empenhada em contribuir para uma melhor qualificação intelectual, moral e espiritual de crianças, jovens e adultos.

Alunos da LBV, em Taguatinga/DF, felizes com o material escolar que receberam.
Para o início das atividades, milhares de kits de material escolar e pedagógico, da Campanha "Criança Nota 10 — Sem Educação não há Futuro!", estão sendo entregues às meninas e meninos atendidos pela LBV no país.

Da Escola de Educação Infantil Alziro Zarur, em Taguatinga/DF, este relato de Consueles Ferreira Lima, mãe de Rayara, de 5 anos: "Minha filha estudando aqui representa educação, ética e cidadania. Aqui é uma escola ótima, maravilhosa; tem professores educados. É uma escola que cede refeição quatro vezes ao dia, uniforme... E tem várias outras atividades".

Aos estudantes e a toda a equipe que integra a nossa rede de ensino, meus votos de sucesso na experiência e no aprendizado que conquistarão em 2013.

José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Sedihc participa de Ação Social no Convento das Mercês

 Presidente da FMRB, Anna Graziella Costa; secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes; e secretária de Direitos Humanos, Luiza Oliveira


A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc) participou, como grande parceira, da primeira ação social oferecida pela Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB), no Convento das Mercês, em São Luís. Foram oferecidos dezenas de serviços, com cerca de 120 trabalhadores voluntários e mais de três mil atendimentos realizados durante todo o sábado (23).

Com o nome de “FMRB para Todos”, a Ação Social contou com a mobilização da Sedihc que prontamente disponibilizou os servidos do Viva Cidadã e do Procon, além de programas desenvolvidos pela Secretaria. “A ação social da Fundação da Memória Republicana Brasileira é um exemplo de atividade que estimula o exercício da cidadania e nós não pensamos duas vezes quando recebemos o convite de participar do evento e mobilizamos o maior número de serviços para a população”, destacou a secretária de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania, Luiza Oliveira.

Na Unidade Alternativa do Viva Cidadão, foram disponibilizados os serviços de emissão de Carteira de Identidade (RG), CPF, Carteira de Trabalho Eletrônica e o Título de Eleitor Biométrico. Por terem sido os serviços mais procurados durante o evento, as filas ficaram grandes, mas todos saíram com o atendimento efetuado.

Uma equipe de técnicos do Procon esteve no evento prestando serviço de atendimento aos consumidores que passavam pelo local. “Acho muito importante o cidadão buscar seus direitos no Procon quando é enganado ao fazer alguma compra. Estou aqui porque me senti lesado em uma certa propaganda”, falou Albano Gomes, técnico em segurança, que aproveitou a ação social para utilizar o serviço do Procon para denunciar um caso de propaganda enganosa.

A Sedihc levou ainda o atendimento da Campanha do Registro Civil de Nascimento, um programa do Governo Federal e que é executado pela Secretaria no combate ao subregistro. Houve ainda palestras do PAIR (Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfrentamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil) e sessões no “Cine Direitos Humanos”, atividade desenvolvida ao longo do ano em escolas da rede estadual de ensino.

A presidente da Fundação da Memória Republicana Brasileira, Anna Graziella Costa, avaliou como positiva a ação e destacou a participação dos parceiros. “O evento foi um sucesso e parte disso se deve a ajuda dos parceiros. Quando pensamos em ajudar ao próximo, percebemos que não podemos fazer isso só, então os parceiros são fundamentais. E o grande beneficiado é o cidadão, em especial os moradores das proximidades do Convento das Mercês, sede da Fundação”, finalizou Anna Graziella Costa.

INEC oferece novas oportunidades de trabalho no Maranhão

O Instituto Nordeste Cidadania (INEC) abriu processo seletivo para novas oportunidades de trabalho no Maranhão. Serão vagas para suprimento imediato e composição de Banco de Talentos, por meio do qual os candidatos aprovados poderão ser chamados posteriormente, sem necessidade de novo processo seletivo.

As chances são para as funções de Assistente de Desenvolvimento Humano,  Assessor Coordenador Rural, Assessor de Microcrédito Rural e Assistente de Coordenação, este exclusivamente para Portadores de Necessidades Especiais. Para todos os casos, é exigido possuir maioridade e ter concluído o Ensino Médio.

Os profissionais selecionados serão responsáveis por atuar na operacionalização do Programa de Microcrédito Rural Agroamigo. Para participar, o interessado deve preencher uma ficha de inscrição disponível nas agências do Banco do Nordeste ou enviar currículo para o email:rh_agro_ma@inec.org.br, informando a vaga para qual deseja concorrer. As inscrições podem ser feitas até o próximo dia 04 de março.

O Agroamigo é o Programa de Microcrédito Rural do Banco do Nordeste que visa à concessão de crédito para produtores rurais familiares, com atuação no processo de concessão do crédito; expansão de forma quantitativa e qualitativa no atendimento aos agricultores familiares, com redução de custos para o cliente; possibilidades de maior proximidade com os clientes de pequenos empreendimentos da área rural; e no atendimento integral do cliente, buscando a identificação das necessidades de serviços financeiros e bancários.

Aos selecionados neste processo seletivo, o INEC vai oferecer salário fixo, remuneração situacional, plano de saúde e odontológico, auxílios universidade, alimentação, cesta básica e creche, seguro de vida, plano de previdência privada e constantes treinamentos.

Exigências

Para a função de Assessor de Microcrédito Rural, há vagas para Barreirinhas e São Luís. Para concorrer, é desejável que o candidato possua formação técnica nas áreas agrícola, agropecuária ou de extensão rural, conhecimento sobre a comunidade e sobre os processos produtivos locais e ter alguma experiência profissional e comunitária. É exigido ter Carteira Nacional de Habilitação, em nível A, e disponibilidade para residir na cidade de atuação ou em municípios próximos.

Interessados na vaga de Assistente de Desenvolvimento Humano devem possuir domínio em informática avançada, disponibilidade para cumprir carga horária de 40 horas semanais e ter experiência na área de recursos humanos e departamento de pessoal, além de residir em São Luís ou municípios próximos. Já para a vaga de Assistente de Coordenação, que é oferecida exclusivamente para Portadores de Necessidades Especiais, é desejável que o candidato tenha domínio de informática e redação e resida em São Luís.

A vaga para Assessor Coordenador de Microcrédito Rural, com lotação na cidade de Santa Inês, é a única que exige formação superior ou imediata conclusão nos cursos de Administração, Economia, Agronomia, Ciências Contábeis ou áreas afins. É necessário ainda ter experiência profissional em gestão ou supervisão de equipes e vivência nas áreas de vendas, captação de clientes, negociação e cobranças.

Maiores informações podem ser adquiridas por meios dos contatosrh_agro_ma@inec.org.br ou (98) 3218-9660.

sábado, 23 de fevereiro de 2013

ARTIGO:


Combater drogas e alcoolismo
Paiva Netto

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. Evidenciar essa data, celebrada em 20 de fevereiro, é valioso para a saúde em geral, em particular a de nossos jovens. É desde cedo que se aprende como é ingrato o destino que as drogas e o álcool apresentam às criaturas.
As lamentáveis consequências saltam aos olhos de todos. Basta ver quantas vítimas no trânsito, a infelicidade no seio das famílias, os altíssimos custos que acarretam ao sistema de saúde. Apenas para citar o álcool, segundo o Ministério da Saúde, estima-se um número de dependentes entre 10% e 15% da população mundial.
As iniciativas que têm por finalidade tratar humanamente dos que caíram nessas armadilhas do vício ou cuidar da prevenção contra esses males merecem todo o apoio e incentivo. Combater o que faz mal às pessoas é também legítima caridade.

BONIFÁCIO, KENNEDY, SHAW E O MUNDO INVISÍVEL
John Fitzgerald Kennedy (1917-1963), em seu discurso diante do Parlamento, no dia 28 de junho de 1963, em Dublin, Irlanda, afirmou que “George Bernard Shaw, falando como um irlandês, sugeriu uma nova perspectiva à vida. ‘Algumas pessoas’, ele disse, ‘veem as coisas e perguntam: Por quê? Mas eu sonho com coisas que nunca existiram — e questiono: Por que não?’”.
E, como um descendente de imigrantes irlandeses, prossegue JFK: “É esta a qualidade do povo irlandês: a notável combinação de esperança, convicção e imaginação — que, mais do que nunca, é preciso ter. Os problemas do mundo não podem ser resolvidos por céticos ou cínicos, cujos horizontes se limitam às realidades evidentes. Precisamos de homens capazes de imaginar o que nunca existiu e de questionar ‘por que não?’”.
Ora, essas também são qualidades do nosso bom povo brasileiro, iluminado de esperança, por pior que seja a conjuntura. Numa hora de satisfação, exclamou o notável José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838), o Patriarca da Independência: “Os brasileiros são entusiastas do belo ideal, amigos da sua liberdade”.
Ditas todas essas coisas, fica claro aos que “têm olhos de ver e ouvidos de ouvir” que o aprendizado neste mundo ainda é incompleto. O entendimento hodierno da Vida Espiritual é semelhante ao da Lei da Gravitação Universal, de Newton (1643-1727), com as presentes contribuições de Einstein (1879-1955). Apenas como argumento, poderíamos dizer que não adiantaria simplesmente negá-la, porquanto nosso saber científico contemporâneo não alcançou por inteiro todas as leis que a regem.
Realmente, é necessário reiterar o ensinamento: a reforma do social começa no Espiritual. Ponto de vista que viemos discutindo e desenvolveremos no transcurso das explicações do Evangelho-Apocalipse de Jesus, em Espírito e Verdade pelo prisma do Seu Mandamento Novo, “amai-vos como Eu vos amei”.

  José de Paiva Netto, jornalista, radialista e escritor.
paivanetto@lbv.org.br – www.boavontade.com


segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

”Bafafá”


Todos os sábados a partir do dia 16 de fevereiro de 2013 o Jurerê Bar vai virar um grande”Bafafá”  ! Samba Rock, Swingueira e o melhor da música eletrônica com Soul SambaBanda SwingartDJ Erick Ferris. Projeto idealizado pelas Promoters Anna Carolina Gonçalves e Cris Monteiro, ambas da Cris Monteiro Produções.
”Bafafá” surgiu pela necessidade de agregar a noite Ludovicense, projetos, onde a música, a arte, atitude diferenciada e gente bonita se encontrem para confraternizar a vida.
O point será O Jurerê Bar, localizado à Lagoa da Jansen e sob a nova administração do empresário Sergio Linhares, que aproveitou o período momesco para potencializar a estrutura da casa.
E quem não gosta de um bom Bafafá?Quem faz o som da festa é o Grupo Soul Samba a Banda Swingart SL e o DJ Erick Ferris. Projeto se estenderá inicialmente por seis meses a partir de 16 de fevereiro de 2013.

Onde? Jurerê Bar
Quando? Todo sábado a partir do dia 16 de fevereiro
O que? Projeto Bafafá
Quem? Grupo Soul Samba, Banda Swingart e DJ Erick Ferris
Quanto? Individual R$ 20,00 Casal R$ 30,00

VÍTIMAS DAS CHUVAS RECEBEM APOIO DO ICE



O Instituto de Cidadania Empresarial do Maranhão / ICE-MA, está lançando uma campanha de arrecadação de donativos para garantir o atendimento das necessidades básicas das famílias desabrigadas por conta das fortes chuvas em São Luis. A sede do ICE na Rua dos Abacateiros, N.15. Quadra 05 no São Francisco estará funcionando como posto de coleta de doações de 18 a 22 de fevereiro, das 08h30 às 18h.

Podem ser doados cobertores e lençóis, cestas básicas, redes de dormir e colchonetes. Toda a arrecadação será encaminhada à Defesa Civil e à Secretaria Municipal da Criança e  Assistência Social, instituições responsáveis pelo acompanhamento das famílias desabrigadas.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Senac/MA realiza processo seletivo para contratação de servidores efetivos


O Senac/MA lançou na tarde de ontem, 07, o Edital do Processo Seletivo para contratação de servidores para o quadro efetivo e de reserva da Instituição. As vagas oferecidas são para o cargo de Agente Administrativo, que traz como requisitos: ensino médio completo; desejável experiência na área administrativa e cursos obrigatórios de Informática Básica (Windows, Word, Excel e Internet).
A carga horária de trabalho é de 40h semanais, com remuneração de R$ 1.075,00, plano de saúde, seguro de vida em grupo e auxílio funeral. Estão sendo oferecidas cinco vagas para o cargo (todas para São luís), sendo uma delas, destinada a pessoas com deficiência.
As inscrições custam apenas R$ 20,00 e devem ser feitas no período de 14 a 19 de fevereiro, das 8h às 11h e das 14h às 17h, apenas no Senac/MA (Rua do Passeio, 495 - Centro). As provas acontecem nos dias 22 e 23 de fevereiro. O edital completo pode ser conferido na páginahttp://www.ma.senac.br/pagina.php?id=57 ou nos murais da Instituição. Outras informações pelos telefones 3198-1515 e 3198-1537, ou pelo e-mail rh@ma.senac.br.

É Carnaval no programa Algo Mais

Neste sábado, 09, é Carnaval no programa Algo Mais a partir das 11h da manhã, em sua telinha da TV Difusora – Canal 4.
Paulinha Lobão entra no clima da folia e recebe a Banda do Jegue, o Bloco do Reggae GDAM, o Bicho Terra e o cantor Pepê Jr. e transforma o palco do programa em um grande baile de Carnaval.
Tem uma reportagem especial sobre a história do Carnaval. Maurício Melo, o queridíssimo “Mau Mau”  estará no Interatividade. E a plateia está repleta de convidados especiais.
Fique ligado! Todos os sábados, com Paulinha Lobão, a partir das 11h da manhã, tem Algo Mais, na TV Difusora – Canal 4.