Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Dobrado Ressonante - Circuito musical terá encerramento em São Luís


Dois grandes nomes da música popular estão em turnê levando ao público de outros estados a boa música maranhense. Josias Sobrinho e Chico Saldanha brindam o público com “um apanhado geral de suas produções e clássicos da lavra regional” com o Circuito Dobrado Ressonante.  
Em Brasília (DF) eles estiveram no último dia 6, realizando show no Teatro Silvio Barbato, com a participação especial do músico Nilson Lima. A estreia aconteceu em Imperatriz (MA), no Teatro Ferreira Gullar. Teresina (PI) recebeu o circuito musical no dia 11 de setembro. E agora, a dupla virá para São Luís, encerrando a programação no Teatro Arthur Azevedo nesta sexta-feira, dia 13.
“A concepção do espetáculo desde o início é reunir em torno de nossos repertórios outros autores maranhenses, além de ter a cada apresentação um convidado especial”, explica Josias.
O show é pontuado pelos clássicos dos dois poetas, a exemplo de Terra de Noel, Dente de Ouro e Engenho de Flores (Josias Sobrinho) e Babalú, Emaranhado e Itamirim (Chico Saldanha), além de composições de outros grandes autores do cancioneiro maranhense, como Cesar Teixeira, de quem interpretam Botequim - música que abre o show -, Sérgio Habibe (Ponteira), Zeca Baleiro (Boi de Haxixe) e Chagas (Se não existisse o sol).
Tem direção musical de Rui Mário e direção artística de Josias Sobrinho e Chico Saldanha, o Circuito é uma iniciativa da Associação Cultural de Música do Maranhão, através da Lei Estadual de Incentivo a Cultura, com incentivo da CEMAR. A produção é de Ópera Night.
Na turnê, os artistas se fazem acompanhar de banda formada por Rui Mário (acordeon), Marcão (violão e guitarra), Mauro Travincas (baixo), Robertinho Chinês (bandolim e cavaquinho), Fleming Bastos (bateria) e Jeca Jekovisky (percussão).
Cada edição contou com participações especiais de talentos do lugar. Subiram ao palco do Dobrado Ressonante, Zeca Tocantins e Nilson Lima. Em Teresina, o show foi realizado no Tempero da Iracema (Av. Dom Severino 3466 - Fátima) com participação especial deRoraima. Em São Luís, o show terá a presença da dupla Criolina, formada por Alê Muniz e Luciana Simões.
Parceria - Nas palavras de Josias Sobrinho, o show “é a retomada do projeto realizado em 2012, iniciado em Brasília, com duas apresentações, e continuado em São Luís, no Projeto Papoético e no BR-135, dentro da Mostra Cultura Ativa Sebrae, realizada no Ceprama, durante as comemorações dos 400 anos de São Luís”.
“Começamos essa parceria naquele show, de muito boa memória, no Circo da Cidade, lembra Josias Sobrinho referindo-se ao show São Três Léguas, Outros Bois e Muito Mais (1999).
Já o nome do projeto nasceu de uma conversa sobre as difíceis vias da produção alternativa de música no país, com o “homem produção” da dupla em Brasília, o “camarada e parceiro Agostinho MPB”.
“Na ocasião, cunhei a expressão ‘Dobrado Ressonante’ pensando na dupla de frente no show, no fato de continuarmos ainda tentando fazer ressoar nossas criações além fronteiras de nossa geografia e, no hino nacional, o brado retumbante”, conta Sobrinho. “Longe dos lugares onde se repousa em berço esplendido, e em sendo dois nosso numero, optei por DoBrado ResSonante, continua o poeta.
Josias e Chico – Compositor, violonista, cantor e produtor cultural, maranhense de Penalva, Josias Sobrinho começou a carreira na década de 70. O gosto pela música e o interesse pela composição foram motivados pelos discos que o pai, admirador de grandes figuras da MPB, ouvia: como Noel Rosa, Ataulfo Alves, Nelson Gonçalves, Moreira da Silva, Jamelão e muitos outros.
Em 78, teve quatro de suas primeiras composições (Catirina, Dente de ouro, De Cajari p’ra Capital e Engenho de Flores), incluídas no LP Bandeira de aço, do maranhense Papete, lançado pelo selo Marcos Pereira.
Tem, entre seus intérpretes, Diana Pequeno (Engenho de flores), Alcione (Bloco de rua), Xuxa (Vaqueiro, vai buscar meu boi), Leci Brandão (Rosa Maria), Rita Ribeiro (O biltre), Pena Branca e Xavantinho (Engenho de Flores), Ceumar (As perigosas e Rosa Maria), Rolando Boldrin (Quadrilha), Paula Santoro (As perigosas), Tião Carvalho (Dente de ouro), Flávia Bittencourt (Terra de Noel), Mako (Engenho de Flores), Papete, Rosa Reis, A 4 Vozes, Beto Pereira e Maria Preá.
Considerado um dos mais versáteis compositores da música popular do Maranhão, Chico Saldanha transita com facilidade entre a música urbana e a música regional maranhense.
Natural de Rosário, terra do boi de orquestra, é autor de várias músicas consagradas pelo público maranhense, entre elas a consagrada toada Itamirim, já considerada um clássico no gênero, e Linha Puída, que já mereceu sete gravações de cantores maranhenses e de paulistas.
SERVIÇO:
CIRCUITO DOBRADO RESSONANTE
SHOWS COM JOSIAS SOBRINHO E CHICO SALDANHA
DIA 13/09, SEXTA-FEIRA
TEATRO ARTHUR AZEVEDO (RUA DO SOL, CENTRO) – SÃO LUÍS (MA)
PARTICIPAÇÃO ESPECIAL DUPLA CRIOLINA
OS INGRESSOS PARA OS SHOWS SERÃO OBTIDOS NO LOCAL, NO DIA DA APRESENTAÇÃO, ATRAVÉS DE TROCA POR 1KG DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL.
PRODUÇÃO: ÓPERA NIGHT
MAIS INFORMAÇÕES: WWW.CIRCUITORESSONANTE.COM.BR

CONTATO: 98 8817 2855/ 8430 3717

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.