Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

AJE-MA realiza 2ª edição do Encontro Maranhense de Empreendedorismo na Educação

Com o intuito de incentivar o conjunto de esforços e conquistas das entidades da sociedade civil, empresas, instituições de ensino e poder público em torno da Educação Empreendedora, a Associação dos Jovens Empresários do Maranhão – AJE/MA realiza o 2º Encontro Maranhense de Empreendedorismo na Educação – EMEE. O evento acontece na próxima sexta-feira, 27, a partir das 14 horas, no Pestana São Luís Hotel.
O evento que deve receber a participação de 200 pessoas entre Jovens empresários de todos os segmentos; escolas e jovens lideranças públicas e da sociedade civil, tem como objetivo contribuir para tornar realidade e fortalecer, em todo o estado do Maranhão, o ensino do Empreendedorismo e seus valores, desde o Ensino Fundamental até o Ensino Superior, das redes pública e privada.
De acordo com Felipe Mussalém – presidente da AJE-MA, o empreendedorismo já não é mais uma competência exigida apenas no mundo dos negócios. “Cada vez mais percebemos que os valores empreendedores ⎯ como iniciativa, comprometimento, planejamento de metas, relacionamento, aprendizagem contínua, persistência, criatividade e inovação ⎯ são diferenciais importantes também na pesquisa científica, no ensino, na política, no voluntariado, na comunicação, no esporte, no serviço público, no chão de fábrica, enfim, em todos os segmentos”, relata Felipe.
           Metodologia OPEE
             Durante o encontro vai acontecer à palestra “Metodologia OPEE - Construindo Projetos de Vida”, que será ministrada pela diretora da OPEE, Silvana Pepe, que demonstrará como a Metodologia está focada em fazer com que o aluno encontre significado no conhecimento que está adquirindo e também na formação de um aluno empreendedor com base em uma educação participativa e ética.
  A OPEE - Orientação Profissional, Empregabilidade e Empreendedorismo foi criada com o intuito de propiciar o desenvolvimento do autoconhecimento e dos projetos de vida da criança e do adolescente. Há mais de dez anos, está presente nos currículos escolares e em projetos de aperfeiçoamento empresarial. Esta metodologia de ensino tem como meta construir as bases cognitivas, atitudinais, comportamentais e emocionais do aluno, aspectos necessários para o pleno desenvolvimento humano, bem como para a construção da empregabilidade e da atitude empreendedora. Atualmente são 120 mil da Educação Básica em todo o Brasil que utilizam o material.
 Carta de Intenções
 A AJE-MA irá assinar juntamente com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED uma carta de intenções para a realização de um projeto-piloto do Empreendedorismo na Escola na Rede Municipal de Ensino.
A intenção é que mil alunos das escolas da prefeitura de São Luís sejam beneficiados com o projeto e a partir de então, possam ter uma educação voltada ao empreendedorismo.
Programação
27/SETEMBRO/2013 (sexta feira)
14:00 às 14:30 Credenciamento
 14:30 Abertura e boas-vindas - Felipe Mussalém, Presidente AJE/MA
 14:40 às 15:30 "EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: Fator determinante para a inovação e o êxito Empreendedor” - Prof. Dr. Fernando Sabóia - Fortaleza - CE
PhD em Empreendedorismo pela Universidad de Valladolid - Espanha
Coordenador do Grupo de Estudos do Empreendedorismo e Inovação da UFC
15:30 às 16:20 “METODOLOGIA OPEE, Construindo Projetos de Vida” -
Silvana Pepe - São Paulo - SP
Especialista em Educação pela Universidade do Texas, autora de livros
didáticos e artigos, palestrante em todo o país, diretora da OPEE- Orientação
Profissional/Empregabilidade/Empreendedorismo
 16:20 às 17:00 MUDANDO VIDAS ATRAVÉS DO EMPREENDEDORISMO - Case Grupo
Educacional Santa Fé - Bruna Mussalém - São Luis - MA
Doutoranda em Psicologia - Universidad de Ciencias Sociales de Buenos Aires
Diretora Pedagógica do Colégio Santa Fé

17:00 às 17:30 Painel PERGUNTAS E RESPOSTAS
Representantes AJE/MA, OPEE, Grupo Santa Fé e Palestrantes
Mediador: AJE-MA
 17:30 às 18:00 Sr. Allan Kardek
Secretário de Educação do Municipio de São Luis
Programa Todos pela Educação
 18:00 Encerramento

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.