Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

terça-feira, 9 de abril de 2013

Homenagens a José Carlos Martis – “Pixixita



Músicos maranhenses dividem o palco mais uma vez para homenagear José Carlos Martis – “Pixixita”. A 10ª Edição do Tributo ao músico acontece no próximo sábado, dia 13, às 20h, no Trapiche Bar (Ponta d’Areia). Além dos shows, haverá exibição de vídeo e exposição de fotos de Pixixita e das edições anteriores do evento. Os ingressos estão sendo vendidos por R$ 20, no local ou pelo site ingressosma.com.br
Participações especiais dos músicos César Nascimento, Flávia Bittencourt, Chico Nô, Chico Maranhão, Rosa Reis, Josias Sobrinho, César Teixeira, Sérgio Habibe, Chico Saldanha, Gerude, ângela Gullar, Tutuca, do poeta Celso Borges e das bandas Criolina, Instrumental Pixinguinha Afrôs, entre outros. 
Pixixita foi professor da Escola de Música, tocava flauta, violão, violoncelo e piano. PIXIXITA nasceu em 1952, em São Luis. Era engenheiro civil e exerceu a profissão por dez anos. Mais tarde, trocou a engenharia pela música, tornando-se professor da Escola de Música Lilah Lisboa desde 1988, onde ensinou as disciplinas de teoria musical, ritmo e solfejo.
Era um exímio violonista e pianista, além de dominar com muita habilidade flauta e violoncelo. Na década de 1970 mudou-se para o Rio de Janeiro, onde entrou em contato com a bossa nova e o jazz, que acabaram influenciando em sua obra, assim como a MPB e o Choro.
Pixixita fez parte de uma geração que teve marcante influência sobre os destinos da música maranhense atualmente, tendo sido apontado como o músico que introduziu a bossa nova e o jazz no Maranhão, influenciando muitos artistas contemporâneos com a vasta informação musical que carregava na bagagem.
José Carlos Martins Faleceu no dia 12 de abril de 2002, num acidente automobilístico e todos os anos é homenageado por vários artistas maranhenses no show "Tributo a Pixixita", que hoje tornou “Tribo do Pixixita”, devido ao grande número de participações. O evento foi idealizado pelo amigo do músico, o cantor e compositor Chico Nô, que sempre contou com o apoio do filho de Pixixita, Nelsinho Brito Martins.
SERVIÇO
O que: “Tribo do Pixixita – show em homenagem ao músico
Quando: 13 de abril (sábado), as 20h
Onde: Trapiche Bar (Ponta d’Areia)
Ingressos: R$ 20 (No local ou pelo site ingressosma.com.br)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.