Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Últimos dias da exposição “Símbolos: Memória de uma República”, da FMRB


O público tem até dia 15 deste mês para visitar a exposição “Símbolos: Memória de uma República”, da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB). Sucesso de público, a mostra celebra a Proclamação da República do Brasil e enaltece os quatro símbolos maiores do país: a Bandeira Nacional, o Hino Oficial do Brasil, o Brasão d’armas e o Selo Nacional. Desde a abertura, mais de 2.000 pessoas conheceram a exposição, especialmente estudantes da rede pública da capital.
“Símbolos: Memória de uma República” também tem como proposta despertar o sentimento de cidadania do público visitante aliado à missão da FMRB, que é promover, preservar e difundir o patrimônio histórico e cultural, material e imaterial, do povo brasileiro, especialmente entre o público infanto-juvenil.
“A exposição tem como objetivo principal despertar o interesse da comunidade em conhecer a história desses ícones, difundi-los e fazer com que sejam valorizados na sociedade. É contar toda a história do nosso país. A população precisa conhecer a sua história, a história de seu povo. O que a Fundação oferece é algo de imensa importância, já que é por meio do estudo do passado que há criação e consolidação da identidade de um povo”, ressaltou a presidente da FMRB, Anna Graziella Costa.
Ambientes - De acordo com os organizadores, a exposição Símbolos: Memória de uma República é dividida em três espaços. No primeiro momento, 13 bandeiras ocuparão o espaço dos corredores da parte térrea do Convento das Mercês. Monitores apresentam as primeiras bandeiras do país, desde seu período colonial, passando pela regência e pelo império, com destaque para a histórica bandeira da Cruz da Ordem Militar de Cristo. “O registro dessa bandeira é de 1500 e chegou às terras brasileiras nas naus dos colonizadores portugueses”, explicou Chaves.
Bandeiras de municípios maranhenses e de outras unidades da federação também fazem parte da exposição. Em seguida são apresentados os outros símbolos nacionais e algumas peças do acervo da FRMB que remontam a eles, como Coletânea de Decretos e Leis da época da Proclamação da República, documentos oficiais em que são usados o Brasão d’Armas e do Selo Nacional e fac-símile do Hino Nacional.
Haverá também exposição de elementos que remontam à Proclamação da República, como moedas, distintivos, documentos, coleção de selos de cartas comemorativos e uma galeria dos ex-presidentes do país.

Serviço
Exposição “Símbolos: Memória de uma República”
Fundação da Memória Republicana Brasileira
Rua da Palma, 502, Desterro (Convento das Mercês)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, e aos sábados das 8h às 12h
Agendamento pelo telefone 3231-0641

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.