Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Campanha Pense Rosa chega ao Maranhão com evento de incentivo a mamografia

Projeto de conscientização sobre câncer de mama realiza evento para conscientizar as mulheres sobre a importância da realização da mamografia
Celeste Chad empresária e fundadora da ONG Orientavida e a empresária Patricia Figueiredo, levam para o Maranhão a Campanha Pense Rosa de combate ao câncer de mama, idealizada e realizada pela ONG Orientavida desde 2009.
A iniciativa tem como coordenadora para o Estado do Maranhão, a juíza federal Andréia Sarney Moruzzi e tem o patrocínio do Banco do Brasil e Governo Federal e conta com a produção e apoio local de Rafaela Albuquerque e Raphael Saldanha. O evento de lançamento da campanha será realizado no dia 26/11, segunda-feira, no Pestana São Luís Resort Hotel, às 19h.
A Campanha Pense Rosa faz parte do movimento mundial Outubro Rosa, que busca conscientizar a população de todo o mundo sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama e do acesso ao tratamento e à reabilitação. A iniciativa surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, o Arco do Triunfo, na França, e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro.
No Brasil, a Campanha Pense Rosa tem o objetivo de conscientizar todas as mulheres com idade a partir dos 40 anos sobre a necessidade de realizar a mamografia anual. O exame é a principal estratégia para diagnóstico precoce do câncer de mama, fator decisivo para o sucesso do tratamento.
A Campanha Pense Rosa convidou a juíza federal Andréia Sarney Moruzzi para ser coordenadora da campanha no Maranhão, sendo responsável por ativar ações de conscientização sobre a importância da mamografia.
Como participar?
A Campanha Pense Rosa possui uma série de atividades realizadas pelo país, como palestras, caminhadas, mutirão de mamografia sempre com o objetivo de enfatizar e promover a importância do exame de mamografia para o diagnóstico precoce.
O câncer de mama no Brasil
O câncer de mama é o segundo tipo da doença mais frequente no mundo. No Brasil, é o tumor que mais leva as mulheres à morte, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). O melhor exame para detectar o nódulo em fase inicial é a mamografia. Se o diagnóstico é feito no início da doença, a chance de cura é de 95%.
Patrícia Figueiredo empresária e coordenadora da Campanha Pense Rosa explica que “atualmente, as principais barreiras para o combate à doença são desinformação, medo, preconceito, acesso difícil ao diagnóstico. São essas dificuldades que a Campanha Pense Rosa pretende derrubar, por isso precisamos do apoio de todas as mulheres, da iniciativa privada e do poder publico”.
Celeste Chad, fundadora da Orientavida e idealizadora da Campanha Pense Rosa, reforça a importância do diagnóstico precoce. “A legislação brasileira hoje permite que mulheres a partir dos 40 anos façam mamografia gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde. É importante que essa informação chegue a todas as pessoas, pois as chances de cura dependem do quão cedo o tumor é descoberto”.
SOBRE A ORIENTVIDA
A Orientavida foi fundada em 08 de novembro de 1999 por Sr. João Benedito Angelieri e Sra. Maria Celeste de Castro Chad, na ocasião prefeito e primeira dama do município de Potim, com o intuito de ajudar as pessoas menos favorecidas e a combater a pobreza e a falta de oportunidade de forma eficiente.
O trabalho começou pequeno, ensinando bordados em bolsas, sendo a primeira monitora a Sra. Maria Edina de Castro Chad, mãe da fundadora.
Os resultados iniciais foram surpreendentes e bem aceitos no mercado. A partir das primeiras peças confeccionadas, a Orientavida realizou uma trajetória de sucesso, aperfeiçoando e ampliando seus projetos.
O ano de 2003 foi um marco de grandes conquistas, pois a O.N.G. foi autorizada pelo Museu “Maison Du Boutis”,com sede na França, na pessoa de sua presidente, Madame Francine Nicole, a produzir boutis e piquê de Provence, bordados em técnicas francesas.
A capacitação foi ministrada pessoalmente pela professora que treinou 35 bordadeiras, com excelente resultado. Foram essas bordadeiras que anos depois utilizaram esta técnica para bordar enxoval do Papa Bento XVI em sua visita ao Brasil em 2007.
Neste mesmo ano a Orientavida, iniciou sua participação em feiras, lançando seus produtos com marca própria. Expandiu mercado, atendendo aos lojistas e divulgando a marca.
Hoje, a Orientavida desenvolve sua própria coleção comercializada tanto no atacado quanto no varejo e desenvolve também produtos exclusivos para alguns clientes especiais.
Em 2006, participou de duas feiras na Espanha, Semana Internacional de moda de Madri.
Atualmente, a Orientavida participa de duas edições anuais de feira, são mais de mil clientes em todo o Brasil e quinze no exterior.
Em 2009, a Orientavida firma parceria com a designer Ana Strumpf e juntas preparam para 2010 o lançamento da primeira coleção licenciada pela Walt Disney, com o tema Alice no País das Maravilhas que inclusive foi premiada pela Walt Disney Fashion & Home com o prêmio mundial de “Melhor Produto Adulto na linha de decoração” de 2010.
Ainda em 2009, a Orientavida idealizou a Campanha Pense Rosa que levou para mais de 20 cidades do interior de São Paulo.
Em 2010, a Campanha Pense Rosa ganha mais força e a O.N.G. passa a coordenar ações no Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê, totalizando 41 municípios.
A Campanha Pense Rosa passou por uma grande expansão em 2011, ampliando seu alcance para a Capital do Estado e para cidades como Americana, Barretos, Santo André e São Caetano.
Por meio da comercialização de seus produtos, a Orientavida mantém em atividade continuada centenas de artesãs, com capacitação constante, palestras sócio-educativas, apoio psicossocial, ginástica laboral e auxílio alimentação. São mulheres de classes menos favorecidas, provedoras financeiras de suas famílias, que residem na região do Vale do Paraíba.
Agenda do evento:
Caso necessite de alguma informação adicional ou para agendamento de entrevistas, entre em contato com Patricia Figueiredo, coordenadora da Campanha Pense Rosa
Patricia Figueiredo
11 3542 2691
11 9 99007447

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.