Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Bicicleta do Samba promove ensaio dia 10 no Lítero


PRE-CARNAVAL

O primeiro ensaio terá a participação do BondeSamba, Grupo Espinha de Bacalhau e os convidados Patativa (Turma do Quinto) e Urubuzinho (Marambaia do Samba)

A brincadeira da Bicicleta do Samba cresceu, e está indo além dos limites impostos pelo período carnavalesco, em São Luís. De uma simples manifestação de rua da época de Momo, a Bicicleta se transformou num projeto cultural que se projeta cada vez mais no cenário da cultura popular local. O público cativo da brincadeira acabou gerando essa demanda, já que a manifestação, vem sendo cobrado cada vez mais para que a brincadeira mantenha uma agenda anual de atividades, contando sempre, é claro, com a indispensável parceria com o Grupo BondeSamba.
Diante dessa saudável pressão popular, sobretudo advinda dos amigos, a rapaziada da BiBi como é conhecida também, resolveu criar festas alternativas para manter animada a turma que acompanha a brincadeira há anos, bem como os novos adeptos da Bicicleta do Samba. Por conta disso, em maio deste ano foi realizada com sucesso a I Feijoada da Bicicleta do Samba e, pela passagem dos 400 anos de São Luís, foi lançado também com boa presença de público o Projeto Manhãs de Setembro.
Nesse projeto, que foi um sucesso, no dia 7 de setembro, na sede do Grêmio Lítero, o samba de raiz pintou no pedaço a partir das 14 horas e se estendeu por toda a tarde. Na boca da noite, os participantes saíram em cortejo pelas ruas do Centro Histórico, adentrando o Largo do Carmo, descendo pelo Beco do Quebra Costas, seguindo ladeira abaixo, entrando pela rua do Giz, circulando pela área da Praia Grande, subindo a rua da Estrela no sentido da praça Pedro II e retornando finalmente para a sede do Lítero, na praça João Lisboa, trajeto que será percorrido novamente a partir deste mês, com a retomada dos ensaios da Bicicleta do Samba.
Nos eventos já realizados neste ano, mais uma importante parceria foi firmada, desta vez com o Grêmio Lítero Recreativo Português, cuja sede histórica, na praça João Lisboa, tem servido de palco para as festas do Projeto Bicicleta do Samba. O Centro Histórico é o grande cartão postal de São Luís do Maranhão. Turistas do mundo inteiro se dirigem à capital maranhense atraídos unicamente por um motivo, o fato de São Luís ser considerada Patrimônio Cultural da Humanidade, de tal forma que a Bicicleta do Samba, ao privilegiar esse espaço da cidade, contribui para sua revitalização.
A sede social do Grêmio Lítero, na Praça João Lisboa, próximo ao prédio do Correios e Telégrafos, recentemente reformada e ampliada, abriga várias ações culturais, tais como eventos com samba, pagode e seresta. O local tem sido o ponto de encontro dos simpatizantes da Bicicleta do Samba nos eventos realizados, que antecedem o pré-carnaval da brincadeira.
Portanto a partir deste mês, a Bicicleta do Samba dará início a vários ensaios preparatórios para a temporada carnavalesca de 2013 (dias 10 de novembro, 1º e 15 de dezembro). As festas acontecerão na sede do Grêmio Lítero, situada na praça João Lisboa, em ambiente climatizado. No primeiro ensaio, dia 10, a Bicicleta contará com a participação do Grupo BondeSamba, Grupo Espinha de Bacalhau, e ainda os convidados especiais Patativa, da Turma do Quinto e do Grupo Fuzileiros da Fuzarca, e de Urubuzinho (fundador da Escola de Samba Marambaia). A animação terá início a partir das 14 horas e, às 20 horas, acontecerá o tradicional cortejo pelas ruas do Centro Histórico.
Serviço
I Ensaio da Bicicleta do Samba.
Quando? Dia 10 de novembro, a partir das 14 horas
Onde? Sede do Grêmio Lítero Recreativo Português
Participação do Grupo BondeSamba e do Grupo Espinha de Bacalhau
Convidados especiais: Patativa, da Turma do Quinto e do Grupo Fuzileiros da Fuzarca, e de Urubuzinho (fundador da Escola de Samba Marambaia).
Cortejo tradicional pelas ruas do Centro Histórico de São Luís, às 20 horas.
Investimento: 15 reais.
Origem da brincadeira
Há cerca de três anos, a Bicicleta do Samba agita o cenário da cultura carnavalesca de São Luís. A ideia surgiu a partir das animadas feijoadas anuais de confraternização dos integrantes do suplemento JP Turismo. Gutemberg Bogéa, editor do suplemento, um dia assistiu a um cortejo de integrantes de religiões afros pelo Centro da cidade, com os cantos sendo puxados pelo cantor Roberto Ricci, acompanhado por uma caixa de som adaptada a uma bicicleta, e daí idealizou a brincadeira.
Durante a temporada pré-carnavalesca e durante o carnaval, sempre aos sábados, a Bicicleta do Samba, tendo à frente o animado folião Gutemberg Bogéa, reúne sempre um seleto grupo de amigos e aficcionados pelo verdadeiro carnaval de rua de São Luís. A concentração sempre acontece por volta das 17 horas, em algum local do Centro Histórico de São Luís, geralmente num bar, com o samba rolando até às 20 horas. Após esse horário, a Bicicleta do Samba sai em cortejo pelas ruas tombadas do Centro Histórico, visitando com seus acompanhantes a Turma do Vandico (Projeto Samba sem Telhado), na rua do Giz, o Bloco da Imprensa, cuja concentração acontece no Bar do Porto, situado na praça dos Catraieiros, na Praia Grande, além de bares e restaurantes do Centro Histórico como; Odeon Sabor e Arte, Bar da Gorete, Galeto do Raí, Restaurante Dom Francisco, Cabaré da Faustina, Cia & Paulista e outros ambientes do bairro da Praia Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.