Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Tambor de Crioula embala o Munim


No dia 29 de setembro, sábado, Mestre Zé Carlos, do grupo de Tradições Folclóricas Canários do Munim realiza um tambor de crioula, no povoado de Centro Grande, município de Axixá/Ma, 74km distante da capital. A iniciativa tem o propósito de festejar em devoção a São Benedito, reunindo os amigos e amigas, em um terreiro preparado especialmente para a ocasião. “A proposta visa ainda proporcionar um intercâmbio entre os artistas locais e de São Luís, a fim de um diálogo e troca de experiências” disse Jonero Santos, folclorista e colaborador do festejo.
 
Através da Translitorânea (MA 402), que liga a capital até Barreirinhas, temos acesso a Centro Grande, com placa indicativa de entrada logo após a Fazenda Santa Bárbara. No povoado, o local a ser realizado o evento é no terreiro de Mestre Zé Carlos, com programação que terá início às 6h da manhã, com alvorada, seguindo com salva de foguetes, preparação do altar e dos comes e bebes. O tambor começa às 21h e vai até o amanhecer.
 
Canários - Mestre Zé Carlos é líder em Centro Grande, na cantoria e nos ritmos: péla-porco, minagô, coco, jornada de São Gonçalo, tambor de crioula, bumba-meu-boi entre outros. O grupo de Tradições Folclóricas Canários do Munim, do qual ele é o presidente de honra, tem origem no povoado de Centro Grande, município de Axixá. Com dezesseis anos em atividade, já participou de projetos como o ‘Sexta no Labô’, ‘Flor da Mangueira de Rosa Reis’, ‘Matraca na Fonte’, ‘Semana da Cultura Popular’, ‘São João da Maranhensidade 2008’, e representou a Cultura Popular do Estado, em 2007, durante a Feira de Música, realizada em Fortaleza – CE. O grupo tem como base a defesa ambiental da bacia hidrográfica do Rio Munim, assim como, o registro e divulgação das Tradições Populares existentes naquela região.
 
SERVIÇO:
TAMBOR DE CRIOULA DE MESTRE ZÉ CARLOS
SÁBADO, 29 DE SETEMBRO, A PARTIR DAS 21H
POVOADO DE CENTRO GRANDE – AXIXÁ (MA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.