Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

sexta-feira, 6 de julho de 2012

IX Parada do Orgulho LGBT de São Luís.


Direitos da população LGBT serão discutidos hoje
Evento integra a programação da IX Parada do Orgulho LGBT em São Luís.
Acontece domingo, na Avenida Litorânea, a IX Parada do Orgulho LGBT de São Luís. Este ano, o tema é São Luís + 400 Anos com Dignidade e Justiça, e as atividades que antecedem o evento terão início hoje, às 9h, com a realização do IX Seminário LBGT, no auditório do Sesc, na Praça Deodoro, no Centro, e às 23h, com a Balada Oficial Pré-Parada, no Espaço Prensa, localizado na Praia Grande. A programação tem como objetivo dar visibilidade à população LGBT e, ao mesmo tempo, ser um momento reinvidicatório, discutindo o combate à homofobia para sensibilizar o poder público a implementar políticas públicas que promovam a cidadania LGBT.
Todos os anos, antes da parada, é promovido um seminário em que são discutidos temas relacionados aos direitos humanos da população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais, bem como da participação efetiva dos homossexuais na construção cultural da cidade de São Luís. Este ano, com a temática São Luís + 400 Anos com Dignidade e Justiça, o seminário terá, durante todo o dia de hoje, mesas-redondas com especialistas e representantes da sociedade, do poder público e do movimento LGBT da capital.
“No ano em que São Luís completa 400 anos, queremos fazer uma reflexão e mostrar para todos que não podemos viver em uma sociedade homofóbica e altamente discriminatória. Somos cidadãos e queremos respeito”, destacou Ailton Ferreira da Silva, de 43 anos, coordenador do Grupo Gayvota, que organiza a Parada LGBT.
Este ano, o Grupo Gayvota traz como convidado do seminário o professor Luis Mott, militante e ativista do movimento LGBT e antropólogo da Universidade Federal da Bahia, que presidirá a mesa redonda com o tema Ethnohistória da Homossexualidade no Maranhão. Participarão ainda de outras mesas-redondas o jornalista e ativista Carlos Magno, da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), o coordenador do Grupo Cellos, de Minas Gerais, além da travesti Fernanda Bevenutt, da articulação nacional de travestis e transexuais de João Pessoa (PB).
No domingo, será a vez de toda a comunidade GLBT da capital comparecer à Avenida Litorânea para a IX Parada do Orgulho LGBT de São Luís. A marcha terá início às 16h e se estenderá por toda a orla da Praia de São Marcos. O evento deve atrair cerca de 400 mil pessoas.
Programação do 9º Seminário do Orgulho LGBT
8h – Credenciamento
8h30 - Mesa de abertura com representantes do governo, do SESC, da Secretaria de Direitos Humanos e Assistência Social, da Defensoria Pública do Estado, da Secretaria do Estado de Saúde, da Superintendência de Polícia Civil da capital, da Benfam e do Fórum de ONGs LGBT do Maranhão.
9h30 - Mesa 1: "Histórico do Movimento LGBT Brasileiro: conquistas e perspectivas" - Análise de conjuntura. Palestrante: Carlos Magno Silva
10h – Debate
10h15 – Intervalo
10h30 - Mesa 2: "Ethnohistória da homossexualidade do Maranhão". Palestrante: Professor doutor Luis Mott – UFBA
11h30 – Debate
14h - Mesa 3 - "O processo transexualizador do SUS e a despatolização das identidades Trans". Palestrantes: Fernanda Benvenuitt (Antra), Rafael Silva (OAB-MA), Katiuscia Pinheiro (UFMA).
15h – Debate
15h30 - Mesa 4: "A contribuição e participação da homossexualidade na construção cultural da cidade de São Luís em tempo de 400 anos". Palestrantes: Professor doutor Eugênio Araújo (UFMA), Guilherme Mendes Ferreira e o representante da Secretaria de Cultura do Estado.
16h30 – Debate
17h - Considerações Finais / Encerramento / Coffee Break

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.