Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

terça-feira, 22 de maio de 2012

Movimento Internacional Marcha das Vadias (Slut Walk) chega a São Luís




No próximo dia 26 acontece a 1ª MARCHA DAS VADIAS onde as mulheres de São Luís se juntam para marchar contra qualquer tentativa de opressão e para lutar pelo fim da violência de gênero. O direito a uma vida livre de qualquer tipo violência é um direito básico de todos . A concentração acontecerá a partir de 13h, no início da Av. Litorânea (prx ao bar Raízes). De lá, partiremos em marcha até a Praça dos Pescadores e, em seguida, teremos uma programação cultural.

A Marcha das Vadias, ou Slut Walk, é um movimento internacional de mulheres criado em abril de 2011 na cidade de Toronto, no Canadá, em resposta ao comentário de um policial que orientou as universitárias de uma faculdade a pararem de se vestir como vadias diante do aumento dos casos de estupro naquele campus. A partir desta Marcha, diversas manifestações nos mesmos moldes, ocorreram em mais de 30 cidades, em diversos países – como Suécia, Nova Zelândia, Inglaterra, Estados Unidos, Nicarágua, e Brasil.

Todas essas mulheres marcham por seu direito de ir e vir, seu direito de se relacionar com quem desejar e da forma que desejar, e por seu direito de se vestir da maneira que lhes convier — sem a ameaça do estupro e, mais grave ainda, sem a ameaça da conivência social com o estuprador e da responsabilização da vítima. O mote principal da Marcha das Vadias é a situação compartilhada por mulheres de cerceamento da liberdade e objetificação sexual. A organização da Marcha é aberta à participação de entidades da sociedade civil organizada, órgãos relacionados, militantes e homens e mulheres interessados na causa.

Em São Luís, acontece em 2012 a 1ª Marcha das Vadias, que reivindicará mais respeito à mulher com debates específicos sobre a situação da cidade. Organizada por mulheres independentes, a Marcha simultaneamente às marchas de Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Recife e Salvador.

Em São Luís, na semana que antecede a marcha serão realizadas várias atividades mobilizadoras. Acompanhe a agenda:

19/05 - Sábado, 15h: reunião aberta aos interessados para discutir detalhes da organização (quem tiver interesse em participar, basta entrar em contato pelos números abaixo)

20/05 - Domingo, 10h, Av. Litorânea: Pedágio para arrecadação de dinheiro para arcar com os custos da campanha

21/05 - Segunda-feira, dia todo: Divulgação em escolas e faculdades

22/05 - Terça-feira, 19h, Odeon (Reviver): Seminário da Primeira Marcha das Vadias de São Luís, com entidades da sociedade civil organizada, órgãos públicos e pessoas interessadas em discutir a causa

23/05 - Quarta-feira, 10h, Pça Deodoro: Intervenção artística e conscientização; 18h, Reviver: intervenção artística de conscientização no Tambor do Mestre Amaral

24/05 - Quinta-feira, horário e local a definir: Mesa-redonda de conscientização da população e comunidade acadêmica sobre as questões de gênero

25/05 - Sexta-feira, 19h, Bares e Boates: Rota de arrecadação, divulgação e conscientização em bares e boates da cidade (circuito Reviver, Lagoa, Litorânea, Choperia Marcelo, Choperia Kabão, etc.)

26/05 - Sábado, 13h, Av. Litorânea: 1ª Marcha das Vadias de São Luís, concentração às 13h no início da Av. Litorânea (prx ao bar Raízes), marcha até a Pça dos Pescadores, seguida de programação cultural.

Blog: http://marchadasvadiasslz.blogspot.com.br/
Facebook:
http://www.facebook.com/events/241469242619795/
Twitter: @slutwalk_SLZ
E-mail: marchadasvadiasslz@yahoo.com.br

Contatos:
Amy Loren - 8812-3922
Kássia - 8179-2072
Keyci - 8880-2062

Saiba mais:
Carta Manifesto da Marcha das Vadias/DF:
Acesse aqui a carta manifesto completa:
http://marchadasvadiasdf.wordpress.com/manifesto-porque-marchamos/

Blog Marcha DF: http://marchadasvadiasdf.wordpress.com/
Blog Nacional: www.marchadasvadiasbr.wordpress.com
Blog Marcha Belem: http://mdvbelem.blogspot.com.br/
Marcha das Vadias São Carlos/ SP: http://www.facebook.com/MarchaDasVadiasSaoCarlos
Siga no twitter: @marchadasvadias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.