Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

terça-feira, 8 de maio de 2012

Antonio Vieira homenageado.


                    4º Sermão Antoniológico acontece nesta quarta-feira, 9, no Odylo

A Associação dos Amigos do Mestre Antônio Vieira, em parceria com o Centro de Capoeiragem Matroá e a Universidade Federal do Maranhão (UFMA), por meio do Departamento de Assuntos Culturais (DAC/Proex), promoverão a 4ª edição do Sermão Antoniológico do Velho Moleque, em homenagem ao cantor e compositor Antonio Vieira. A programação multicultural acontecerá nesta quarta-feira, 09, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa, filho, em São Luís (MA).
A data marca o aniversário do Mestre Antonio Vieira, que faleceu no dia 07 de abril de 2009. A diretora da Associação Matroá, Nivia Saraiva dos Santos, informa que a 4ª Edição do Sermão Antoniológico “apresentará em vários formatos e linguagens artísticas uma releitura da rica e diversificada discografia de Vieira, interpretada e inspiradora aos novos trabalhos de artistas plásticos, músicos e poetas maranhenses”.
Integrante da equipe de organização do evento, Lucilene Silva informa que a homenagem terá a participação de Celson Mendes, Célia Maria, Léo Capiba, Claudio Pinheiro, César Peixinho, Airton Marinho, Binho Dushinka e do Professor de Artes da UFMA, Paulo César Carvalho, que coordenará a nova geração Haggi Wilklef, Silvio Renan, Thiago Máci, Edi Bruzaca e Bart Rodrigues.
Seu Vieira - “A homenagem foi idealizada por amigos de ‘Seu’ Vieira que comungam da mesma percepção, que é contribuir com o caráter preservacionista de nossa memória cultural, perpetuar essa grande herança, esse legado histórico harmonizado em vários gêneros musicais e divulgar trabalhos de artistas através de sua obra”, disse Lucilene Silva. Ela complementa ainda que “o evento valorizará espaços artísticos, cenários dos nossos representantes culturais permitindo acessibilidade artística”, disse Silva.
A ideia existe desde 2009 e é realizada, produzida, executada e mantida por amigos pessoais, que se reuniam na Banca de Revista de Dácio Melo, na Praia Grande, e parceiros de trabalho do artista que o inclusive elaboraram o projeto que instituiu no ano de 2010 o dia de Tributo à vida e obra do Mestre Antônio Vieira sob a Lei Municipal de nº 5.328 O Sermão Antoniológico do Velho Moleque é uma celebração anual ao rico cancioneiro do eterno Mestre Antônio Vieira.
Durante várias décadas, Mestre Antonio Vieira transmitiu mensagens musicadas que re (constroem) fatos políticos, econômicos, sociais, culturais, religiosos... Leituras de vida do povo maranhense de uma forma suave, poética e ao mesmo tempo reflexiva. “A proposta é resultado de pesquisa acadêmica sobre sua musicografia, a abordagem o ratificou incontestavelmente, valiosíssima fonte histórica musical maranhense”, destaca a produtora cultural Nívia Saraiva.
O diretor do Departamento de Assuntos Culturais, Prof. Dr. Alberto Pedrosa Dantas Filho, destaca que “a proposta dessa grande comemoração também é impedir que grandes nomes de nossa cultura não tenham seus trabalhos esquecidos”. Ele completa que “a meta é invadir os palcos do Centro Histórico, fonte de inesgotável inspiração, fazendo ecoar o canto magistral do Mestre Antonio Vieira”, disse Dantas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.