Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

NOTÍCIA-CULTURA.

Galeria Zaque Pedro recebe a exposição “Arte Francesa” a partir desta quinta-feira

A Galeria Zaque Pedro, órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura (Func), recebe, a partir desta quinta-feira (19), às 10 horas, a exposição “Arte Francesa”, do artista plástico Rui Guterres. A mostra reúne cerca de 50 trabalhos feitos com a técnica de arte francesa, com temáticas diversas que vão desde florais a imagens africanas.

Pouco utilizada no Maranhão, a técnica da arte francesa, ou decoupage, consiste em transformar uma imagem plana em alto-relevo, com perspectiva e profundidade. Cada figura é recortada com muita habilidade, trabalhada em série, dando a impressão de várias dimensões. “É a sobreposição de gravuras, feitas com cinco lâminas de papel, que dão esse efeito tridimensional”, explica o artista plástico.

Maranhense, Rui Guterres trabalha com artes plásticas há mais de 20 anos e já ocupou diversas galerias da cidade, em individuais e coletivas, com trabalhos em pintura no vidro, cerâmica, vitrais e decoupage no vidro. Somente há três anos vem se dedicando à arte francesa, para o que teve que fazer cursos em São Paulo, de onde também importa a matéria-prima para a produção das peças.

Professor universitário aposentado, Rui aproveita o tempo livre para aprimorar-se nas artes plásticas que, além de exigir muita habilidade e vontade, também exercita a paciência. “Para mim, é como uma terapia ocupacional, mas com uma dedicação especial porque é bastante prazerosa”, afirma o artista.

A mostra permanece em cartaz até o dia 05 de março, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h. A Galeria Zaque Pedro é um órgão vinculado à Fundação Municipal de Cultura (Func) e fica na Rua do Ribeirão, 395, Centro –próximo ao Edifício Colonial.

Arte francesa - A arte francesa é uma interessante expressão de profundidade, contorno e percepção. Na maioria das vezes são usadas seis cópias da mesma impressão (figura) e, dependendo da riqueza de detalhes e do tamanho da figura, até dez cópias. A arte francesa surgiu na antiga China, onde era usada na decoração de móveis, figuras cobertas de verniz laca (decoupage), conhecidos como laqueados. Os franceses utilizaram-se dessa técnica inovando com vários recortes da mesma figura, avolumando e dando origem à decoupagem tridimensional.

Serviço

Exposição: Arte Francesa, de Rui Guterres

Local: Galeria Zaque Pedro (Rua do Ribeirão,395 - Centro)

Período de visitação: 19 de janeiro a 05 de março, de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 13h às 18h

UM BOM DIA E UM BOM TRABALHO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.