Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Top Social todos os dias no Jornal O Debate. Já nas bancas!

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Homenagem da Casa da Acolhida Marista!

Este colunista social foi homenageado pela Casa da Acolhida dos irmãos Marista pela colaboração na 6º colônia de férias das crianças daquela instituição. Na foto Anízia Mourão, William Santos e o irmão Marista.
SABE MAIS UM POUCO DA CASA DA ACOLHIDA MARISTA:
"A Casa da Acolhida Marista é uma Unidade de Atendimento Social idealizada e mantida pelos Irmãos Maristas nesta cidade desde 26 de fevereiro de 2006, que atende crianças e adolescentes de 07 a 17 anos em situação de vulnerabilidade pessoal e social, oriundas das comunidades existentes no entorno do bairro Olho d’Água, onde a Casa está situada (Divinéia, Brisa do Mar, Sol e Mar, Vila Luizão, Recanto do Olho d’Água, Pirâmide e Olho d’Água).
O atendimento desenvolvido na Casa é no sistema educativo em meio aberto, ou seja, atendimento dia, no horário alternativo ao da escola. São atendidos 140 entre crianças e adolescentes.
Atividades desenvolvidas: Teatro, Artes Plásticas, Capoeira, Percussão, Danças Regionais, Atividades Esportivas (futebol de campo), Jogos Educativos, Oficinas Temáticas e momentos de reflexão e construção do caminho percorrido junto ao público atendido que envolve a dinâmica de funcionamento, até a resolução dos conflitos e dificuldades que aparecem no dia-a-dia, além do acompanhamento escolar, social e familiar.
CONTATOS: Amparo Seibel – Diretora 9112-9781mseibel@marista.edu.br
Selmira Lisboa- Assistente Social 9151-9386 selmiralisboa@hotmail.com
Anizia Mourão-Estagiária de Serviço Social e voluntária 8897 6713 aniziarocha@hotmail.com
Endereço: Rua Raul Pereira nº 10 Olho D’Água
Telefone: 98 3226-3413
TENHA UM BOM DIA!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

SOCIEDADE.

No dia 23 de agosto aconteceu a II Edição do Prêmio Carpe Diem promovido por este colunista onde a sociedade, imprensa e várias personalidades de várias cartegorias foram receber essa exuberante homenagem. A grande festa aconteceu nos Salões Nobres do Grand São Luis Hotel. Veja alguns dos homenageados e em breve as fotos do evento aqui:
A apresentadora Vivianny Lima do Programa Vip SL - TV São Luis.
O vereador Osmar Filho.
Ex- Prefeito Tadeu Pálacio.
Apresentador Sérgio Murilo do Programa Balança Geral da TV Cidade.
Empresário Stefanno Nunes do Grupo Icep.
A apresentadora Rejanny Braga do Programa Sucesso da TV Cidade.
Empresária Glícia Gentil do Grupo O Boticário.
Vereador Ivaldo Rodrigues.
Jornalista Nathalia Varella da Revista Bem Casados.
Apresentador Marcos Davi do Programa Mundo Passaporte da TV São Luis.
Jornalista José Raimundo Rodrigues do Programa Maranhão TV da TV Difusora.
Empresária e Blogueira Guga Fernandes da Deluxe TV.
Empresário Gildo Moraes do Jornal Correio de Notícias.
Empresário Francisco Neto do Restaurante Feijão de Corda.
As Aquirtetas Karla Mendes e Karla Baldez.
Empresários Nilton Silva e Kelly Bruno do Espaço Goumert.
Jornalistas Jacienny Dias e Gilson Martins do Programa Estilos TV da TV São Luis.
Empresários Iza Fath e Eduardo Martins do Lar das Noivas.
Vereadora Rose Sales.
Empresário Fillipe Lima da Visótica.
Radialista Eleomar Freitas do Programa Visão de Sucesso da TV São Luis.
Empresária Aléxia Guimarães da Futura Produção.
Pediatra Dilma Farias.
Empresária Dalva Lemos da Revista Caras e Nomes.
Empresária Clarissa Azevedo do Bar Botequim.
Empresário Reginaldo Silva da Folhagem passagismo.
Empresários Anizía Mourão da Loja Glam e Cláudio Mourão da Rep-Sas/ MA.
Publicitário Ovídio Maluf da Revista Ótima.
Empresária Paula Parisse da Vila Copos.
Cardiologista Aldryn Nunes da Clinica Prócardio e São Domingos.
EM BREVE AS FOTOS DA FESTA!!!

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

34ºFestival Guarnicê de Cinema 2011 A Universidade Federal do Maranhão, por meio do seu Departamento de Assuntos Culturais da Pró-Reitoria de Extensão, divulgou nesta semana a relação dos 32 vídeos concorrentes no 34º Festival Guarnicê de Cinema. Com a parceria inicial da Petrobrás, Vale, Banco do Nordeste do Brasil e Universidade Federal do Maranhão, o Guarnicê acontecerá de 3 a 7 de outubro deste ano, no Campus Universitário do Bacanga, em São Luís. Toda a programação do Guarnicê é aberta ao público. Pela primeira vez, em 34 anos de história, o Festival Guarnicê de Cinema inova na sua concepção e realização cultural e artística, direcionando toda a sua programação de exibições, solenidades, mostras, concursos, oficinas e palestras para o mês de outubro e nas novas instalações do Campus Universitário do Bacanga. Uma ação inédita que envolverá vários cursos e departamentos acadêmicos da UFMA que estarão em período de aula e promoverá inclusão social no eixo Itaqui-Bacanga, A realização de toda a programação do Festival no Campus Universitário do Bacanga só se tornou possível com a nova reestruturação administrativa e funcional propiciada pelas novas e confortáveis instalações construídas e recuperadas pela atual administração da UFMA. Com esta medida, a organização do festival também proporcionará maior segurança ao público, estimado em mais de 15 mil pessoas, e também uma redução significativa nos custos de produção do Festival Guarnicê. Selecionados Os 32 vídeos selecionados são: O Que Era Fraco Começou a Ser Forte (DOC/ PI/03,06’); Operação Mamãe (FIC/RJ/15); Estúdio Garagem(ANI/CE/03’); Ensaio Chopin (DOC/RJ/10,37’); Pode Piorar (COM/SP/16’); Os Hai-Kais do Príncipe (ANI/SP/13); O Silêncio do Mundo (FIC/PE/10’); Mato Alto, Pedra por Pedra (DOC/CE/ 15’); Homem Ilha (FIC/ES/12’); My Way (FIC/PE/07’); Vicente (ANI/RJ/04’); Tele Morte Disque Para Morrer (COM/MA/11,13’); Engolelogoumajacaentão (ANI/RJ/06’); Maxixe (FIC/PE/10’);Fado Vadio (DOC/BA/18’); Rai Sossaith (ANI/SP/10’); E mais: Chapeuzinho (FIC/BA/07’39”); Cerveja Falada (DOC/RJ/15’); A Menina da Chuva (ANI/RJ/06’); El Rey Del Pueblo (DOC/DF/11’14”);A Melhor Idade (FIC/RJ/14’53”); O Vermelho de Selarón (DOC/RJ/05’); Árvores (EXP/MA/05’);12- Ossos do Oficio (FIC/MA/09’23”); Olho de Boi (FIC/BA/17’); Pregadores (DOC/RJ/07’); Ferocidade Entre a Urbe e a Flora (FIC/RJ/13’); Musicicaixa (ANI/MG/02’);Speechless (FIC/RJ/15’); Hoje Tem Alegria (DOC/SP/26’); De Volta Para Casa (DOC/SC/24’); O Samba dos Bambas (DOC/MA/15’). UM BOM DIA MARAVILHOSO!

terça-feira, 9 de agosto de 2011

NOTÍCIAS-DROPS.

“Serenata Histórica”
A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur), inicia, nesta quarta-feira (10), a 2ª temporada do projeto “Serenata Histórica” com o objetivo de resgatar a movimentação cultural histórica que existia no Centro da Cidade, através da música, do teatro, da fotografia e poesia. O trajeto é iniciado na Praça Benedito Leite, às 19h, e será realizado quinzenalmente. “Nós iniciamos essa busca pela revitalização cultural do Centro Histórico ludovicense na sexta-feira passada com o animado São Luís é um Palco e agora é a vez do Serenata Histórica, que é mais relaxante. As músicas nos transportam para bons tempos que só temos na memória. Uma ótima pedida para virem todas as gerações de uma família com os avós, pais, netos, bisnetos e assim por diante. Assim como em 2010, sei que teremos muitas lendas para contar”, disse os secretário municipal de Turismo, Liviomar Macatrão. Durante todo o passeio pelas ruas históricas de nossa capital, as pessoas são acompanhadas por músicos e por um guia que narra a história, arquitetura e lendas de São Luís. Um passeio marcado pela nostalgia e pela emoção. As intervenções teatrais durante o passeio dão ar lúdico com representações de ilustres personalidades maranhenses. Até o fim do ano, estão programadas dez serenatas e a tendência é que sejam levadas milhares de pessoas ao Centro Histórico ludovicense. Os espectadores têm o poder de interação com a apresentação, podendo inclusive relembrar histórias, cantar, declamar poemas entre outras participações. EM BOX AGENDA DO “SERENATA HISTÓRICA 2011” AGOSTO: quarta-feira (10); e 24; SETEMBRO: dias 07 e 21; OUTUBRO: dias 05 e 19; NOVEMBRO: dias 09 e 23; DEZEMBRO: dias 07 e 14.
-----------------------------------
XXI Confaeb 2011
A cidade de São Luís do Maranhão sediará de 14 a 18 de novembro de 2011, o XXI Congresso Nacional da Federação de Arte-Educadores do Brasil (Confaeb). Nesta segunda-feira, 15, às 15h, acontecerá no auditório 01 do Centro de Ciências Humanas do Campus da UFMA, a reunião geral da comissão organizadora. Em seguida, às 17h, no hall do CCH haverá o plantio simbólico da primeira das 21 árvores do Congresso, abrindo oficialmente as inscrições dos trabalhos artísticos estaduais e nacionaisA temática deste ano é Culturas da Pesquisa: Arte, Educação e Tecnologia. A programação terá conferências, mesas redondas, comunicação de pesquisa, narrativas estético-pedagógicas, painéis, oficinas, plenárias dos GTs e assembléias da FAEB. O Confaeb é uma promoção da Federação de Arte- Educadores do Brasil e acontecerá no Campus da Universidade Federal do Maranhão e do Instituto Federal do Maranhão. As atividades serão organizadas em grupos de estudoO Professor do Departamento de Artes da Universidade Federal do Maranhão, Arão Paranágua informa que “o XXI Confaeb reunirá em São Luís arte-educadores, pesquisadores de ensino da arte, professores e estudantes de arte, pedagogos, artistas, arte-terapeutas, agentes culturais, mediadores de museus, organizações governamentais e não-governamentais que trabalham na área ou em áreas afins, além de demais profissionais interessados na temática da arte educação”, disse Paranágua.Programação OficialAbertura: dia 14/11/2011 às 17 horas-Solenidade com a participação de autoridades da UFMA, IFMA, Governos Estadual e Municipal, MEC, MINC, CNPq, CAPES, FAPEMA, diretoria da FAEB-Inauguração do portal eletrônico permanente da FAEB e painel comemorativo de autoria do artista plástico maranhense Miguel Veiga- Homenagem aos arte/educadores maranhenses pioneiros- Tema da Conferência de Abertura: “Educação, arte, gênero e trânsitos nas estéticas do corpo”Atividades dos dias 15 a 18/11/201108h às 10h- mini cursos e oficinas10h -apresentação de trabalhos artísticos10h30 às 12h- mesas-redondas14h30 às 16h30- comunicações / narrativas / assembléias16h30 -apresentação de trabalhos artísticos e painéis17h às 18h30– conferências19h -programação cultural e lançamento de livro, CD.
----------------------------------------
Grandes atrações na Expoema 2011
As atrações que vão comandar a maior feira de agropecuária do Maranhão, já estão sendo definidas, e para divertir mais de 300 mil pessoas, o Grupo Atlântica em parceria com a Difusora está trabalhando para trazer as melhores bandas e cantores do Brasil para animar os dez dias de festa. Já estão confirmados a dupla sertaneja Fernando e Sorocaba, Furacão do Forró, Léo Magalhães, Forró Sacode, Forró Estourado, além de atrações infantis como os palhaços Patati Patatá e o cantor gospel, Filipão. Vale lembrar que este ano, a maior Feira do Agronegócio do Maranhão, será realizada no período de 27 de agosto a 07 de setembro no Parque Independência.
--------------------------------------
“SENTADO, EM PÉ E DEITADO”
Você sabia que o sorriso é capaz prevenir doenças, combater o estresse, rejuvenescer e entre outros benefícios? Há quanto tempo você não dá risadas com vontade? Aproveite a COMÉDIA SENTADO, EM PÉ E DEITADO EM SÃO LUIS para relaxar!!! E quem vai te ajudar a praticar o riso com vontade é o ator Wagner Trindade, conhecido por seu trabalho no Zorra Total, após seleção no quadro “Quem chega lá” do Faustão”. O ator está à frente da peça “Comédia Sentado, em Pé e Deitado”, em que ele convida os expectadores a brincar com a enfermidade da existência humana e as convenções da vida na sociedade. O personagem, chamado de Gabriel Aphonso, faz um passeio pelas várias etapas e situações que a vida nos impõe em três posicionamentos diferentes: sentado, em pé ou deitado. Além de Gabriel, um jovem paulistano com alma baiana e a Vó Bijú mostram como enxergamos o mundo de forma diferente com o passar da idade. Sentado representa a infância, em que a criança (Gabriel) é uma expectadora da vida. Em Pé, a fase adulta (um jovem paulistano com alma baiana), em que somos obrigados a correr atrás das coisas. Deitado, a velhice (Vó Bijú), quando precisamos descansar o corpo. SERVIÇOS: Dias: 24 e 25 de Agosto às 20h Local: Teatro Zenira Fiquene – [Faculdade FAMA - Av.São Luis Rei de França, Turu] Ingressos: R$ 40 inteira R$ 20 meia Pontos de venda: Lojas AD - [Tropical, Rio Anil e São Luis Shopping] Informações: (98) 8712.4304 8197.4214 contato@outroplaneta.com.br Produção Local: Outroplaneta Produções Co-Produção: Pedrazul Produções (RJ)
UMA BOM DIA MARAVILHOSO!

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

NOTÍCIA- MARANHÃO.

INEC OFERECE VAGAS NO AGROAMIGO MARANHÃO!
O Instituto Nordeste Cidadania abriu inscrições vagas para as funções de Assessor Administrativo Estadual, Auxiliar Administrativo Estadual e Assessor de Microcrédito Rural. Todas as vagas para trabalhar no programa de microcrédito rural, o Agroamigo, do Banco do Nordeste. Para disputar uma vaga de assessor administrativo estadual, é desejável formação superior completa ou em conclusão nas áreas de Administração; Economia; Contabilidade; e experiência em supervisão, coordenação, controles e gerenciamento de resultados, além de disponibilidade para viagens. No caso de auxiliar administrativo estadual, a vaga exige formação superior em curso ou concluída, informática avançada e experiência na área administrativa. Quem deseja fazer parte do cadastro reserva para diversas cidades maranhenses para o cargo de assessor de microcrédito rural, exige-se curso técnico na área agropecuária e afins. A remuneração inicial varia de R$ 702 até R$ 3.386, dependendo do cargo. Acrescenta-se a todas as funções Auxílio Alimentação/Cesta Básica de R$ 445 e benefícios: Plano de saúde, Plano Odontológico, Seguro de Vida, Previdência Privada e etc. O interessado em participar das seleções deve enviar apenas ficha de inscrição disponível no site do INEC (http://www.inec.org.br/) para o endereço eletrônico; rh_agro_ma@inec.org.br, ou entregar no Banco do Nordeste: Rua de Santana, 465, Centro, São Luís – MA, indicando a seleção que deseja participar. As inscrições seguem até o dia 11 de agosto. Em caso de dúvidas, entrar em contato por meio do número (98) 3218-9658 ou 3218-6765. Uma boa noite maravilhosa!

terça-feira, 2 de agosto de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

Exposição “Arte e Vida” revela trajetória de luta e superação de Suzan Sodré
A Fundação Municipal de Cultura (Func) recebe, nesta terça-feira (02), a exposição “Arte e Vida” de Suzan Sodré. O vernissage acontecerá às 17h, na Galeria Zaque Pedro. A mostra apresenta 40 obras em pintura, utilizando a técnica óleo sobre tela, com temática variada que vão de paisagens a retrato de pessoas.
No entanto, a exposição vai muito além das obras que estarão à disposição do público. Ela conta a trajetória de dificuldades e superação de uma pessoa que veio ao mundo de forma especial e, desta mesma forma, apresentou-se a ele. Suzan é deficiente visual e auditiva, mas consciente de suas possibilidades. E foi nas artes plásticas que ela descobriu seu valioso instrumento de mudança.
A história de vida da artista é emocionante. Tudo começa durante a gravidez de sua mãe Edna Sodré, quando complicações no período pré-natal impediram o pleno desenvolvimento do feto. Porém, Edna dá à luz a pequena Suzan, que além de nascer com pouco peso, os exames clínicos revelaram perda de visão no olho esquerdo, sopro cardíaco, retardo mental e surdez severa. Os médicos chegaram a afirmar que a criança não andaria nem falaria, podendo viver no máximo de seis meses a um ano.
“Com muita força, fé em Deus e ajuda dos amigos, comecei a lutar pela Suzan. Larguei tudo para cuidá-la, sempre correndo de hospital em hospital, buscando ajuda e orientação para cuidar melhor da minha filha”, conta Edna. O que foi bastante válido, pois Suzan resistiu a todas as doenças, internações e cirurgias e logo apresentou melhoras significativas. Superação - O primeiro contato com a arte aconteceu quando Suzan entrou em depressão, após ser agredida fisicamente por uma colega na escola onde estudava. “Tive a ideia de matriculá-la em um curso de pintura em tela, pois ela sempre demonstrou gosto pelo desenho e pela pintura. Isso fez com que superasse rápido o trauma”, explica a mãe. Logo, Suzan voltou para a escola e concluiu o ensino médio. Ela ainda fez um ano do curso de “Moda e Estilismo”, mas desistiu e voltou a fazer pintura, concluindo, desta vez, o curso de pintura em tecido. E, neste ano, voltou a fazer um curso de pintura em tela no Odylo Costa Filho. “A história de vida de Suzan Sodré nos ajuda a perceber que não há obstáculos nem limitações no universo das artes. Ao contrário, a arte desempenha um importante papel na formação dos indivíduos, uma vez que propicia o contato com a sua própria cultura, favorecendo o autoconhecimento, a autoestima e a inclusão social. E, mais uma vez, apoiamos e valorizamos iniciativas como esta”, destacou o presidente da Func, Euclides Moreira Neto.
Muitos homens e mulheres conseguiram a proeza de eternizar seus nomes na história, apesar de suas deficiências. Vale a pena citar alguns nomes que não deixaram que as deficiências limitassem suas aptidões e protagonizassem feitos marcantes: Antonio Francisco Lisboa (Aleijadinho), escultor (após uma tromboangeíte obliterante, aos poucos foi perdendo seus membros superiores e inferiores); Vincent Van Gogh, pintor (dislexia); Ludwig Van Beethoven, compositor (deficiência auditiva); Luiz de Camões, escritor (deficiência visual), entre outros.
ABRAÇOS E UM BOM DIA MARAVILHOSO!

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

SOLIDARIEDADE!

Quem puder ajudar com contribuições de alimentos, roupas e material de construção para o Centro de Recuperação Penil (Recuperação de dependentes em drogas e outros). O trabalho é feito pela Igreja Missionária Evangélica Peniel, mais os recursos são poucos e precisamos de mais ajuda. O culto são todos os domingo às 10:00 hs da manhã e conhecer as condições, as pessoas e principalmente conhecer o agir de Deus nesse lugar.
João Batista disse á multidão:"Aquele que tiver duas túnicas dê uma a quem não tem e quem tiver o que comer faça o mesmo".(Lucas 3,11).
Estamos á sua disposição pelo os fones: 3214-3082 / 3214-3001/ 8862-7523.
Diz: Andréia Fernandes.
UM BOM COMEÇO DE SEMANA MARAVILHOSO!