Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Top Social todos os dias no Jornal O Debate. Já nas bancas!

sexta-feira, 29 de julho de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

2º Salão de Artes Plásticas de São Luís Durante a semana, a mostra poderá ser vista das 9h às 13h e das 15h às 19h; e no final de semana, das 14h às 18h O 2º Salão de Artes Plásticas de São Luís permanece aberto à visitação pública até o dia 10 de agosto. Realizado pela Prefeitura, por meio da Fundação Municipal de Cultura (Func), o evento acontece na Oficina Escola (Praia Grande, em frente ao Terminal de Integração). Durante a semana, o público poderá apreciar os trabalhos das 9h às 13h e das 15h às 19h; já no final de semana, o horário é das 14h às 18h. Este ano, 27 artistas participaram da mostra competitiva, com aproximadamente 60 obras inscritas nas modalidades de pintura, escultura, desenho, gravura, instalação, performance, vídeo e fotografia. O Salão, que teve início no dia 26 de maio, já recebeu, aproximadamente, 1.300 visitantes, entre estudantes de escolas públicas e privadas, universitários, artistas, intelectuais, turistas e sociedade em geral, sendo prorrogado durante todo o período de férias com o intuito de dar maior visibilidade para os artistas que participam do evento. A coletiva incentiva a produção artística e a troca de experiências em uma verdadeira confraternização através da arte. Instituída pela lei nº 4.919 de 17 de janeiro de 2008, tem o objetivo de reconhecer, publicamente, através de premiação, os artistas da cidade.
BOX
Vencedores do Salão Os vencedores foram conhecidos no dia 29 de junho, em meio à programação junina do Arraial da Praça Maria Aragão. São eles: 1º Lugar Geral: Moisés Ferreira – Silêncio I e II (Fotografia) Premiados: 1 –Tom Bezerra – O corpo da denúncia (Performace); 2 – Cláudio Costa – Página de alfarrábios I, II e III (Desenho); 3 – Marcelo Flecha – Labirinto (Instalação); 4 – Edgar Rocha – Menina com ferro (Fotografia); 5 – Maciel Pinheiro – Dormi ontem no socorro II (Pintura); 6 – Marília de Laroche – Abstrato Urbano (Fotografia).
ABRAÇOS.

terça-feira, 26 de julho de 2011

DROPS:

Action Incentivar o voluntariado! É o que a Alumar vem fazendo por meio do Programa Action, que tem como objetivo envolver seus colaboradores a dedicar quatro horas de seu tempo livre para realizar serviços voluntários em alguma instituição. E além da ação dos voluntários, a instituição recebe o valor de três mil dólares. A próxima ação será realizada no dia 06 de agosto, na Escola de Ensino Fundamental e Médio Salim Braid. Na ocasião, serão desenvolvidas diversas atividades como palestras sobre drogas e gravidez na adolescência, mutirão 5S em determinadas áreas da escola, criação de uma sala de vídeo e doação de mudas à comunidade. O encerramento ficará por conta do Bumba-meu-boi da escola, “O Brasileirinho”. Onde Canta o Sabiá Oportunidade imperdível para compositores ou intérpretes maranhenses trocarem experiências e divulgarem seus trabalhos. Hoje terça-feira (26), estarão abertas as inscrições para a Mostra de Música “Onde Canta o Sabiá”, promovida pelo SESC-MA. As inscrições podem ser realizadas na unidade SESC Turismo até o dia 26 de agosto, em horário comercial. O SESC Turismo está situado na Avenida São Carlos s/n – Olho D’Água. A Mostra acontece entre os dias 15 e 16 de setembro, no Teatro João do Vale. Confira o edital no site:http://www.sescma.com.br/
55ª Expoema Nos últimos preparativos para a realização para 55ª edição da maior feira agropecuária do Maranhão, o Grupo Atlântica está a todo vapor. Este ano é esperado um público de mais de 300 mil pessoas em 12 dias de evento e uma grande programação que está sendo definida para a satisfação de todos. Pensando nisso, a Atlântica aderiu ao facebook para que o público possa acompanhar os preparativos e participar na escolha das principais atrações. Lá você poderá deixar recado, perguntas e dar sua opinião a respeito da Expoema. Quem quiser conferir basta somente visitar o facebook Expoema. Vale lembrar que a Expoema 2011 acontece de 27 de agosto a 07 de setembro, no Parque Independência.
UMA BOA TARDE MARAVILHOSA!

segunda-feira, 25 de julho de 2011

SOCIEDADE.

A apresentadora Madalena Nobre realizou a 5ª edição do prêmio nobre com presença de várias personalidades maranhenses e artistas da Redetv como Keila Lima do Programa Manhã Maior e Luciana Gimenez couver interpretado pelo o amigo Tiago Barnabé do Programa Superpop. A festa aconteceu na Fábrica Recepções no dia 25.06. Veja quem fez acontecer:
William Santos e Madalena Nobre. Mônica Moreira Lima, Keila Lima, WS e Joana Darc
William Santos e Luciana Gimenez Couver.

Wal Oliveira e WS com o casal Jacienny Dias e Gilson Martins.

Este colunista com as belas Miss do Maranhão.

UM BOM COMEÇO DE SEMANA!

domingo, 24 de julho de 2011

EVENTOS!

Veja alguns registros de eventos que este colunista participou: Com o vereador Ivaldo Rodrigues e a empresária Joana Darc no V Prêmio Insidy By Fofa.
Com os amigos na V edição do Prêmio Insidy By Fofa.
Com o casal de empresários Eduardo Martins e Iza Fath do Lar das Noivas.
Com a amiga e colunista Karine Baldez do Jornal Pequeno.
Com os amigos e a querida Fofa.
Com Alex Brasil, Ilda Bogéa, Mônica Moreira Lima na comemoração dos 60 anos do Jornal Pequeno no Espaço Renascença.
Com a empresária Glícia Gentil do O Boticário na festa do empresário Arione Diniz das óticas Diniz no Pestana Resort Hotel.
Com Lurdi Gordim, Mônica Moreira Lima, Arione Diniz.
Com os amigos Leandro Rios e Kerison Lima.
Com o carismático empresário Arione Diniz.
Com a galera do boi Nina Rodrigues.
Com as amigas Vanessa Serra e Paulinha Lobão no restaurante Feijão de Corda.
Com as musas da mídia maranhense.
Com a advogada Elisana Duarte.
Com o empresário da Tazza.
UM BOM DOMINGO!!!

quarta-feira, 20 de julho de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

Func abre inscrições para oficina de ritmo e dança do tambor de crioula O projeto “A Murrada do Tambor: Oficina de Ritmo” é voltado para o ensino do toque dos tambores A Fundação Municipal de Cultura (Func), em parceria com o Instituto Guarnicê e o Programa Mais Cultura do Governo Federal, realiza o projeto “A Murrada do Tambor: Oficina de Ritmo”, voltado para o ensino do toque dos tambores, para o público masculino, e de execução da dança, para o público feminino. O projeto contemplará 30 jovens do bairro do Desterro e adjacências, com idade entre 17 e 29 anos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas de 18 a 22 de julho, das 09h às 12h, na Casa do Bloco Tradicional, na Rua Isaac Martins, ao lado da Func e da Fonte do Ribeirão. A oficina terá dois módulos: o Básico, com carga horária de 12 horas, onde serão trabalhadas noções de cultura, cultura popular maranhense e educação patrimonial; e o Prático, com carga horária de 48 horas, onde serão explanadas noções da manifestação Tambor de Crioula, desde a sua origem, características, instrumentos, matéria-prima, além de ritmo, toque e dança. “O projeto visa divulgar, incentivar e fortalecer o sentimento de pertencimento junto aos jovens dessas comunidades que fazem essa manifestação. Os diversos apelos que a mídia e as novas tecnologias oferecem no dia a dia mudam o foco de suas heranças e tradições, então, o nosso propósito é enfatizar a importância do Tambor de Crioula como um bem cultural”, destacou a coordenadora do projeto e assessora técnica da Func, Lenir Oliveira. As aulas acontecerão no Circo Cultural Nélson Brito, no período de 25 de julho a 26 de agosto, sempre as segundas, quartas e sextas, no horário de 14h às 18h. Tambor de Crioula - O Tambor de Crioula é uma das mais representativas manifestações da cultura popular maranhense. De origem africana, se caracteriza por seu caráter sagrado e profano, realizada durante o ano todo e nos mais diversos momentos festivos, como : Carnaval, São João, aniversários, finalizações de festas (morte de bumba-meu-boi, Divino Espírito Santo, festejos em casas de culto afro, etc.) e pagamento de promessas, principalmente a São Benedito, santo com o qual esta manifestação tem grande relação. Em 2007, o Tambor de Crioula foi reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil, através de seu registro no Livro das Formas de Expressão do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan.

COMEMORAÇÃO.

Dia Internacional da Amizade.
Hoje comemora o Dia da Amizade (20 de julho) criado nos Estados Unidos como data filantrópica para ajudar entidades carentes. A amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só deseja uma única coisa em relação ao amigo: vê-lo feliz. Vê-lo realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas metas. E tem como base a troca - de experiências, de anseios, de vida envolta num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo. Respeito, inclusive, pelos defeitos, por aquilo que, se não podemos mudar, ao menos pode relevar e ajudar no que for possível. Amigo, afinal, é para todas as horas, tristes ou felizes, com grana ou sem grana, para a aventura ou para o tédio. Feliz Dia da Amizade! "Amigo é coisa pra se guardar/ do lado esquerdo do peito/ dentro do coração/ Assim falava a canção/ que na América ouvi" nos canta emocionado e com boca trêmula nosso querido Milton Nascimento. Ele sabe que amigo é coisa séria.
DESEJO Á TODOS OS MEUS QUERIDOS AMIGOS UM FELIZ DIA DO AMIGO E QUE ESTOU AQUI SEMPRE Á SUA DISPOSIÇÃO, AMO TODOS!!!

terça-feira, 19 de julho de 2011

VAI MARANHÃO!!!

Galera Maranhense vamos votar na nossa Miss Maranhão, a bela estudante de jornalismo Nayanne Ferres que está disputando o Miss Brasil 2011, você pode votar através do site:
Tudo de bom e vote quantas vezes quiser.

NOTÍCIA-SAÚDE.

SAMED inaugura novas instalações hoje.
A SAMED inaugura suas novas instalações hoje dia, 19, (terça-feira). A empresa que é pioneira no segmento Medicina e Seguranças do Trabalho no Maranhão e está no mercado há 20 anos oferece seus serviços, agora com mais conforto e novos equipamentos que agilizarão o atendimento. Sua nova sede está localizada na Rua de Nazaré, 356, Edifício Sulacap, no Centro de São Luís. Os serviços da SAMED abrangem todos os Programas Exigidos pelas NR's – Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho; todos os Exames Médicos Ocupacionais e Complementares para todas as Funções; a regularização de empresas para a renovação do Alvará de Funcionamento junto à Vigilância Sanitária; a regularização junto ao Ministério da Previdência Social, quanto às exigências relativas à Aposentadoria Especial dos funcionários e vários tipos de treinamento. Possuindo equipe de funcionários capacitados para atender seus clientes, a SAMED já trabalha também com o Sistema Integrado de Gestão em Saúde e Segurança do Trabalho, que visa oferecer às empresas uma cobertura completa de todas as atividades referentes ao seu ramo de atividade. A Segurança do Trabalho não se limita a realização de exames ocupacionais, existe uma série de Normas e Leis a serem seguidas que deixam passíveis de multas as empresas que não as cumprem. É preciso que se invista em melhoria da qualidade de vida dos trabalhadores e consequentemente, no aumento de sua produtividade. As novas instalações farão com que a SAMED consiga chegar mais ainda ao seu objetivo que é de prestar Serviços de Medicina e Segurança do Trabalho e Previdenciários dentro dos princípios éticos, técnicos e legais, oferecendo aos seus Clientes o que de melhor existe no mercado de serviços da área, garantindo pleno cumprimento das Normas Legais, assim como proporcionando a Saúde e Integridade Física e Mental de seus Funcionários.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

SHOWWWWWWWWW.

Charlie Brown Jr em São Luís
Show na capital maranhense será o primeiro do Brasil que marca a volta do baixista Champignon à banda. Com realização da SS Produções, logo mais a noite, na área externa do Trapiche (Ponta D’areia), os fãs maranhenses do Charlie Brown Jr terão uma nova oportunidade de reencontrar um dos grupos de maiores sucesso do cenário do rock nacional formado por Chorão, Thiago, Marcão, Graveto e Champignon.O show na capital maranhense dá continuidade à tour do álbum Camisa 10 Joga Bola Até na Chuva e o público ainda poderá curtir as músicas que marcaram quase duas décadas de carreira da banda. As bandas locais Audistock, Neura e Dicore vão animar a galera antes e depois da apresentação do Charlie Brown Jr. Formação quase original do 1º disco Formado em Santos no ano de 1992, o Charlie Brown Jr mistura ritmos com o skate punk, reggae e rap criando um estilo próprio com letras que fazem crítica à sociedade, marcante para quem acompanha a carreira da banda desde seu começo. O palco, sem dúvida nenhuma, tem sido o lugar onde o Charlie Brown Jr vive e compartilha as mais diversas e impressionantes experiências com o público que acompanha os altos e baixos da banda. Em 2005, por exemplo, três integrantes deixaram o grupo alegando divergências musicais. Contrariando expectativas, Chorão logo apareceu com uma nova formação. Os fãs maranhenses serão contemplados com uma grande e satisfatória novidade. Na última segunda-feira (12), o site oficial do Charlie Brown Jr divulgou, por meio de uma nota, o retorno do baixista Champignon ao grupo. O contrato com o até então baixista Heitor venceu em abril e, apesar de banda ter iniciado a renovação, ele priorizou novos projetos. “Chegamos em um acordo de que era melhor nesse momento cada um seguir o seu caminho. O que, infelizmente, encerra esse ciclo, porque eu e os caras da banda gostamos muito de tocar com ele”, declarou Chorão no site. O líder do Charlie Brown Jr ainda explicou aos fãs a conversa que teve com Champignon para acertar o retorno dele: “Nesse momento, com a saída do Heitor, foi decidido em uma reunião por unanimidade entre o Thiago, o Bruno Graveto, o Marcão e eu, que o mais legal, então, seria aceitar o Champignon de volta à banda. A partir de agora começa uma nova história a ser escrita por nós e por todos vocês, que sempre nos apoiaram”, declarou. O ano de 2011 será marcante para o Charlie Brown Jr, já que a banda está quase com a mesma formação do 1º disco. Em Maio deste ano, para delírio dos fãs que acompanhavam uma apresentação do grupo no Viradão Carioca (RJ), Chorão anunciou que a partir daquele momento o Charlie Brown Jr não era mais formado por 4 integrantes, e sim, 5. Marcão, um dos integrantes que deixou o grupo em 2005 com Champignon, subiu ao palco e selou também oficialmente a sua volta à banda. Atualmente, o Charlie Brown Jr está trabalhando em um novo projeto, o “Música Popular Caiçara”. O CD e DVD está sendo produzindo com material de um show que aconteceu em São Paulo. Problemas na organização do projeto acarretaram o rompimento deles com a gravadora Sony. Hoje, o grupo trabalha de forma independente. Camisa 10 Joga Bola até na Chuva Só os loucos sabem é a música da banda mais tocada nas rádios de todo o Brasil nos últimos tempos e faz parte do álbum Camisa 10 Joga Bola até na Chuva, que tem algumas peculiaridades. O nome “Camisa 10” é um trocadilho por este ser o décimo álbum da banda e foi também o primeiro com o baterista Bruno Graveto, que entrou no grupo em 2008. O disco possui a canção "O Dom, a Inteligência e a Voz" feita a pedido da cantora Cassia Eller, que Chorão fez para entrar no disco que ela iria fazer em 2002. Mas, 15 dias após a criação da música, Cássia Eller faleceu. Show em São Luís A SS Produções vai fazer a galera ir à loucura com uma mini ramp armada na área do show para os amantes do skate praticarem o esporte, enquanto curtem a apresentação da banda santista. Os ingressos estão à venda no quiosque do Rio Anil Shopping, Quarup Games (Tropical Shopping) e Óticas Diniz (Rua Grande e Monumental Shopping). Valor: R$ 40 (pista) e R$ 80 (camarote). Patrocínio: Rio Anil Shopping, Claro, Quarup, Óticas Diniz, Copymaster, Mídia Externa e Grupo Solare. Lembrando que a classificação do show é 14 anos. Portanto, quem tem entre 14 e 17 anos só pode entrar com autorização por escrito dos pais ou responsável, apresentando RG e a cópia da identidade. O modelo de autorização está disponível nas redes sociais da SS Produções e no Blog (www.ssproducoes-slz.blogspot.com). Maiores Informações: 98- 8809-2249. PARABÉNS PARA TODOS DA LINEAR COMUNICAÇÃO E SS PRODUÇÕES. TUDO DE BOM!

terça-feira, 12 de julho de 2011

ARTIGO- SÃO JOÃO.

Lá vai meu Boi... Por: Eduardo Reis*
Pensem comigo, se eu fizesse uma montagem do Lago dos Cisnes com castanholas, seria o mesmo ballet? Acredito que não; na verdade a arte tem essa liberdade poética de a partir de, transformar, criando um novo estado, que nem sempre atinge a graça e a magia da sua gênese, entretanto o que eu vi ao longo desse São João é algo que me leva a crer que, a necessidade desenfreada pelo diferente, a ânsia pelo novo, criou alguns momentos não muito agradáveis desvirtuando categoricamente o auto do bumba-meu-boi. Não sou um especialista do folclore, academicamente falando, mas cresci ninado pelas toadas e assim como tantos que agora leem esse texto sei que o auto apresenta códigos e signos específicos que o caracterizam e o potencializam fazendo você perceber a beleza ainda do Boi de Leonardo por exemplo, embora tenha escutado casualmente durante a sua apresentação, em um arraial sofisticado da Ilha, um maranhense eufórico explicando a um possível parente turista seu: “esse aqui é legal mas tem um mais bonito de orquestra”. Ou seja, o nosso sentido de beleza está ligado diretamente ao nosso gostar, estando esse intrinsecamente relacionado aos nossos parâmetros de valores facilmente manipulados e influenciados por uma comoção frenética do que comumente todos acham belo, sem a consciência da sua essência. É claro que o hoje não é igual ao ontem mas daí você colocar luzes nas cabeças das índias, que significam as guerreiras da floresta e fazê-las segurarem lanças de neon e não de madeiras como era de se esperar, enquanto uma estranha figura vestida de vaca dança ao lado de uma cabocla de pena com um enorme e descomunal chapéu, tudo isso em um boi de orquestra (Boi Novilho Branco) é algo que exige, no mínimo, uma reflexão. Ano passado tinha um boi onde as índias usavam leque. Nos meados dos anos 80 quando surgiu o Boizinho Barrica, foi aquela confusão entre todos, pois estava nascendo um “novo boi” , que trazia um boi tão pequenininho, tão estranho causando polêmicas. Com o tempo, os seus idealizadores foram, acredito, se entendendo entre se, amadurecendo essa ideia, e quando se assiste hoje a sua apresentação é de um prazer enorme: trata-se de uma Companhia, na maioria dançada, cantada e tocada, por artistas locais profissionais, bailarinos, cantores e músicos, que com maestria bailam pelos ritmos maranhenses, tendo ao fundo a figura do boi na poesia encantadora de Godão. Aqui abro um parêntese para parabenizar o Cacuriá de Dona Teté, que conseguiu avançar da sexualidade impensada do início a uma sensualidade jocosa onde seus participantes sorriem o tempo todo em reverência a uma das grande damas do nosso folclore. Não quero levantar uma bandeira e gritar que o boi genuíno é o de zabumba, matraca, pandeirão e perseguir os de orquestra mas é que ao longo dos anos eles, os de orquestra, se tornaram digamos mais apreciados e talvez isso tenha levado, os seus responsáveis, a viajarem um pouco mais e desnecessariamente, e também digamos de uma forma irresponsável com a nossa cultura. O que dizer da beleza do Boi de Nina Rodrigues, que este ano homenageia as mulheres enquanto uma dançarina toda de branco no começo da apresentação, desenvolve passos como uma coreira de tambor de crioula seguida pelos demais integrantes com as suas vestimentas específicas de bumba-meu-boi? Seria necessário? Ou apenas uma intenção perdida no tempo e no espaço (minhas considerações a Concita Braga, sempre feliz na meia-ponta), bem diferente do Boi de Axixá, que mantendo uma tradição e com uma indumentária completamente nova, atual e linda faz uma homenagem as mulheres representadas no couro do boi, o que redimensiona essa força extrafísica do auto: em sonho algumas bordadeiras “recebem” o couro que deve ser bordado. E o tão querido e esperado Boi de Morros! Lobato,com a sua licença, mais uma vez nos leva a um confuso passeio com a sua teatralização mal feita e principalmente mal ensaiada pelos seus brincantes, além é claro daquele anacrônico jogo de capoeira. Entre não fracos e oprimidos, ele deveria colocar os índios apenas formando uma belo e excitante paredão, imóvel, já que a seleção dos mesmos me parece obedecer a critérios mais estéticos do que artísticos e vê-los, embora alguns se esforcem, dançarem algo que não sabem de verdade e não conseguem também de verdade, não é muito simpático. Não falarei aqui do Boi Pirilampo, me nego; já que digo e repito Pirilampo não é para se ver e sim para se ouvir... Puxa! Nada tem harmonia, as cores, as formas, exceto a música... Enquanto o Boi Brilho da Ilha mais uma vez nos contagia com a sua simplicidade e leveza embora não consiga entender o que significa aquela caruagem da Catirina, a Catirina representa o lado pobre, fraco e oprimido da história, o desejo proibido, negado, roubado, onde fica incompreensível o uso de uma carruagem, seria talvez uma carroça bem estilizada? E por falar em Catirina, é oportuno resgatar aqui a figura do homem que tradicionalmente representa a Catirina mas que nada tem a ver com a sua opção sexual, mas nesse ponto talvez seja necessário um texto específico só para abordar esse aspecto, na saudade da majestosa representação do nosso grande ator Urias de Oliveira, a Catirina do espetáculo Catirina. Apesar de eu ter saído bastante durante esse período junino, muitas brincadeiras não consegui acompanhar como o Boi de Rosário, São Bento, Presidente Juscelino, o Boi de Sonhos, o grande batalhão de Ribamar, Madre Deus, queria ter visto aquele boi que tem figuras do mar, embora o ache estranho, mas me deliciei também com o de Santa Fé, Boi do Oriente, o duelo gostoso entre Maioba x Maracanã, o Boi da Lua, uma mata vibrante! Deixo aqui as minhas saudações a todos os brincantes que em uma noite, e olha que foram várias, tiveram 01, 02 ou até mais de 05 apresentações e estavam em todas, alegres e dispostos; claro que isso por se só já é válido, pela força, disposição e dedicação dos mesmos, apesar das minhas colocações acima, até porque assim se mantem a fogueira acessa. Espero que tenha em parte atingido o meu objetivo nessas poucas linhas que era fazer com que entendamos que o boi hoje apesar de não mais dançar no terreiro de terra batida, não se pode perder a fé e o repeito as suas origens, e já que o mesmo se transformou em um produto, as brincadeiras de bumba-meu-boi atualmente são pagas para se apresentarem, é bom, necessário e urgente que façamos as nossas considerações na relação direta de quem produz e de quem recebe esse produto. O auto do boi em seu contexto já é um grande, único e magnífico espetáculo e a sua releitura requer então um cuidado e uma dedicação mais acentuada onde os interesses pessoais não podem e não devem ser maiores que o da cultura, que é construída e reconstruída a partir dos anseios, sonhos e/ou decepções do povo. Que Santo Antônio, São João, com o seu carneirinho, São Pedro, que ele leve em sua barca as nossas angústias e nossos medos mais íntimos e São Marçal (o João Paulo é muito bom!), nos abençoem!
*Eduardo Reis ator, arte-educador e um cidadão que adora bumba-meu-boi: Boi Brilho da Ilha, Axixá, Maioba, Maracanã, Morros, Nina Rodrigues, Pindoba, Leonardo, enfim... Viva a cultura popular!

NOTÍCIA- MARANHÃO.

UFMA – UNASUS PROMOVEM ESPECIALIZAÇÃO GRATUITA
A UNASUS (Universidade Aberta do SUS) – UFMA (Universidade Federal do Maranhão), sob a coordenação geral da Profa. Dra. Ana Emília Figueiredo de Oliveira, estão promovendo dois cursos de especialização à distância, totalmente gratuitos, para profissionais ligados ao SUS - Sistema Único de Saúde. As inscrições já estão abertas e vão até o dia 29 deste mês. Trata-se de um oportunidade e tanto para profissionais da capital e do interior do Estado que atuam nas áreas de Saúde da Família e Saúde Mental darem um “up grade” na carreira. Os cursos serão realizados na modalidade à distância (EAD), com momentos presenciais obrigatórios, no Pólo (cidade) de Inserção do especializando. Os 2 editais com todas as informações e detalhamentos dos dois cursos, constam no endereço eletrônico: www.unasus.ufma.br/inscricao. Informações também pelos telefones (98) 3301 9612 – 33 01 9613.

segunda-feira, 11 de julho de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

34º Concurso Literário e Artístico de São Luís
A Fundação Municipal de Cultura (Func), abre inscrições para a 34ª edição do Concurso Literário e Artístico “Cidade de São Luís”, no período de 11 de julho a 31 de agosto. A participação é gratuita e aberta a escritores, jornalistas, intelectuais, estudantes e pesquisadores maranhenses, maiores de 18 anos, que apresentem trabalhos originais, dirigidos ao público infanto-juvenil ou adulto. De caráter competitivo e classificatório, o concurso será aberto a seis gêneros artísticos e literários de obras inéditas (exceção para os trabalhos de jornalismo), em língua portuguesa, de autores maranhenses ou comprovadamente radicados há, pelo menos, um ano no Estado. As inscrições podem ser feitas na Func e na Casa dos Blocos Tradicionais, de segunda a quinta-feira, das 14h às 18h, mediante entrega de trabalhos com o devido preenchimento da ficha de inscrição. Para cada trabalho inscrito, o concorrente deverá apresentar três vias e anexar um envelope pequeno lacrado contendo, na parte interna, o nome da obra e os dados pessoais do autor (nome, endereço, RG, e CPF) para identificação após julgamento. Cada categoria terá uma comissão julgadora composta por três membros de reconhecida competência intelectual e artística, com um período de, no máximo, 60 dias para o julgamento das obras, a partir do término do período de inscrições. Os vencedores receberão um prêmio no valor de R$ 5.450,00, publicação das obras contempladas e certificados para os primeiros colocados. A Func e a Casa dos Blocos Tradicionais ficam na Rua Isaac Martins, 141 – Centro, próximos à Fonte do Ribeirão. EM BOX As categorias e prêmios estão assim distribuídos: – Prêmio Aluízio Azevedo: para obra de ficção compreendendo novela, romance, conto, peça teatral e literatura infantil; – Prêmio Antonio Lopes: para obra de erudição, compreendendo crítica literária e pesquisa folclórica; – Prêmio Sousândrade: para livro de poesia; – Prêmio Zaque Pedro: para obra literária na área das artes plásticas, que resgate a memória de artistas, obras ou movimentos artísticos maranhenses; – Prêmio Inácio Cunha: para obra literária na área musical, que resgate a memória de artistas maranhenses; – Prêmio para Jornalismo: para trabalho de jornalismo impresso.
UM BOM COMEÇO DE SEMANA MARAVILHOSO!

sexta-feira, 8 de julho de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

A dupla Alê Muniz e Luciana Simões ganhou o Prêmio da Música Brasileira na categoria melhor álbum com “Cine Tropical”, de Criolina, dos produtores Evaldo Luna e Criolina. Eles concorreram com “Cabaret do Rossi”, de Reginaldo Rossi, produtores Antônio Mojica e Victor Kelly e “Roupa Nova 30 anos ao vivo”, de Roupa Nova, produtor Roupa Nova.

O álbum “Cine Tropical” reúne 14 faixas inspiradas no universo do cinema: romance, aventura, bangue-bangue, ficção científica e até chanchada compõem as trilhas que conduzem o ouvinte a diversos cenários e paisagens musicais. A dupla também concorreu ao prêmio de “Melhor Dupla”, mas os vencedores foram Zezé Di Camargo e Luciano.

Outra maranhense premiada foi cantora Alcione levou o prêmio de melhor cantora na categoria samba com “Acesa – gravado ao vivo em São Luís do Maranhão”. Alcione teve como concorrentes Mariene de Castro, com “Santo de casa” e Mart´nália, com “Mart´nália em África ao vivo”.

- Esse prêmio representa muito e é resultado de muitos anos de trabalho. A gente está muito feliz. Esse é o maior prêmio da Música Popular Brasileira. A gente ter sido indicado já foi maravilhoso e ganhar então foi melhor ainda – disse Alê Muniz.

A 22ª edição do Prêmio da Música Brasileira homenageou o compositor Noel Rosa e foi realizada na noite desta quarta-feira, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e será reprisada no domingo à noite, pela TV Globo, logo após o Fantástico.

Fonte: Portal Imirante

terça-feira, 5 de julho de 2011

NOTÍCIA-BRASIL.

Conselho decide que presos gays poderão receber visitas íntimas.
Carolina Spillari - estadão.com.br
SÃO PAULO - Os presos homossexuais passam a ter direito a visita íntima nas penitenciárias onde cumprem pena a partir de hoje. A decisão está na Resolução Nº 4 do Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNPCP) do Ministério da Justiça publicada no Diário Oficial da União. A resolução recomenda aos Departamentos Penitenciários Estaduais ou órgãos congêneres que seja assegurado o direito à visita íntima à pessoa presa, recolhida nos estabelecimentos prisionais. Presos casados entre si, em união estável ou em relação homoafetiva, têm assegurado o direito à visita íntima. Na resolução, Geder Luiz Rocha Gomes, presidente do CNPCP, considera que a visita íntima é um direito constitucionalmente assegurado aos presos. Conforme a resolução, os departamentos penitenciários estaduais e semelhantes "devem fazer o máximo esforço para que as pessoas presas tenham condições de usufruir do direito da visita íntima". Segundo o Plano de Política Criminal e Penitenciária, as diferenças devem ser respeitadas para gerar igualdade de direitos. Um dos pontos de apoio da resolução é o relatório do Grupo de Trabalho Interministerial Reorganização e Reformulação do Sistema Prisional Feminino, editado pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres da Presidência da Republica (2008). A visita íntima será concedida, se solicitada por meio de cadastro no setor competente do estabelecimento prisional. A direção da prisão deve ter um controle administrativo da visita íntima, com a previsão da duração, data em que ocorrerá, assim como um local adequado para sua realização. O visitante só poderá ser outro se o preso cancelar formalmente a indicação anterior. 

segunda-feira, 4 de julho de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

Arraial da 3ª Idade no Filipinho As animadas apresentações deram o tom do arraial do Caisi.Não faltaram chapéus com tranças, saias coloridas, camisas xadrez e capricho nos penteados e na maquiagem. No arraial do Centro de Atenção Integral à Saúde do Idoso – Caisi, realizado na tarde desta terça-feira (28), os brincantes esbanjaram animação. Compostas, em sua maioria, de jovens senhores e senhoras, as apresentações deram o tom da festa. E na plateia, um numeroso grupo de idosos se deliciou com manuês, bolos de macaxeira e mingau de milho. O Caisi é o órgão da Secretaria Municipal de Saúde (Semus) responsável pelas políticas de assistência ao idoso. A festa começou com apresentação da Ciranda de Roda de Lia – homenagem do Grupo de Convivência do Caisi a Lia de Itamaracá, a maior autoridade em ciranda do Brasil. Em seguida, a Dança Portuguesa do grupo Ativo na Melhor Idade apresentou um show de alegria, misturando gerações no grupo, que conta com algumas crianças. Depois foi a vez do Grupo Quitanda e da Dança do Coco do Caisi. “Eles se divertem como se fossem crianças novamente e se dedicam com toda a alegria e carinho”, disse a diretora do Centro, Fabíola Veloso Medeiros A festa continuou com apresentação da Dança do Coco do grupo Feliz Idade, do Anil, show do grupo Retratos e Canções (Grupo de Idosos do Sesc), Coral de Funcionários do Tribunal de Contas do Estado (TCE), finalizando com o Boizinho do Sesc. “A alegria de eventos como esse, entre outros que são realizados pelos grupos do Caisi, mostram-nos que a atenção ao idoso de forma integral é sinônimo de saúde. Para nós, é motivo de orgulho vê-los em festa, celebrando a vida”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Gutemberg Araújo. Referência em saúde do idoso - A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Caisi, realiza um trabalho de referência na prevenção de doenças que atingem a terceira idade. Com média de quatro mil atendimentos por mês e uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros, nutricionistas, assistentes sociais, psicólogos, preparador físico e terapeutas, o Caisi tem como prioridade proporcionar qualidade de vida ao idoso. Antes de participarem das atividades físicas, os idosos passam por um teste de força, agilidade, flexibilidade e resistência que é acompanhado por médicos e terapeutas. Já o trabalho emocional é acompanhado por psicólogos e assistentes sociais. O Caisi atende pela manhã das 8h às 12h, e à tarde, das 14h às 18h, de segunda a sexta.
UM BOM COMEÇO DE SEMANA!!!