Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Top Social todos os dias no Jornal O Debate. Já nas bancas!

quinta-feira, 31 de março de 2011

NOTÍCIA-POLÍTICA.

Vereador Ivaldo Rodrigues (PDT) e Secretárias discutem desenvolvimento econômico de São Luís na Câmara.

Secretárias municipais participaram de audiência pública proposta pelo vereador Ivaldo Rodrigues

As secretárias municipais de Planejamento, Maria do Amparo, e de Assuntos Políticos, Graça Paz, participaram, na manhã desta terça-feira (29), de uma audiência pública na Câmara Municipal, quando estiveram em pauta os novos padrões e profissionalismo para o desenvolvimento econômico de São Luís. O requerimento foi de autoria do vereador Ivaldo Rodrigues (PDT).

A audiência discutiu propostas no intuito de criar metas para o desenvolvimento econômico da cidade e gerar incentivos para que empresas possam, sem muitos entraves burocráticos, instalarem-se no município. A secretária de Assuntos Políticos, Graça Paz, destacou a necessidade de atrair novos empreendimentos para a capital. “A cidade está chegando aos 400 anos e necessita de investimentos para progredir de forma equilibrada e em condições de proporcionar uma melhor qualidade de vida à população”, disse.

Em seu pronunciamento, Maria do Amparo ressaltou que a administração do prefeito João Castelo tem desenvolvido ações para promover o desenvolvimento econômico local. Nesse contexto, a titular da Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) citou o Plano de Desenvolvimento Econômico Local (DEL), elaborado pela atual gestão, que tem como escopo fornecer ao município diretrizes para o desenvolvimento econômico, aumentar o número e a qualidade de empregos para a população e incrementar a renda local, respeitando os princípios do desenvolvimento sustentável, a fim de garantir melhor qualidade de vida.

Durante discurso, Maria do Amparo também ressaltou a importância da iniciativa no sentido de identificar os pontos estratégicos necessários, visando ao alcance das metas para o desenvolvimento econômico. “Não se pensa em crescimento econômico com visão unilateral, mas sim plural, diversificada e representativa, com a participação de todos os segmentos, que vão desde a construção dos pilares do processo até a sua implementação”, frisou a secretária.

Na oportunidade, estiveram presentes, ainda, o diretor da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon), Mário Berti, e o presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado do Maranhão (Sescap-MA), Gilberto Alves Ribeiro. O gerente da Petrobrás no Maranhão, Rogério Ferreira da Silva, também participou da audiência.

Ao final, o diretor da Fenacon disse que a federação disponibilizava-se para colaborar com o crescimento econômico do município. “A cidade de São Luís está efervescendo e nós queremos fazer parte desse processo dispostos a ajudar de modo que todos os ideais sejam alcançados”, declarou.

segunda-feira, 28 de março de 2011

MENSAGEM!

DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS

Conta certa lenda, que estavam duas crianças patinando num lago congelado. Era uma tarde nublada e fria e as crianças brincavam despreocupadas. De repente, o gelo se quebrou e uma delas caiu, ficando presa na fenda que se formou. A outra, vendo seu amiguinho preso e se congelando, tirou um dos patins e começou a golpear o gelo com todas as suas forças, conseguindo por fim quebrá-lo e libertar o amigo. Quando os bombeiros chegaram e viram o que havia acontecido, perguntaram ao menino: - Como você conseguiu fazer isso? É impossível que tenha conseguido quebrar o gelo, sendo tão pequeno e com mãos tão frágeis! Nesse instante, um ancião que passava pelo local, comentou: - Eu sei como ele conseguiu. Todos perguntaram: - Pode nos dizer como? - É simples - respondeu o velho. - Não havia ninguém ao seu redor, para lhe dizer que não seria capaz. "Deus nos fez perfeitos e não escolhe os capacitados, CAPACITA OS ESCOLHIDOS. Fazer ou não fazer algo só depende de nossa vontade e perseverança Mt 22:14- Porque muitos são chamados. MAS POUCOS OS ESCOLHIDOS. Confie... As coisas acontecem na hora certa. Exatamente quando devem acontecer! Momentos felizes, louve a Deus. Momentos difíceis, busque a Deus. Momentos silenciosos, adore a Deus. Momentos dolorosos, confie em Deus. Cada momento, agradeça a Deus. DEUS CAPACITA OS ESCOLHIDOS

sexta-feira, 25 de março de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

Geração Beat

Poeta Claudio Willer ministra palestra e lança livro nesta hoje, sexta.

Literatura na agenda cultural de São Luís. O poeta, tradutor e ensaísta paulista, Cláudio Willer, ministrará nesta sexta-feira, 25, a palestra “A Geração Beat”. Na ocasião, Willer também faz o lançamento com sessão de autógrafos do livro “Geração Beat” (L&PM Pocket). A palestra acontece nesta sexta-feira, 25 de março, às 18h, no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Centro histórico de São Luís (MA).

A palestra é gratuita. A promoção é da Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Assuntos Culturais/Proex, com apoio do Sesc, Fundação Sousândrade e Poeme-se. Abrindo a programação acontecerá uma série de leituras de poemas da Geração Beat, interpretados pelos poetas maranhenses Celso Borges, Eduardo Júlio, Fernando Abreu, Josoaldo Rego e Paulo Melo Sousa.

“Geração Beat” foi o movimento literário de vanguarda artística com ramificações na música e na fotografia. “Foi um sopro de ar fresco na cultura norte-americana dos anos 50. Manifestou-se por meio de um grupo de jovens escritores que extrapolaram a arte e a vida transformando-as numa explosão criativa, embalada pelo êxtase das drogas, em busca de experiências transcendentais”, afirma Cláudio Willer.

“O companheirismo de Jack Kerouac, Allen Ginsberg, William Burroughs, Neal Cassady, Gregory Corso, Lawrence Ferlinghetti, Carl Solomon, entre outros, deu origem a uma das mais originais manifestações culturais de meados do século XX, que até hoje surpreende e fascina milhares de leitores”. A expressão “beat generation” surgiu em uma conversa entre Jack Kerouac e John Clellon Holmes em 1948.

“Os dois poetas discutiam a natureza das gerações, lembrando o glamour da lost generation (geração perdida), e Kerouac disse: “Ah, isso não passa de uma geração beat”. Falavam sobre ser ou não uma “geração encontrada” (como Kerouac às vezes a denominava), uma “geração angélica”, ou qualquer outro epíteto”, diz willer.. Mas Kerouac descartou a questão e disse “geração beat” – não para nomear a geração, mas para desnomeá-la. “A conversa foi, acrescente-se, no apartamento onde Ginsberg morava, no Harlem. A expressão aparece em Go, de John Clellon Holmes3, narrativa escrita naquele período e publicada em 1952, que está na raiz do mito beat”.

UMA BOA SEXTA!

quinta-feira, 24 de março de 2011

NOTÍCIA-POLÍTICA.

O nosso destaque de hoje do nosso blog vai para o carismático vereador Ivaldo Rodrigues que participa hoje dia, (24), até dia, (25), do Encontro Nacional da Juventude em Brasília – DF sendo que nesse mesmo evento acontece a convenção do partido PDT para a escolha do novo presidente. Parabéns e sucesso!

ENTRETENIMENTO.

GUT da UFMA abre inscrições.

Oportunidade imperdível para jovens e adultos que querem entrar em cena e aprender a dominar a linguagem, técnicas e conhecimentos de teatro. A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Grupo Universitário de Teatro - projeto de extensão que é vinculado ao Departamento de Artes - está com inscrições gratuitas para novos integrantes. Os interessados poderão ser futuros atores, cenógrafos ou produtores.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até hoje dia 24 de março de 2011, no Departamento de Assuntos Culturais, situado no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782 - Centro) ou na Biblioteca Setorial de Artes (Bloco 6 - 2ª piso do Centro de Ciências Humanas), no Campus Universitário do Bacanga, em São Luís (MA). No Palacete Gentil Braga as inscrições podem ser feitas das 8h às 12h e das 14h às 18h.

Já na Biblioteca de Artes do CCH, as inscrições poderão ser feitas das 18h30 às 21h30. Os encontros teatrais acontecerão a partir das 18h30h, no Palacete Gentil Braga. Informações: 3301 8370 / 8151 5932 / 88 2086 ou 9122 8623. Participe.

NOTÍCIA-BELEZA.

Com o objetivo de selecionar seus futuros líderes, a Natura acaba de abrir as inscrições para seu programa de trainee 2011. A edição deste ano selecionará profissionais para 35 vagas, com parte delas nas operações internacionais da empresa situadas na Colômbia, Peru, México, Argentina, Chile e França. As inscrições e todas as informações do processo seletivo já estão disponíveis no site www.jovenstalentosnatura.com

-------------------

A "hair stylist and makeuper" Suzanne D’ Castro recebe clientes e convidados, esta quinta-feira, a partir das 19h, para apresentar a nova filial do salão Egoïste, na Ponta do Farol-Lagoa. E Suzanne tem realizado constatemente cursos de aperfeiçoamento e aprimoração como os realizados no Studio Principal Wella, em Darmstadt, Alemanha, e em institutos Wella em Roma e Milão, na Itália. Recentemente Suzanne participou de laboratório específico em corte e cor (cutting and colour) no mais importante instituto de beleza do mundo (isso mesmo, a top das tops), a Sasson Academy, em Londres (Reino Unido). Durante o coquetel de inauguração, técnicos nacionais da Wella e o hair designer Marcelo Savastano, do Rio, vão demonstrar tendências para cabelo e maquiagem. Na foto, Suzanne e instrutores da Sasson Academy, Inglaterra.

Beleza é Fundamental!

NOTÍCIA-CULTURA.

ARTES PLÁSTICA

Oficina 'Azulejos de Papel' com Babula

A artista plástica, Babula estará a frente da oficina “Azulejos de papel", de terça-feira (29) á (02) de abril, no Museu Histórico e Artístico do Maranhão, das 08h30min às 11h30min. A oficina tem o apoio do Museu e contrapartida cultural referente a Residência Artística realizada em Lagos (Portugal), onde Babula realizou ações culturais, em dezembro do ano passado, por meio do Edital de Intercâmbio Cultural da Secretaria de Fomento e Incentivo à Cultura, do Ministério da Cultura do Brasil.

Na Associação LAC, Laboratório de Atividades Criativas, em Lagos, Babula interagiu com artistas locais e apresentou a técnica de confecção dos azulejos de papel em oficina aberta ao público. A intenção, também, é valorizar os processos de reciclagem de papel, arte que mantém estreita ligação com a preservação ambiental.

Desenhos dos azulejos trazidos para o Brasil pelos portugueses serão utilizados como inspiração na confecção dos azulejos de papel. Esta é uma forma de homenagear o cenário histórico-arquitetônico de São Luís, Patrimônio da Humanidade reconhecido pela UNESCO, que ainda vive sob a ameaça do descaso e da depredação, principalmente de seus conjuntos azulejares do século XIIIV e XIX. A oficina está direcionada a artistas, arquitetos e outras pessoas interessadas, maiores de 15 anos.

SERVIÇO

LOCAL: Museu Histórico e Artístico do Maranhão - Rua do Sol

Horário: das 08h30min às 11h30min

Dias: 29 30,31 de março e 1,2 de abril

Informações: 88843541 e 32189922.

TENHA UM BOM DIA MARAVILHOSO!

terça-feira, 22 de março de 2011

DATA COMEMORATIVA.

Dia Mundial da Água

No mês em que se comemora o Dia Mundial da Água, (hoje dia 22), é preciso lembrar que, em diversos lugares do planeta, milhares de pessoas já sofrem com a falta desse bem essencial à vida. Muito se fala em falta de água e que, num futuro próximo, teremos uma guerra em busca de água potável. Mas como está a situação dos recursos hídricos hoje no Brasil? Para o alívio de todos os brasileiros, o Brasil é um país privilegiado, pois aqui estão 11,6% de toda a água doce do planeta. Aqui também se encontram o maior rio do mundo - o Amazonas - e o maior reservatório de água subterrânea do planeta - o Sistema Aqüífero Guarani.

Então vamos preservar o que é nosso, água é ouro!

segunda-feira, 21 de março de 2011

ENTRETENIMENTO.

Site da Revista Conexão Potiguar entra hoje no AR.

Portal feito pela PHD Virtual, uma das melhores empresas de web do Rio Grande do Norte foi entregue ao colunista Salomão Medeiros está semana.

Agora é contagem regressiva para na terça-feira ao meio dia de 22 de Março de 2011, entrará no ar o site da revista Conexão Potiguar, anunciou o editor da publicação, colunista do Jornal O Vale do Apodi, Site da Revista 100 Fronteiras, Salomão Medeiros.

“Todo esse trabalho da produção do Site é o principio de um projeto ousado, consistente e grandioso “disse o colunista Salomão Medeiros que ainda lançará no dia 14 de Maio de 2011 durante festa na cidade de Galinhos, região litoral do Rio Grande do Norte, o Programa de Turismo Conexão Potiguar em show com as bandas Arcanjos e Introza.

Fora isso na primeira semana de Abril, o colunista Salomão Medeiros e o jornalista Wallece Maxsuel estarão recendo os cantores Dorgival Dantas e Amazan que visitarão o Santuário de Santa Rita de Cássia para produzirem matéria especial para a terceira edição da revista Conexão Potiguar.

Direcionado ao Desenvolvimento, Turismo, Entretenimento e Sociedade, a primeira edição da revista Conexão Potiguar circulará no dia 31 de Março de 2011 nas principais cidades polos do Rio Grande do Norte, entre elas Assú, Apodi, Caicó, Macau, Mossoró, Santa Cruz, Pau dos Ferros, Natal e na capital da Bahia, Salvador.

Este colunista deseja muito sucesso para o seu querido amigo e parabeniza toda equipe desse maravilhoso editor e colunista Salomão Medeiros.

sábado, 19 de março de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

Cine Praia Grande reabre em grande estilo

Desde a reforma da Praia Grande, no final dos anos oitenta do século passado, o Cine Praia Grande já passou por diversas fases, algumas boas, outras nem tanto. O local virou ponto de encontro de cinéfilos e de pessoas em busca de um entretenimento de qualidade. Aos poucos, esse importante espaço cultural, assim como tantos outros locais do Centro Histórico de São Luís, foi perdendo o glamour de outrora. Hoje, muita gente não freqüenta mais a Praia Grande, com medo de possíveis assaltos ou de serem importunados por hippies, desocupados ou bêbados pedindo esmolas. As autoridades deixaram a Praia Grande largada à própria sorte, sem uma política cultural adequada. No momento, depois de passar um bom tempo fechado, o Cine Praia Grande reabriu as suas portas, mais uma vez sob a coordenação do competente cineasta e empresário Frederico Machado, uma boa notícia para quem gosta do ambiente da Praia Grande, não só pelos bons filmes que, com certeza, estarão disponíveis para os amantes do cinema, mas, também, pelo fato de se valorizar um ambiente importantíssimo sob o aspecto histórico e cultural da capital patrimônio da humanidade. A iniciativa é importante, e pavimenta o terreno para a realização de um dos maiores eventos culturais deste ano, o “Festival Internacional de Cinema Lume”, que acontecerá de 14 a 23 de julho, em São Luís, também articulado por Frederico Machado. O evento pretende, dentre outras coisas, proporcionar o estímulo ao desenvolvimento da produção audiovisual local, promovendo o intercâmbio com a produção nacional e internacional através de mostras competitivas e paralelas, aquecendo o debate e a pesquisa sobre cinema, contando com a participação de cineastas e pesquisadores do ramo. A reabertura do Cine Praia Grande aconteceu no último dia 10 de março, e contou com a presença de convidados ligados ao segmento cultural, espectadores antenados com a modernidade. O filme escolhido para o reinício das atividades do cinema foi "Tetro", de autoria do indiscutível Francis Ford Coppola. Um filme denso, trágico em sua temática amarga, ao revelar uma crua rivalidade familiar que culmina num final surpreendente, permeado por uma caprichada dramaturgia, filmado em preto e branco, evidenciando ao fim de tudo a marca da genialidade de Copolla ao fazer o máximo com o mínimo de recursos. A película conta com uma bela fotografia, atuações competentes, roteiro intimista, fiel ao estilo do diretor de “O Poderoso Chefão”, “Tetro”, com as atuações impecáveis de Vincent Gallo no papel principal e Alden Ehrenreich, dentre outros, convence mesmo aqueles que torcem o nariz para temáticas tão áridas quanto as que são reveladas por tragédias familiares. O filme fica em cartaz até a semana que vem.
UM BOM FIM DE SEMANA MARAVILHOSO!

quarta-feira, 16 de março de 2011

NOTÍCIA- OAB.

Comissão de Direitos Humanos e entidades parceiras lançam campanha pelo direito dos travestis
Hoje, quarta-feira (16/03), às 15h, no Plenário da OAB/MA, acontece o lançamento da Campanha Estadual pelo Direito de Adequação do Nome das Travestis à sua Identidade de Gênero. A campanha O NOME QUE EU SOU envolve um conjunto amplo de parceiros: Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Núcleo de Proteção da Mulher e População LGBT da DPE, Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Cidadania, Secretaria da Mulher, Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos, CEJIL Brasil e outros.
A iniciativa é inovadora no País e servirá de referência para outros estados brasileiros, por envolver um conjunto de entidades, propondo debate sério e esclarecimento público sobre o tema. As travestis são um dos segmentos sociais que mais sofrem preconceitos. Há quase nenhuma visibilidade positiva acerca das travestis, vítimas constantes de preconceitos por parte da mídia e violência social, por não seguirem o padrão classificado como “bimórfico, heteronormativo”, que prevê apenas duas formas de manifestação de identidade sexual e de gênero, masculino e feminino.
Um grupo formado por mais de uma dezena de travestis maranhenses ingressará com ações judiciais reivindicando o direito de alteração do prenome, adequando-o a suas realidades existenciais. As ações correrão sem qualquer custo para as interessadas.
IDENTIDADE E HISTÓRIA DE VIDA - “Essa construção será histórica em nosso Estado - infelizmente tão marcado por atrocidades, opressões, desigualdades brutais, exclusões. Estamos preparando uma campanha pública de sensibilização social e conquista de mentes e corações para esta demanda”, explica o vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB/MA, Rafael Silva. A Comissão de Direitos Humanos e um conjunto de entidades da sociedade civil organizada (ver ao lado) lançam nesta quarta-feira a campanha pública, com o objetivo de conquistar a simpatia da sociedade e lutar pela autenticidade, pela livre construção da identidade, pela diversidade enquanto característica enriquecedora da experiência humana.
“Para nós, ela significa mais do que o respeito ao direito fundamental de livre construção da identidade na história de vida singela, difícil e delicada das travestis maranhenses. Significa a própria concretização do direito de cada e qualquer pessoa - independentemente de suas escolhas, características e crenças -, de construir livremente o seu percurso na vida, em busca da realização de seus anseios, sonhos, afetos e desejos”, conclui o vice-presidente.

DETRAN-MA

Com o tema “Alegria na ida e na volta”, o Departamento Estadual de Trânsito lançou no dia, (03), no Auditório da sede do Departamento na Vila Palmeira, a campanha educativa de trânsito do Governo do Estado do Maranhão que aconteceu ao longo do período carnavalesco de 2011. Veja Quem fez acontecer:
Flávio Trindade entre os convidados.
O Inspetor Inácio Castro Júnior, da Polícia Rodoviária Federal.
Flávio Trindade, Zé Raimundo Rodrigues, Osvaldo Sousa e o capitão dos Portos do Maranhão, Nelson Ricardo Calmon Bahia.
O carismático Diretor do DETRAN–MA Flávio Trindade.
Alex Brasil Leia-se AB Propaganda e o assessor de comunicação do DETRAN Leonardo Sampaio
A bela Secretária adjunta de Comunicação Social do Estado, Carla Georgina.

O Capitão Adonias da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente.

terça-feira, 15 de março de 2011

NOTÍCIA - SÃO LUIS

Segurança em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

titular da Semusc, Luiz Carlos Magalhães.

A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), realizará, nas próximas quinta (17) e sexta-feira (18), a partir das 9h, palestras em homenagem ao Dia Internacional da Mulher com o tema “A Mulher na Guarda Municipal: a segurança começa em casa”, no auditório do órgão.

Segundo a coordenadora da Ouvidoria da Semusc, Rita Calmon Bahia, as palestras falarão sobre a violência contra a mulher. Ela afirmou que é importante, ainda, debater assuntos que pertinentes à segurança da mulher em vários setores como segurança emocional, física, nutricional, direitos, e, até, no esporte.

“Pelo fato da Semusc ser um órgão de segurança, não poderíamos deixar de realizar uma série de palestras sobre a questão e, nesse contexto, falarmos, também, sobre a violência que assola as mulheres. Esperamos que este evento acrescente desafios e motivações para que possamos construir um diálogo, cada vez maior, com a sociedade sobre o tema”, afirmou Rita Calmon.

No primeiro dia, na quinta-feira (17), o evento começará com um pronunciamento do titular da Semusc, Luiz Carlos Magalhães. Em seguida, haverá a palestra “Segurança Emocional”, com a ouvidora da Secretaria, Rita Calmon Bahia. Logo após o coffe-break, será a vez da apresentação “Saúde da Mulher”, ministrada pela enfermeira, Irinete Chaves Silva, da Coordenação Materno Infantil, da Secretaria Municipal de Saúde (Semus). Durante a tarde, das 14h às 17h, a Semusc vai proporcionar às participantes a tarde da beleza.

Já na sexta-feira (18), o evento começará mais cedo, às 8h30, com a palestra “Futebol feminino contra o preconceito de gênero”, proferida pela promotora comunitária da Ong Plan, Simone Memória. Em seguida, serão realizadas as palestras “Nutrição da Mulher”, com a nutricionista da Semusc, Rejane Holanda da Silveira, e “Lei Maria da Penha”, com o guarda municipal Agnaldo Chaves. O evento será encerrado com entrega de certificados e sorteio de brindes a todos os participantes.

A Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc) fica na Avenida dos Franceses, no bairro da Alemanha.

Tenha um bom dia maravilhoso!

sábado, 12 de março de 2011

NOTÍCIA-POLÍTICA.

Semana Municipal da Mulher

Um ato político que teve como uma panfletagem no Circuito do Carnaval/São Pantaleão na terça-feira de Carnaval, dia (08), vai marcar a abertura da IV Semana Municipal da Mulher, que terá uma vasta programação se estendendo do dia 14 ao dia 19, tendo como eixo central “Política de Saúde para a Mulher e a Formação Política nas Bases Comunitárias e Partidárias”. A concentração aconteceu na sede do Instituto Bem Comum/São Pantaleão, de onde partiu uma caminhada com a distribuição do panfleto com o tema “Mulher com Saúde: Mulher Feliz”, tendo paradas para falas na Vila Gracinha, Praça da Saudade, Largo do Caroçudo, Portal do Ceprama, Largo do Santiago, Canto da Comunicação, Praça Deodoro, finalizando ao lado do Socorrão.

Já no dia 14 de março, a partir das 08h, começa com uma concentração na Praça Deodoro para a caminhada “Mulher com Saúde: Mulher Feliz”, que parte às 09h30 com destino a Rua do Passeio, passando pelo Corpo de Bombeiros, para a realização de um ato público no fundo do Parque do Bom Menino, tendo como ponto de referência a escadaria em frente a Secretaria Municipal de Saúde. Já à tarde às 14h será feita a abertura das atividades da tenda, e até as 18h funcionará a Central de Informação, além das palestras sobre “Saúde Sexual Reprodutiva” e “Saúde da Mulher Negra”, ministradas, respectivamente, por Dra. Elba Mochel e Coletivo de Mulheres Negras.

Participação Política - “Participação das Mulheres no Partido Político” é o tema da palestra do dia 15 às 09h, com a participação de representações dos Coletivos de Mulheres do PCdoB, PDT, PT e PSB, e às 16h será a vez da vereadora Rose Sales (PCdoB) ministrar a palestra “Mulher e Participação Política”. Segundo a parlamentar comunista “é de grande importância que a mulher ocupe o seu espaço na política, pois essa é uma forma de luta das mulheres para a conquista de políticas publicas voltada para as mulheres, dentro das áreas de saúde, família, trabalho, educação, entre outras visando a garantia de dignidade e de direitos”.

No dia 16 o Conselho Municipal da Condição Feminina vai abordar o tema “Políticas Municipais de Saúde da Mulher: Realidade e Desafios” em uma palestra, enquanto o STTR tratará da “Ação da Mulher no Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais”. Já a Coordenadoria Municipal da Mulher cuidará do assunto “Enfrentamento à Violência” e a Promotoria da Mulher e Vara da Mulher debaterá a “Lei Maria da Penha”. No mesmo dia, das 08h às 11h30, e das 14h às 17h30, respectivamente, em São José de Ribamar e na Raposa , será realizada a “Roda de Conversa: Divulgação dos serviços públicos de atendimento da mulher”.

Saúde da Mulher - A Coordenação Municipal da Mulher, Centro de Referência de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, Conselho Municipal da Condição Feminina de São Luís, Conselho Estadual da Mulher, Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais, Secretarias de Estado da Mulher e da Saúde participarão da “Roda de Conversa”, que acontecerá também em Paço do Lumiar, das 08hàs 11h30, no dia 18. E na mesma data, das 08h às 18h, na Praça Deodoro, acontecerão as palestras sobre “Mortalidade Materna”, com representante da BENFAM, e “A saúde da mulher nas diferentes categorias profissionais”, com representantes de Sindicatos.

Para finalizar a IV Semana Municipal da Mulher, será realizada uma Ação Social no dia 19, das 09h às 17h, na Zona Rural, na Unidade do SESI BR, com atendimentos médicos (Carreata da Mulher: Coleta de exames preventivos, consultas ginecológicas, nutricionistas), recreação, oficinas de geração de emprego e renda, orientações jurídicas, cuidados com a beleza e assistência INSS.

A IV Semana Municipal da Mulher é uma realização da Coordenadoria Municipal da Mulher, Comitê Maranhense da Marcha Mundial das Mulheres, Conselho Municipal da Condição Feminina, Coordenação das Mulheres dos Partidos, Fórum Mulheres Maranhenses, Secretaria de Estado da Mulher, Vereadora Rose Sales, SEMGOV, ASP/CTB, COMAFRO, PCdoB, PT, PSB, PDT, SINFUSP – SL, SINPROESEMMA, STTR, SINDMUNG, SINDVIG, SINDMETAL, SINTEMA e FETAEMA. Já os parceiros são Mandato Vereadora Rose Sales, Instituto de Desenvolvimento Social e Humano Hugo Reis, Ministério Público, Previdência Social – INSS, FIEMA- SESI, SEBRAE, SESC, BEMFAM, SINPROESEMMA, Restaurante Scorpions, Laboratório Gaspar, Natura e Hary Kay.

MULHERES LINDAS E BELAS.

NOTÍCIA - SÃO LUIS

CORTE REAL MOMESCA DA 3ª IDADE BRILHA NO CARNAVAL

O Carnaval da Corte Real da 3ª Idade de São Luis, após 20 apresentações, inclusive na passarela do samba junto com a Corte Momesca da FUNC, com um entrosamento impecável, chega ao fim e deixa os foliões da 3ª idade com um gostinho de quero mais.

A euforia entre os foliões que contagiava até mesmo os mais tímidos é digno de nota dez, também o envolvimento e comprometimento das pessoas que fizeram parte da organização da folia momesca. As Cortes Momescas da Func e do Programa Melhor Idade, deu o máximo de si, para que este carnaval ficasse na memória de cada folião.

“Vamos transformar o Concurso do Rei Momo e Rainha do Carnaval da 3ª Idade do Programa Melhor Idade “A Idade que Brilha”, na maior festa momesca para os idosos de São Luis, cuja intenção é valorizar e preservar as tradições culturais e fortalecer a inclusão social da pessoa idosa, conclui a apresentadora Amara Lucena organizadora deste evento que está na sua 3ª edição”. Parabéns é o que desejamos.

sexta-feira, 11 de março de 2011

DETRAN-MA

Detran realizou ações educativas na capital e no interior do Estado durante o Carnaval 2011.

O Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MA), por meio da Coordenação de Educação para o Trânsito realizou diversas ações educativas durante o período de Carnaval na capital e no interior do Estado. As atividades educativas denominadas pitstops tiveram o objetivo de conscientizar os motoristas que estava na folia para os riscos do trânsito durante o período momesco. Em São Luís, o DETRAN contou com o apoio da Polícia Militar na Ponta da Espera no dia (05/03), onde realizou um pits stop educativo distribuindo folhetos, aos foliões que se dirigem à baixada com dicas de segurança para a viagem, cuidados com o carro e os perigos de dirigir na chuva, haja vista que a previsão foi de muita chuva no período da folia. Ainda na saída da cidade, mas precisamente na cabeceira da Ponte do Estreito dos Mosquitos, o DETRAN juntamente com a Policia Rodoviária Federal montou outra ação educativa pit stop durante o dia em que, segundo a PRF, foi de maior fluxo de veículos deixando a capital e de maior número de acidentes. O DETRAN também disponibilizou o serviço de guincho e de ambulância (parceria com a Secretaria de Saúde) que esteve apostos para qualquer eventualidade. “O fluxo de veículos no sábado foi muito grande. A Polícia Rodoviária esteve fiscalizando com radares e bafômetros. Além de trabalhar na saída da capital, o DETRAN também realizou ações educativas em 8 municípios do Estado (Santa Inês, Imperatriz, Barra do Corda, Bacabal, Dom Pedro, Pinheiro, Arari e Viana), além dos 15 municípios das Ciretrans, que também esteve em ação em prol de sensibilizar os foliões dos perigos da combinação álcool e direção.Uma equipe de educadores do departamento acompanhada de uma guarnição da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente esteve itinerante realizando ações educativas e de fiscalização nos municípios. Fazendo jus ao nome da campanha educativa “Alegria na ida e na volta”, o Departamento em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, tendo conhecimento que é na volta que existe o maior índice de engarrafamento e de infrações esteve realizando blitz educativas na BR 135 e na BR 402, que liga Bacabeira à Rosário na quarta feira de cinzas.

Parabéns para todos da equipe do DETRAN que trabalhou bastante em prol da segurança no trânsito durante o carnaval.

Em Breve!

AGUARDEM!

MAIS UMA EDIÇÃO DO JORNAL DA ALEGRIA DO MARANHÃO.

sábado, 5 de março de 2011

DETRAN-MA lança campanha educativa de Carnaval

Com o tema “Alegria na ida e na volta”, o Departamento Estadual de Trânsito lançou nesta quinta-feira, 3 de março, às 10h, no Auditório da sede do Departamento na Vila Palmeira, a campanha educativa de trânsito do Governo do Estado do Maranhão que vai acontecer ao longo do período carnavalesco de 2011. A campanha educativa é composta de diversas ações e acontece em parceria com a Polícia Militar do Maranhão, a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Estado de Saúde e Secretarias e Departamentos Municipais de Trânsito. A solenidade de abertura da campanha contou com a participação do Capitão dos Portos do Maranhão, Nelson Ricardo Calmon Bahia, da Secretaria adjunta de Comunicação Social do Estado, Carla Georgina Silva, do Capitão Adonias da Companhia de Policiamento Rodoviário Independente (CPRVind) que representou o comando da PMMA e do Inspetor Inácio Castro Júnior, da Polícia Rodoviária Federal, além de diversos jornalistas e dos diretores administrativo-financeiro do Detran, Marília Mendonça e do Diretor Operacional, Coronel Batista, além de servidores da Educação para o trânsito e demais setores do departamento. Durante suas falas as autoridades foram unânimes em parabenizar o Detran pela iniciativa de congregar os diversos setores que trabalham em prol da redução do número de mortes e de acidentes nesse período de carnaval. Nos dias do carnaval equipes de educadores, fiscais e policiais dos órgãos participantes estarão à postos em locais estratégicos na entrada e saída da ilha, além dos principais circuitos carnavalescos da capital e do interior alertando os condutores e pedestres sobre os cuidados necessários As ações educativas acontecem em São Luís e em todas as 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans) localizadas nas diversas regiões do Estado que desenvolverão ações educativas. Como forma de intensificar as ações educativas de trânsito já estão sendo veiculadas mensagens educativas na forma de VT de televisão, spots de rádio, anúncios em jornal e outdoors, tendo como objetivo alertar a população sobre os perigos da combinação álcool e direção, além de apresentarem dicas de segurança para os foliões que viajam durante a festa, como o uso do capacete. “A nossa intenção é sensibilizar todos que fazem parte do trânsito seja o motorista, o pedestre, o motociclista da necessidade de valorização da vida humana. Só queremos garantir a alegria da festa do carnaval onde todos possam se divertir e retornar para suas casas com segurança”, enfatizou o Diretor Geral, Flávio Trindade, ao agradecer a presença de todos no evento que já virou tradição no Departamento. Veja o vídeo da campanha e divulgue: http://www.youtube.com/watch?v=1HgxuSTv5vI

Em breve as fotos do lançamento aqui no blog, na coluna social "Amazing News" no Jornal Correio de Notícias e no site da revista Caras e Nomes. Tudo de Bom, mais uma vez o Detran-ma trabalhando pela segurança no trânsito do povo maranhense.

sexta-feira, 4 de março de 2011

ARTIGO-CARNAVAL!

CARNAVAL: LIÇÕES PARA FORTALECER O TRABALHO EM EQUIPE

Estou no décimo primeiro andar de um prédio, no centro da capital de Santa Catarina. Da janela da sala de aula, do curso de mestrado em administração, observo a movimentação dos carnavalescos montando, pintando e acertando detalhes dos carros alegóricos para o desfile de carnaval. É possível perceber a integração, o grau de cooperação, o respeito com a diversidade e o rigor para superar desafios, por meio do trabalho em equipe. Um esforço coletivo sem esquecer a existência da competição (concorrência) entre as escolas de samba e do desejo de vencer. A seguir, descubra que lições o carnaval pode contribuir para fortalecer o trabalho em equipe e favorecer na formulação de novas estratégias empresariais competitivas.

Compreender a existência da diversidade – Como palestrante, percebo a diferença de público nas palestras, mesmo quando duas palestras são apresentadas para funcionários da mesma organização. Há pensamentos, comportamentos, reflexões e maneiras de sentir emoções de formas diferentes. Imagine como a diversidade está presente em um desfile de carnaval, nos carros alegóricos, nos estilos de dança e no samba enredo. Valorize, compreenda e respeite a diversidade. Excelentes líderes e gestores reconhecem que seus liderados aprendem de maneiras inovadoras e, por isso, empregam múltiplos métodos de ensino. Compreender a existência da diversidade na força de trabalho é essencial para fortalecer o trabalho em equipe, pois as organizações estão se tornando mais heterogêneas em termos de raça, etnia e gênero de seus participantes. Antes de realizar a reclamação de um colega, lembre que compreender a existência da diversidade é fundamental para que o clima de trabalho seja ainda mais produtivo, rentável e harmonioso.

Acreditar na relevância do treinamento – Que resultado teria uma escola de samba sem treinamento? Carnavalescos na avenida sem sincronismo? Músicos sem entender o mestre de harmonia? Seguramente o resultado seria desastroso, além de decepcionante. Empresas de referência não encaram o treinamento como uma despesa, mas como investimento para perceber pontos fracos e fortes da sua atuação diante da concorrência. Em um mercado com alta mobilidade, acreditar na relevância do treinamento é um diferencial competitivo, capaz de gerar resultados surpreendentes. Para maximizar seus treinamentos, lembre que o tempo é algo valioso e que os participantes serão recompensados com algo grandioso que nenhum ladrão da face da terra conseguirá retirar: o conhecimento.

Na história do carnaval, além da cultura, alegria e diversão, há uma busca constante pela perfeição. Além de planejamento, definição de estratégia e organização meticulosa, tudo é regido por normas, cooperação, integração e um rígido cronograma. O objetivo é fazer a engrenagem imaginária do samba enredo, obter forma e conquistar desenvoltura e harmonia. Cooperar sempre faz bem e o trabalho em equipe, na prática, passa a ser um elo fortíssimo para intensificar uma importante corrente, capaz de tornar o clima de trabalho ainda mais produtivo. Jamais esqueça que, você passa grande parte do seu dia, no ambiente de trabalho e nada mais satisfatório, do que concretizar suas atividades com a ajuda de pessoas dispostas a seguir com você para o lado correto. Um time vitorioso supera desafios compreendendo a existência da diversidade e acreditando na relevância do treinamento. Sua equipe está pronta para ser campeã?

Dalmir Sant’Anna – Palestrante comportamental, Mestrando em Administração de Empresas, Pós-graduado em Gestão de Pessoas, Bacharel em Comunicação Social e Mágico profissional. Autor do livro "Menos pode ser Mais" e do DVD com o tema “Comprometimento como fator de Diferenciação”. Visite o site: www.dalmir.com.br
UM BOM CARNAVAL!

quarta-feira, 2 de março de 2011

Segurança no Trânsito!

Detran-MA recomenda atenção e alerta motoristas para cuidados ao dirigir na chuva.
Com a chegada das chuvas intensas que fizeram de São Luís a capital com o maior índice de incidência de chuvas nas últimas 24 horas no Brasil, segundo informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), é importante que os motoristas redobrem a atenção para evitar os riscos de acidentes e perigos de dirigir neste período chuvoso. De acordo com o Coordenador de Educação para o Trânsito do Departamento Estadual do Maranhão, Roberval Lopes, a paciência e a atenção precisam andar de mãos dadas com os condutores maranhenses. “Nós, da Educação para o Trânsito, sabemos dos perigos que as chuvas trazem, principalmente no trânsito. Por isso recomendamos que os condutores redobrem a atenção, já que a visibilidade diminui. E que tenham o máximo de paciência, evitem a velocidade alta e verifiquem as condições dos veículos”, alertou o coordenador. Ainda sobre a vistoria no veículo, Lopes lembra também sobre as condições dos pneus, que necessitam ser inspecionados, uma vez que esses itens são os que mais sofrem com as chuvas e, conseqüentemente, trazem perigo ao condutor. “Ações básicas e simples como verificar a situação do limpador de pára-brisa, manter uma distancia segura em relação ao veículo da frente e diminuir a velocidade facilitam e muito a vida dos condutores durante o período das chuvas”, destacou o Diretor Geral do Detran-MA, Flávio Trindade Jerônimo. Outro fator que pode prejudicar a vida dos motoristas é a aquaplanagem, que significa a falta de aderência do pneu com a pista, e que faz com que o veículo derrape e o condutor perca o controle do automóvel. A estabilidade de um veículo depende do contato entre os pneus e o solo, portanto, à medida que a velocidade aumenta, esse contato diminui devido à penetração de ar entre a pista e o veículo. Dicas fundamentais do DETRAN-MA para os motoristas em período de chuva: - Ao perceber acúmulo de água na pista, diminua a velocidade. - Acenda as lanternas e os faróis baixos, para facilitar que seu carro seja visto por outros condutores. - Evite frear de maneira brusca, para não travar as rodas e derrapar por falta de aderência. - Não fume para evitar o embaçamento do vidro. - Não use as poças d’água para “lavar” seu veículo. Muitos acidentes começam assim. - Se tiver de passar por um trecho alagado, verifique a altura da água. Até a metade da roda, você tem condições de dirigir, acima disso, o veículo fica exposto a panes mecânicas. Tenha calma e aguarde o nível da água baixar.
O BLOG E O COLUNISTA PARABENIZA O DIRETOR FLÁVIO TRINDADE BELO O BELISSÍMO TRABALHO QUE VEM DESEMPENHANDO NA FRENTE DO DETRAN-MA.