Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

NOTÍCIA-CULTURA.

Penúltimo dia da 6ª Mostra Guajajara de Arte em São Luís

Quem ainda não foi conferir nenhum dia da 6ª Mostra Guajajara de Artes ainda pode dar uma passada por um dos locais escolhidos para a realização da programação cultural e artística. Os amantes do cinema podem pegar o último dia de exibição de filmes da Mostra Jodorowsky amanhã (27), a partir das 10h, no Auditório A “Mario Meirelles”, no Centro de Ciências Humanas (UFMA – Campus do Bacanga). O filme da vez é “A Montanha Sagrada”, em que Jodorowsky interpreta o papel do "alquimista" que reúne um grupo de pessoas que representam os planetas do Sistema Solar. O longa foi a grande obra ovacionada no Festival de Cannes em 1973.

A criançada também não fica de fora no penúltimo dia de Mostra em São Luís. A partir das 10h, a Área de Vivência do SESC Deodoro (Centro) será palco do espetáculo “Kabupe, o Cavalo Voador”, escrito por Silvana Cartágenes. A história apresenta uma vovó, narrando a história de Kabupe, um cavalo voador e suas aventuras, que atravessa mundos com sua única amiga, Magá. O espetáculo é solo e utiliza-se apenas de ator e boneco, em uma montagem interativa com a platéia.

O público que for ao SESC amanhã (27) poderá ainda aproveitar para fazer pintura corporal indígena, a partir das 12h. Às 15h, a turma do grupo Xama Teatro comanda mais um dia de Contação de Histórias, pelo projeto BiblioSESC, que acontece desta vez no bairro São Raimundo. Na praça Deodoro, às 16h, as companhias de dança Street Master e SESC Dança de Salão se apresentam ao público.

A partir das 19h, a 6ª Mostra Guajajara abre espaço para a apresentação de experimentos acadêmicos do curso de Licenciatura em Teatro da UFMA. Alguns espaços do SESC Deodoro receberão os trabalhos “Mulher de Branco”, de Luciano Teixeira; “Primeiro Amor”, de Raphael Brito; “Destinatário”, de Delcianny Garcês e “Puck e os Heliotropistas”, do grupo “Os Heliotropistas”.

O destaque da programação do dia fica por conta do espetáculo “Teatro Chamado Cordel”, do grupo sergipano Imbuaça. Na hora do almoço, mais precisamente às 12h, o grupo se apresenta na Área de Vivência do SESC Deodoro, interpretando três textos da Literatura de Cordel: “O Matuto com o balaio de maxixi”, de José Pacheco; “A Moça que bateu e virou cachorra”, de Rodolfo Coelho Cavalcante e “O Malandro e Graxeira no chumbrego da orgia” de vários cordelistas.

Os textos são intercalados por danças e músicas folclóricas, apresentando o universo fantástico da Literatura Popular em clima de muito humor o espetáculo. A cena é invadida por personagens do cotidiano que discutem questões universais. O espetáculo faz parte do projeto “Palco Giratório”, responsável por promover a democratização do acesso à cultura, chegando a cidades carentes de atividades artísticas e privilegiando grupos não comerciais, abrindo espaço para produções de diferentes linguagens.

Sobre o Palco Giratório - Promovido pelo Serviço Social do Comércio desde 1998, o Palco Giratório é o único circuito que percorre todo o país com espetáculos cênicos. Do teatro de bonecos e de rua, ao circo e à dança, entre outras manifestações culturais, o Palco Giratório criou uma importante rede de intercâmbio cultural no País.

Mais do que circular as diferentes produções em todo o país, o intercâmbio dos grupos, que circulam em estados diferentes da sua costumeira área de atuação, proporciona uma experiência rica e construtiva para os artistas. Além da troca de informações e metodologias de trabalho, o Palco Giratório promove também a interação dos grupos com o público, por meio de conversas, oficinas e debates que ampliam o conhecimento sobre o processo de criação no universo das artes cênicas.

Ladeira Musical – A programação de amanhã (27) conta com show da banda de reggae Katamarã, que se inspira em grandes nomes da música brasileira como Djavan, Gilberto Gil e Tribo de Jah. A partir das 21h, o público se concentra na Rua do Giz e segue rumo à conhecida praça da “Faustina”, para conferir o melhor do reggae roots e world music do DJ Natty Dread.

Durante toda o dia estarão sendo recebidas as doações de 1 quilo de alimento não-perecível, que serão trocados pelos ingressos das apresentações que acontecerem em espaços fechados. Os alimentos arrecadados serão encaminhados às entidades beneficentes atendidas pelo Programa Mesa Brasil SESC.

Programação:

Dia 27/10 (quinta-feira)

12h – “Teatro Chamado Cordel”- Imbuaça/SE – Palco Giratório

Local: Área de Vivência do SESC Deodoro

Acesso:

DINAMO: SOM ITEM 17 DINAMO

15h - Contação de Histórias /BiblioSESC

Grupo: Xama Teatro

Local: Bairro São Raimundo

Acesso: gratuito SOM ITEM 17 DINAMO

16h - Praça DEODORO

Circuito SESC de Dança

- Cia Street Master de Dança

- Cia SESC Dança de Salão

21h – “Ladeira Musical”

Artista: Banda Catamarã/MA

Local: Rua do Giz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.