Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

NOTÍCIA - CULTURA.

O projeto Sonora Brasil - formação de ouvintes musicais, promovido pelo Departamento Nacional do SESC, está de volta a São Luís. Em setembro, no dia 23, a Banda de Congo Panela de Barro (ES) se apresenta no Teatro João do Vale, às 19h.

A Banda de Congo Panela de Barro refere-se às festas para São Benedito, e em alguns locais também a São Sebastião, São Pedro e Nossa Senhora da Penha. A tradição do grupo vem de meados do século 19.

As manifestações religiosas variam de acordo com a região. A celebração tem características próprias em cada local, mas está sempre associada a um naufrágio ocorrido no litoral capixaba, quando um grupo de escravos se salvou agarrado a um mastro que tinha uma imagem de São Benedito. A partir daí, as comunidades de negros do litoral do estado passaram a erguer um mastro todos os anos em agradecimento ao milagre. As festas são sempre acompanhadas de dezenas de músicas tradicionais das bandas de congo.

O grupo é formado por seis devotos sendo as cantadeiras Ruth Victor, Teresa Barbosa, Emília Ferreira e Maria Conceição que se apresentam com o mestre Valdemiro Sales e o percussionista Marcos Pereira.

O Sonora Brasil é um projeto que tem como objetivo desenvolver programações identificadas com o desenvolvimento histórico da música no Brasil. A ideia é que os ouvintes apreciem a música em seu estado natural, sem a otimização de qualquer outro tipo de aparelho, valorizando a pureza do som e a qualidade das obras e de seus intérpretes. O projeto já trouxe outros dois grupos esse ano: As Caixeiras do Divino (MA) e a Comitiva de são Benedito da Marujada de Bragança (PA).

Ficha Técnica:

Apresentação - Sonora Brasil: Banda de Congo Panela de Barro (ES)

Data: 23 de setembro de 2011

Local: Teatro Alcione Nazaré

Horário: 19h

Entrada Franca!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.