Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Top Social todos os dias no Jornal O Debate. Já nas bancas!

terça-feira, 27 de abril de 2010

NOTÍCIA-CIÊNCIA.

Dormir pouco favorece o aumento de peso.
Por Anahad O?Connor The New York Times Gabriela d'Ávila
Está tentando perder um pouco de peso? O tamanho das porções que você come e a prática de exercícios são fundamentais. Mas não se esqueça de uma boa noite de sono. Os cientistas sabem há muito tempo que uma noite de sono insuficiente está associada ao ganho de peso. Um bom exemplo é um estudo publicado em 2005, que analisou 8 mil adultos ao longo de vários anos como parte da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição. Dormir menos de sete horas por noite correspondeu a um risco maior de ganho de peso e obesidade, e o risco aumentou para cada hora de sono perdido. Estudos mais recentes analisaram a situação de forma ainda mais profunda. Um deles, publicado este ano no “The American Journal of Clinical Nutrition”, mediu a ingestão de alimentos de um pequeno grupo de homens em dois períodos de 48 horas: em um deles os participantes dormiam oito horas; no outro os participantes dormiam apenas quatro. Depois da noite de sono curto, os homens consumiram mais de 500 calorias adicionais (aproximadamente 22% a mais) do que depois da noite de oito horas de sono. Um estudo da Universidade de Chicago do ano passado fez descobertas similares, tanto em homens quanto em mulheres: os participantes consumiram muito mais calorias de lanches e carboidratos depois de cinco horas e meia de sono, em comparação a uma noite de oito horas e meia de descanso. Alguns estudos colocam a culpa nos hormônios, defendendo que a diminuição do sono cria um aumento repentino no peptídeo 28, que estimula o apetite, e uma redução da leptina, que sinaliza a saciedade. Porém, são necessários estudos mais profundos. Portanto, perder horas de sono pode aumentar o apetite e, como resultado, favorecer o ganho de peso. © 2010 New York Times News Service
TENHA UMA BOA NOITE E VISITE SEMPRE O MEU TWITTER:

segunda-feira, 26 de abril de 2010

NOTÍCIA-POLITICA.

Documentário sobre a vida de José Sarney estreiou, hoje, na TV. Uma dos objetivos é revelar aspectos da história do escritor e político maranhense que poucos conhecem. SÃO LUÍS - Estreiou hoje segunda-feira na TV Maranhense (afiliada Band em São Luís), às 13h, o documentário “Um brasileiro chamado José”, biografia do senador José Sarney, 80 anos, inédito na televisão aberta brasileira. São cinco capítulos de meia hora cada. Segundo a diretora do programa, Kátia Ribeiro, o primeiro vai mostrar a posse de Sarney na Presidência da República e depois volta para seu nascimento em Pinheiro. A chegada do então jovem de 35 anos ao Governo do Maranhão será relembrado. Trechos do filme “Maranhão 66″, de Glauber Rocha, sobre a ascensão e posse de Sarney no Palácio dos Leões, trarão detalhes dessa história. Ao longo dos capítulos serão mostrados alguns depoimentos como do empresário João Saad, dono da Band; do governador do Amapá, Waldez Goes (PDT); e do ex-presidente do STF, ministro Gilmar Mendes. Segundo Kátia, uma das intenções do documentário é revelar aspectos da história de Sarney que poucos conhecem - sua prisão aos 15 anos e a fuga que ele deu ao ex-deputado José Aparecido em seu carro até a embaixada dos Estados Unidos por causa da repressão militar.
As informações são do Imirante.com

REFLEXÃO.

Mudança de Vida
A vida muda em um minuto apenas. Em um minuto apenas DEUS providência o socorro. Pode ser um coração atento, uma mão amiga, um pedaço de papel impresso caído na calçada. Papel que o vento não o levou para longe. Um minuto apenas e o amor volta e a esperança renasce. Um minuto apenas e o sol rompe as nuvens clareando tudo.Não se desespere, espere, o socorro chega. Um minuto apenas...O panorama se modifica. A vida refloresce.Tenha paciência, não se entregue à desesperança. Aguarde. Enquanto você sofre DEUS providência o auxílio. Aguarde, um minuto apenas, sessenta segundos. Uma vida. Um minuto a mais. Em um minuto apenas, a misericórdia divina se derrama cheia de bênçãos em sua vida, tirando toda escuridão do seu coração.
UM BOM COMEÇO DE SEMANA.

sexta-feira, 23 de abril de 2010

EVENTOS.

BOA TARDE GALERA VEJA ALGUNS EVENTOS QUE ESSE COLUNISTA PARTICIPOU RECENTEMENTE:
O ADVOGADO E CORRETOR DE SEGUROS DE CARRO, JIVANCY JR RECEBEU AMIGOS E FAMILIARES NO RESTAURANTE QUINTAS DO CALHAU PARA COMEMORAR O SEU ANIVERSÁRIO. TUDO DE BOM.
A MINHA MARAVILHOSA ADVOGADA LETICIA PIO COMEMOROU O SEU NIVER EM ALTO ESTILO COM PAGODE E AMIGOS REUNIDOS NA SUA MANSÃO NO OLHO D' ÁGUA. NA FOTO EU, PIO E DANIEL SOARES. O EMPRESÁRIO ILSON MATEUS DO SUPEMERCADOS MATEUS RECEBEU A IMPRENSA E EMPRESÁRIOS PARA O MARAVILHOSO ALMOÇO E UMA COLETIVA DE IMPRENSA NO HOTEL LUZEIROS. EU COM AS BELAS PATRICIA FREIRE, DALLIN DAENNA E MÔNICA MOREIRA LIMA NO LANAÇAMENTO DA NOVA COLEÇÃO DE INVERNO ROCK CLAM DA LOJA LANG-LANG DA AMIGA PATY FREIRE.
MEU GRANDE AMIGO E DJ MACAU FAZENDO PRESENÇA NO COQUETEL DO SHOPPING RIO ANIL.
A APRESENTADORA CAROL CARVALHO ENTRE OS COLUNISTAS LIO RIBEIRO NO JORNAL DIARIO DA MANHÃ E WS NO LANÇAMENTO DA CERVEJA ORIGNAL DA AmBev NO BAR CHEZ MOI NO REVIVER.
EU COM AS MARAVILHOAS JORNALISTAS E APRESENTADORAS MÔNICA MOREIRA LIMA E DANIELA BANDEIRA NO ALMOÇO DO HOTEL LUZEIROS OFERECIDO PELO O EMPRESÁRIO ILSON MATEUS.
EU ENTRE A MÃE CATIRINA ( ADEILSON SANTOS) E PAI FRANCISCO ( CESAR BOAS ) NO BAR CHEZ MOI NO LANÇAMENTO DA CERVEJA ORICINAL DA AMBEV PARA IMPRENSA.
EU ENTRE OS CASAIS JIVANCY JR E DALLIN DAENNA, GUGA FERNANDES E RIBA PIRES NO LANÇAMENTO DO SHOPPING RIO ANIL.
BOA TARDE Á TODOS.FUI.UI...

EVENTO.

NÚCLEO MARANHENSE DE DISSEMINAÇÃO DOS ODM SECRETARIA EXECUTIVA Metas do Milênio serão avaliadas em encontro estadual de núcleo na próxima sexta-feira Representantes do núcleo maranhense de disseminação dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e da Presidência da República se reúnem na próxima sexta-feira (23), em São Luís, para analisar o 4º Relatório Nacional dos trabalhos realizados a favor do cumprimento das metas colocadas em desafio junto a 192 países do mundo desde o ano 2000. A avaliação do programa que engloba oito maneiras de mudar o mundo, na capital maranhense vai contar ainda com membros da Organização das Nações Unidas. Os ODM possuem como prioridades ações como a erradicação da fome e da extrema pobreza, enfrentamento a violência contra a mulher, combate a desigualdade de gênero e responsabilidade ambiental. O envolvimento dos órgãos públicos municipais, estaduais, do poder federal, da sociedade civil e da iniciativa privada foi pactuado como indispensável nesse processo. No Maranhão participam do grupo de disseminação mais de 30 instituições. “A meta é alcançar a municipalização dos objetivos do milênio, um desafio, já que nosso Estado possui o IDH mais baixo do país”, afirmou a responsável pela secretaria executiva do Núcleo ODM Maranhão, Maria Maciel Bruzaca. __________________ O que: Seminário Estadual sobre o 4º Relatório Nacional de acompanhamento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) Quando: 23 de abril (sexta-feira) Horário: 08h00 às 12h00 – 14h00 às 18h00 Onde: auditório do SEBRAE / Jaracaty __________________ Contatos: (098) 8701 0621 – Andrezza Cerveira / (098) 8871 7231 – Themis Viviane Matos / (098) 3212 0244 ou 9961 5243 – Maria Bruzaca A Declaração do Milênio tem o sentido de tornar o mundo mais solidário e mais justo até 2015. O sucesso desse grande projeto humanitário só será possível com a participação de todos.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

NOTÍCIA-CULTURA.

FUNC REÚNE COM PARCEIROS PARA DISCUTIR O SÃO JOÃO.
Já em clima de festejos juninos a Prefeitura de São Luís, por meio de sua Fundação de Cultura (FUNC) realizará HOJE quinta-feira, 22 de abril, às 16 horas em sua sede, uma reunião com os parceiros do Arraial Oficial Junino da Cidade de São Luís que acontece todos os anos na Praça Maria Aragão. Na ocasião será apresentado o Projeto Junino e discutido a atuação de cada parceiro no evento deste ano. São esperados os representantes da Secretaria Municipal de Urbanismo e Habitação, Secretaria de Comunicação do Município, Secretaria de Turismo do Município, Secretaria Municipal de Saúde, Conselho Regional de Engenharia, Secretaria Municipal de Transito e Transporte, Secretaria Municipal de Obras e Serviço Público, Secretaria Municipal de Segurança Alimentar, Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania, Vigilância Sanitária, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Juizado da Infância e Juventude.

A Func promoverá nos meses de maio, junho e julho seu Projeto Junino. Neste ano, o Arraial Oficial da Praça Maria Aragão funcionará da seguinte forma: – Pré-Temporada Junina, quando a Praça Maria Aragão será disponibilizada para os grupos juninos realizar seus ensaios nos finais de semana do mês de maio (1, 7, 8, 14, 15, 21, 22, 28 e 29). – Temporada Oficial Junina, com o funcionamento diário do referido Arraial apresentando até 10 atrações por noite. A Abertura oficial acontecerá no dia 1º de junho e se estenderá até o dia 04 de julho. – Pós-Temporada Junina com funcionamento do Arraial representando as principais atrações da Temporada Oficial, e assim como novas atrações, nos dias 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23, 24, 25, 30, 31 de julho. Para o presidente da Fundação, o professor e jornalista Euclides Moreira Neto, “é fundamental o engajamento e a colaboração de todos os parceiros para que estejam juntos na realização de um evento tão expressivo para a cidade”. No ano passado, somente durante a Temporada Junina, que aconteceu no período de 31 de maio a 30 de junho, passaram pelo Arraial da Praça Maria Aragão 242 grupos folclóricos entre bumba-meu-boi (orquestra, matraca, zabumba, baixada e costa de mão), tambor de crioula, cacuriá, dança portuguesa, quadrilha, dança do boiadeiro, dança do coco, forró pé-de-serra e shows de artistas maranhenses.
ABRAÇÃO E UMA BOA QUINTA.
SAUDAÇÃO.

quarta-feira, 14 de abril de 2010

PESQUISA.

Pesquisa garante que vinho estimula a sexualidade Por Sabrina Passos (MBPress)/Terra-Vila Mulher.
Que doses moderadas de vinho fazem bem à saúde, todo mundo já sabe. O que cientistas italianos descobriram no ano passado é que ele pode também aumentar o desejo sexual feminino! Segundo pesquisa feita na Universidade de Firenze, taças de vinho tinto melhoram a performance da mulher. Segundo a pesquisa, isso acontece por conta dos antioxidantes presentes na bebida, responsáveis por aumentar o fluxo sanguíneo no organismo. As 800 mulheres selecionadas, entre 18 e 50 anos e sexualmente saudáveis foram divididas em três grupos. Um deles consumia regularmente um ou dois copos de vinho tinto por dia. O outro grupo bebia menos de um copo de qualquer tipo de vinho ou bebida alcoólica. Um terceiro não bebia nada. As que bebiam mais de duas taças por dia foram eliminadas para não confundir tudo com excesso de álcool no corpo. Todas responderam um questionário e o primeiro grupo apresentou maior índice de desejo sexual do que o que não bebia. O estudo foi publicado no "Journal of Sexual Medicine" e os autores dizem que o resultado é mais surpreendente porque essas mulheres do primeiro grupo eram, em média, mais velhas que as outras, dando a entender que a bebida ajudaria mais ainda aquelas com desejo em baixa. O médico ginecologista Gerson Lopes disse que o estudo mostrou mesmo existir uma relação positiva entre vinho (dose moderada) e sexualidade feminina, ao passo que nas mulheres que não tomavam ou faziam uso de doses maiores teriam menor libido. Mas condena a forma como a pesquisa foi conduzida. "O estudo é extremamente falho, principalmente quando não avalia fatores relacionais, mas mostra uma boa linha de pesquisa para que outros trabalhos sejam feitos", aponta. Os próprios pesquisadores assumem que o resultado precisa ser interpretado com cautela, devido ao pequeno número da amostragem e pela falta de dados de exames de laboratório. "Nenhuma diferença significativa foi encontrada entre os grupos em relação à incitação, satisfação, dor e orgasmo", afirmam os cientistas no artigo. Segundo Gerson, que também é sexólogo e mantém no ar o site "Vinho e Sexualidade", em doses baixas a bebida pode tirar alguns freios que levam à inibição da pessoa ao se relacionar - e isso traduz em mais entrega, aspecto fundamental à sexualidade. "Em doses altas é ruim, não só para o sexo, mas para todo o organismo", alerta.
ABRAÇÃO E EM BREVE VEM POSTAR ALGO SOBRE MIM.
TENHA UM BOM DIA MARAVILHOSO.
WILLIAM SANTOS.

segunda-feira, 12 de abril de 2010

NOTÍCIA - SOCIAL.

Mundo Desigual - Por Planeta Voluntários
"O maior assassino do mundo e a maior causa de doenças e sofrimento ao redor do golfo é… a extrema pobreza." Desigualdade Social 21 países retrocederam em seu Índice de Desenvolvimento Humano, contra apenas 4 na década anterior. Em 54 países a renda per capita é mais baixa do que em 1990. Em 34 países a expectativa de vida ao nascer diminuiu, em 21 há mais gente passando fome e em 14 há mais crianças morrendo antes dos cinco anos; No Brasil, 10% brasileiros mais pobres recebem 0,9% da renda do país, enquanto os 10% mais ricos ficam com 47,2%. Segundo a Unicef, 6 milhões de crianças (10% do total) estão em condições de “severa degradação das condições humanas básicas, incluindo alimentação, água limpa, condições sanitárias, saúde, habitação, educação e informação”. A pesquisa ainda mostra que 15% das crianças brasileiras vivem sem condições sanitárias básicas. As áreas rurais do Brasil concentram a maioria das crianças carentes, com 27,5% delas vivendo em “absoluta pobreza”. Segundo a OIT, os dados de trabalhadores domésticos infantis é espantoso: no Peru, 110 mil; no Paraguai, 40 mil; na Colômbia, 64 mil; na República Dominicana, 170 mil; apenas na Guatemala, 40 mil; no Haiti, 200 mil; e no Brasil – o campeão de trabalho doméstico na América Latina e talvez no mundo – 500 mil. . Com 53,9 milhões de pobres, o equivalente a 31,7% da população, o Brasil aparece em penúltimo lugar em termos de distribuição de renda numa lista de 130 países. É o que mostra estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, divulga hoje em Brasília. Das 55 milhões de crianças de 10 a 15 anos no Brasil, 40% estão desnutridas. 1,5 milhão entre 7 e 14 anos está fora da escola. A cada ano, 2,8 milhões de crianças abandonam o ensino fundamental. Das que concluem a 4ª série, 52% não sabem ler nem escrever. Mais de 27 milhões de crianças vivem abaixo da linha da pobreza no Brasil, e fazem parte de famílias que têm renda mensal de até meio salário mínimo. Aproximadamente 33,5% de brasileiros vivem nessas c ondições econômicas no país, e destes, 45% são crianças que têm três vezes mais possibilidade de morrer antes dos cinco anos. A cada 12 minutos, uma pessoa é assassinada no Brasil. Por ano, são registrados 45 mil homicídios no País. No entanto, a probabilidade de um assassino ser condenado e cumprir pena até o fim no Brasil é de apenas 1%. O Brasil é, segundo a ONU, o país onde mais se mata com armas de fogo. Todos os anos são mortos 40 mil brasileiros; 1,9% do PIB brasileiro é consumido no tratamento de vítimas da violência; A Aids já deixou mais de 11 milhões de órfãos na África; o devastador avanço desta doença fará com que, em 2010, pelo menos 40 milhões de menores em todo o continente tenham perdido pelo menos um de seus pais, segundo a UNICEF. < class="status-content">A cada minuto, uma criança morre de AIDS. Mais de 1,1 bilhão de pessoas não têm acesso à água potável no planeta, segundo dados da ONU. Outros 2.4 bilhões não têm saneamento básico. A combinação do dois índices é apontada com a causa de pelo menos 3 milhões de mortes todo ano. Um europeu consome em média entre 300 e 400 litros diariamente, um americano mais de 600 litros, enquanto um africano tem acesso a 20 ou 30 litros diários. Um em cada seis habitantes da Terra não tem água potável para beber e dois em cada cinco não dispõem de acesso a saneamento básico. Até 2050, quando 9,3 bilhões de pessoas devem habitar a Terra, entre 2 bilhões e 7 bilhões de pessoas não terão acesso à água de qualidade. A fome no mundo, depois de recuar na primeira metade dos anos 90, voltou a crescer e já atinge cerca de 850 milhões de pessoas. A cada ano, entram nesse grupo mais 5 milhões de famintos. A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que 160 mil pessoas estão morrendo por causa do aquecimento global, número que poderia dobrar até 2020 - contabilizando-se catástrofes naturais e doenças relacionadas a elas. Além da morte, a desnutrição crônica também provoca a diminuição da visão, a apatia, a atrofia do crescimento e aumenta consideravelmente a susceptibil idade às doenças. As pessoas que sofrem de desnutrição grave ficam incapacitadas de funções até mesmo a um nível mais básico. Muitas vezes, são necessários apenas alguns recursos simples para que os povos empobrecidos tenham capacidade de produzir alimentos de modo a se tornarem auto-suficientes. Estes recursos incluem sementes de boa qualidade, ferramentas adequadas e o acesso a água. Pequenas melhorias nas técnicas de cultivo e nos métodos de armazenamento de alimentos também são úteis.. Muitos peritos nas questões da fome acreditam que, fundamentalmente, a melhor maneira de reduzir a fome é através da educação. As pessoas instruídas têm uma maior capacidade para sair deste ciclo de pobreza que provoca a fome. Fontes: Documentos internacionais, principalmente da ONU, UNICEF, OMS, FAO e UNAIDS.
Por: Marcio Demari / Diretor Presidente do Planeta Voluntários - Brasil

UM BOM COMEÇO DE SEMANA.

ABRAÇOS CARINHOSOS

WILLIAM SANTOS.