Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Top Social todos os dias no Jornal O Debate. Já nas bancas!

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

NOTÍCIA - MARANHÃO.

Governo distribuirá 2,5 mi preservativos
Distrubuição vai acontecer durante Carnaval

Dois milhões e quinhentos mil preservativos serão distribuídos pelo Governo do Estado durante o Carnaval no Maranhão. Para detalhar sobre essa e outras ações a serem deflagradas no período, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizará, nesta sexta-feira (29), às 8h30, videoconferência para lançamento da Campanha de Carnaval 2010, com transmissão pelo estúdio da Universidade Virtual do Maranhão (Univima), situado no prédio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (São Francisco). Durante a videoconferência, que será acompanhada pelos pólos da Univima no interior do estado, a coordenação de Atenção às DST/Aids da SES divulgará ainda o resultado da Pesquisa de Conhecimento, Atitudes e Práticas, aplicada em 2008, mas que foi consolidada no final do ano passado, e mostra o retrato do comportamento sexual do brasileiro na faixa etária de 15 a 64 anos. Segundo dados da SES, até dezembro de 2009, o Maranhão notificou 4.524 casos de Aids, sendo 2.993 (65%) entre homens e 1.591 (35%) entre pessoas do sexo feminino. A campanha deste ano vai fazer um alerta para as mulheres situadas na faixa etária de 13 a 19 anos. Isso porque de cada 10 meninos infectados com o vírus existem 11 meninas, uma inversão da proporção de casos observada desde 2000. A preocupação das autoridades de saúde também reside na faixa dos 20 a 24 anos, intervalo em que a tendência de crescimento do número de casos da doença se mantém em constante crescimento. Mobilização O trabalho de mobilização e distribuição de preservativos está acontecendo em todos os 217 municípios maranhenses, nas 32 unidades regionais, contando com a parceria de 300 instituições, entre elas escolas de samba, blocos e agremiações. “O Carnaval é uma festa muito importante no calendário da saúde. Por isso, não descuidamos e intensificamos as ações de conscientização sobre o uso do preservativo, que previne não só as doenças sexualmente transmissíveis, entre elas a Aids, mas também a gravidez indesejada”, alertou o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad. Consta ainda na programação da ações de Carnaval da SES, a realização da Campanha Fique Sabendo - teste rápido HIV/Aids, no período que antecede a festa, distribuição de preservativo e material educativo nos circuitos da Madre Deus e Avenida Litorânea. Haverá ainda ações centradas no público jovem, como a realização de testes rápidos em escolas da rede pública estadual de São Luís. A coordenadora do Programa de Atenção às DST/Aids da SES, Oswaldina Mota, informou que além dos preservativos, a SES distribuirá mais dois milhões e quinhentos mil botons do tipo adesivo que chamam a atenção para a necessidade de prevenção. “Todos os municípios foram mobilizados e o que nós esperamos é que as secretarias desenvolvam suas campanhas de prevenção contra a doença, estimulando o uso do preservativo e a realização do teste rápido de diagnóstico do HIV”, frisou Oswaldina Mota.

NOTA: Veja a minha coluna social de hoje no JORNAL CORREIO DE NOTÍCIAS a cobertura do tradicional amigo invisivél fora de época da maravilhosa ÂNGELA BARBOSA que faz todo ano com os seus colegas de trabalho da Difusora e nesse ano a festança aconteceu no badalado restaurante Feijão de Corda da Ponta do Farol, em todas as bancas da ilha.

UM BOM FIM DE SEMANA PARA TODOS.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Notícia - São Luis.

Perfil do Turista em São Luís

Uma pesquisa elaborada pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, entidade voltada à captação e ao desenvolvimento do turismo de eventos na cidade, revelou que 68,6% dos turistas de eventos tem a intenção de voltar a São Luís. Com relação a permanência média do turista de eventos em São Luís houve um aumento passando de 4,8 dias para 5,6 dias. A média nacional é de 3,5 dias.

Os atrativos culturais e naturais receberam também uma avaliação positiva, considerando que 91% das pessoas os julgam como bom e/ou excelente, sendo que os locais mais visitados foram o Centro Histórico (32%) e as praias (21,5%) e os três itens que mais agradaram foram o Centro Histórico (26,09%), as praias (23,46%) e cultura (10,40%).

A pesquisa revelou também que cerca de 94% dos turistas, consideraram a organização e os locais dos eventos entre boa e excelente. Segundo o presidente do São Luís Convention, “esses percentuais só confirmam que São Luís tem se mostrado preparada para sediar eventos tendo como oferecer boas condições para realização dos mesmos”, afirmou.

A pesquisa do “Perfil sócio-econômico do turista de eventos” é realizada anualmente pelo São Luís Convention & Visitors Bureau, em parceria com a Faculdade São Luís, mantenedora da entidade. Através da pesquisa, são fornecidos subsídios para a tomada de decisão dos órgãos gestores do turismo local e das empresas associadas ao São Luís Convention & Visitors Bureau.

AS INFORMAÇÕES SÃO DA ASSESSORIA DE IMPRENSA DA PREFEITURA DE SÃO LUIS.

ABRAÇOS E UM BOM DIA MARAVILHOSO.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

REFLEXÃO.

Eu ouvi Deus
Levantei chateado já pensando nos inúmeros problemas que eu tinha para resolver naquele dia. Um gosto amargo na boca, dores pelo corpo e uma angústia esquisita me invadia a alma e dizia que eu não havia dormido bem. E eu parecia uma barata tonta, não tinha idéia de "por onde começar"... Quando sai para a rua fui surpreendido por um dia maravilhoso, um sol gostoso iluminava um céu azul quase sem nuvens, e eu tive a impressão de que Deus queria falar comigo. Continuei caminhando e nas árvores da praça perto de casa, dezenas de passarinhos cantavam alegres e disputavam alimentos com uma barulheira festiva, e senti que Deus queria falar comigo. Olhei para as flores daquele Jardim e me lembrei de Jesus falando aos antigos: "(LC 12:27) "Olhai os lírios no campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.", e mais uma vez senti que Deus queria falar comigo. Angustiado com meus problemas que pareciam ser os mesmos sempre, parecia que eu nunca iria sair daquele círculo de aflições, quando percebi que minhas pernas estavam me levando por todos os lugares que eu queria, mesmo sem eu ordenar nada, que meus braços eram fortes e eu poderia utilizar essa força para o trabalho, e que meu cérebro possuía ainda um raciocínio muito rápido, e mais uma vez percebi que Deus queria falar comigo. Mais a frente, vi um menino de no máximo 3 anos, com os bracinhos esticados e nas pontas dos pés pulando para alcançar uma maçã no alto de uma árvore. Mesmo com todo o seu esforço, empenho e alegria, eu percebi que ele nunca iria conseguir alcançar aquela maçã, e nesse momento eu ouvi Deus me falar que nós somos iguais aquela criança... Na maioria dos nossos dias colocamos nossa felicidade, nossos melhores sonhos, em lugares tão altos como aquela maçã estava para o menino. Perseguimos frutos que não estão ao nosso alcance, e desprezamos o belo, as coisas boas que a vida nos oferece e nem damos a devida atenção. Percebi então, quanto tempo eu estava perdendo amando quem não me amava, trabalhando onde não me sentia feliz, fazendo coisas somente para agradar quem nunca mereceu, desejando coisas que eu nem sabia se me fariam feliz, buscando um Deus da guerra para vencer meus inimigos, quando Deus é só amor. Então compreendi que a felicidade está onde nós estamos, onde está o nosso coração.. E nesse dia eu ouvi Deus. Espero que tenha um BOM COMEÇO DE SEMANA.

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

NOTÍCIA-BRASIL.

Paraense de 79cm é a segunda menor mãe do mundo

Por Redação Yahoo! Brasil.

A paraense Maria do Socorro Gomes dos Santos, de 37 anos e apenas 79 centímetros de altura, deu a luz ao seu primeiro filho, Abner, tornando-se, possivelmente, a segunda menor mãe do mundo, de acordo com a equipe médica que realizou o parto. Maria do Socorro tem apenas oito centímetros a mais que a americana Stacey Herald, 35 anos e 71 centímetros. "Já havia feito pré-natal de pessoas portadoras de nanismo, mas Maria do Socorro foi a menor.Acredito que ela possa ser a segunda menor mãe do mundo", diz o obstetra José Carlos Cavalcante, do Ambulatório de Alto Risco da Santa Casa de Belém.O parto foi realizado no último dia 18. Abner nasceu com 46 centímetros, só 33 a menos do que a mãe. Os dois passam bem.José Carlos Cavalcante explica que há dois tipos de nanismo: o hipofisário, em que os portadores têm redução proporcional do corpo e membros, e a aconplasia, em que os membros são tortuosos, caso de Maria do Socorro. De acordo com o médico, trata-se de uma doença do sistema ósseo, de transmissão hereditária, por isso o bebê, aparentemente saudável, que nasceu após gestação de nove meses, terá acompanhamento especializado. "Foi fundamental o apoio da família, pois em certo momento Maria do Socorro, de apenas 21 quilos, devido ao peso de cinco quilos da barriga, já não conseguia ficar em pé", disse o médico.

A obstetra Mary Helly Valente da Costa, da equipe do Centro Obstétrico, explicou que em função da má formação da coluna, não foi possível fazer anestesia raquidiana ou peridural, sendo necessária anestesia geral. Com esse tipo de anestesia, o bebê pode nascer sem chorar, mas com o suporte da neonatologia na sala de parto o bebê teve toda a assistência necessária e nem precisou ficar na UTI Neonatal. Já a mãe ficou algumas horas na UTI apenas por observação.Dessa forma, os dois puderam ficar juntos na enfermaria especial para gravidez de Alto Risco logo ainda no primeiro dia de vida do bebê. "Tivemos que fazer tudo rápido. O parto durou cerca de 40 minutos, mas foi um sucesso", afirmou a médica, satisfeita com o resultado do trabalho da equipe.

Maria do Socorro contou que queria ter um filho, mas não sabia se seria possível e ficou surpresa quando soube que estava grávida. Primeiro fez um teste de gravidez de farmácia, depois procurou atendimento e foi encaminhada para a Santa Casa. "Sou muito grata a toda a equipe do hospital que tornou realidade meu sonho de ser mãe", disse ela.

ABRAÇÃO E UMA BOA SEXTA PARA TODOS.

WS.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

NOTÍCIA - SAÚDE.

Ministério da Saúde lança campanha nacional sobre o crack

Objetivo é alertar sobre os riscos e consequências causados pelo consumo da droga. Filmes e impressos serão veiculados em mídias de todo o país O Ministério da Saúde lançou no dia 16/12 a Campanha Nacional de Alerta e Prevenção do Uso de Crack, iniciativa inédita para prevenir o consumo da droga, que é derivada da cocaína e possui alto grau de dependência. Com o slogan “Nunca experimente o crack. Ele causa dependência e mata”, a campanha foi lançada nas principais emissoras de televisão e rádio do país, na internet (

www.nuncaexperimenteocrack.com.br), em jornais, revistas, nos cinemas e nas ruas (acesse no link). O objetivo é ajudar na prevenção ao consumo, colocar o tema em debate e chamar a atenção para os riscos e conseqüências da droga. “A informação é a arma mais importante e poderosa que temos. A campanha informa de maneira transparente, clara, direta. Chama atenção para uma questão que não é preocupação dos governos, mas de toda a sociedade brasileira. É um problema de todos nós, de pais, educadores, imprensa, gestores, governos, disse o ministro da Saúde, José Gomes Temporão. A mensagem que está sendo transmitida para toda a sociedade brasileira é que o crack é uma droga perigosa, que não deve ser experimentada porque ela mata. Coloca a pessoa em uma situação de vulnerabilidade que pode levar a conseqüências para si e para terceiros”, afirmou. O público-alvo da campanha são jovens de 15 a 29 anos, de todas as classes sociais. O alerta também servirá para pais, educadores e formadores de opinião em geral. 0800 - De forma complementar, a campanha também terá material informativo sobre as opções de tratamento oferecidas no Sistema Único de Saúde (SUS). A partir desta quarta-feira, será disponibilizado mais um instrumento para dar suporte ao familiar e ao usuário da droga: o Disque Saúde (0800 61 1997) terá um ramal exclusivo para informações sobre o crack e orientações para tratamento dos usuários na rede do SUS, com profissionais especialmente treinados. O CRACK - Os dados mais recentes sobre o consumo do crack no país estão disponíveis pelo Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas Psicotrópicas (CEBRID). Outras informações Atendimento à Imprensa (61) 3315 3580 e 3315 2351 jornalismo@saude.gov.br

REFLEXÃO.

Seu tempo está chegando PARA TUDO HÁ UMA OCASIÃO CERTA, HÁ UM TEMPO CERTO PARA CADA PROPÓSITO DEBAIXO DO CÉU, TEMPO DE NASCER E TEMPO DE MORRER... TEMPO DE LUTAR E TEMPO DE VIVER EM PAZ. (Eclesiastes 3:1-8) Amados que a paz de Nosso Senhor Jesus esteja com todos, esta é a Palavra de Deus para as nossas vidas esta semana, há tempo certo para tudo em nossa vida, Deus tem um tempo certo para agir e abençoar nossas vidas, este tempo só Ele sabe. O tempo de Deus é quando estivermos preparados para a vitória, preparados conforme o desejo do coração de Deus e nós podemos sim atrasar este tempo ou antecipar, depende de nossa força e fé. Deus não faz nada pela metade, então Ele só vai te abençoar quando você estiver pronto para receber a benção. Muitas vezes estamos próximos de receber a benção e desistimos, ou duvidamos,temos quer crer irmãos, vamos lutar, nosso tempo está chegando, vamos nos unir e ajudarmos uns aos outros nesta luta, Deus é com você, sua benção é sua e de mais ninguém, então lute por ela, seja forte, confie em Deus se Ele está te falando hoje que tem tempo certo pra tudo e só depende de você, então irmãos vamos lutar e abreviar este tempo. Deus sabe todas as coisas e sabe quando você estará preparado para receber a benção, analise sua vida, reflita neste momento em tudo que já passou, muitos tinham a benção de Deus em suas vidas e as desperdiçaram, tinha uma vida financeira tranqüila, mas não investia na obra do Senhor, tinha carro, mas em vez de ir à igreja ia a festas. Outros tinham a pessoa amada, mas ficava brigando, outros tinham emprego e reclamavam, muitas de nossas lutas são conseqüências de nossos próprios erros, e Deus sabe disso e através de sua misericórdia vai te restaurar e restituir tudo, mas você precisa estar preparado e preparada para não perder sua benção novamente. Outras lutas são para fortalecimento espiritual. Deus é um pai amoroso e quer o melhor pra você, mas temos que estar preparados, você daria um carro para seu filho se ele não soubesse dirigir? Claro que não, não é o momento certo, pois com certeza ele se acidentaria você daria peixe a seu filho recém-nascido, claro que não, ele com certeza não esta preparado e vai se engasgar, se nós pecadores como somos cuidamos assim de nossos filhos imagine Deus que tem um amor incondicional por nós. Então meu amado irmão e minha amada irmã, há tempo para tudo e seu tempo está chegando, seja forte, lute e receberá, pois a benção é sua e ninguém pode tirá-la, só você mesmo. Estou a sua disposição sempre para te ajudar a se fortalecer e continuar firme em sua luta, e juntos venceremos em Nome de Jesus. Dagoberto Prata http://www.igrejaevangelicavirtual.com/ - Visite: http://www.otimismoemrede.com/
QUE DEUS ABENÇOE RICAMENTE NÓS.
WILLIAM SANTOS

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

NOTÍCIA - GLS

CHINA REALIZA PRIMEIRO MR. GAY HOJE, SEXTA-FEIRA.

Mesmo com tantos problemas relacionados à liberdade de expressão e sexualidade, a China realiza hoje sexta, 15/01, primeiro Mr. Gay China, em Pequim. Oito candidatos brigarão pela vaga no campeonato mundial, que será realizado em fevereiro, na Noruega. A maioria dos concorrentes ainda não se assumiu para suas famílias.

(Fonte G. Online).

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

NOTÍCIA - PESQUISA.

Dormir muito para compensar repouso perdido é ineficaz. Por AE
São Paulo - Um fim de semana com horas generosas de sono não recupera 15 noites mal dormidas. Seriam necessárias várias noites de repouso completo para compensar o impacto na atenção e nos reflexos. Essas são algumas das conclusões de um estudo divulgado ontem pela revista "Science Translational Medicine" que avalia os efeitos da privação do sono. As pessoas costumam se sentir dispostas e atentas nas primeiras horas do dia, o que produz a falsa sensação de que o déficit de sono foi compensado. Mas, com o tempo, o cansaço crônico se impõe. De uma hora para outra, o desempenho piora muito. O estudo conseguiu medir o impacto: à noite, a resposta a um estímulo pode ficar até dez vezes mais lenta.A pesquisa menciona profissões como a de motorista, vigia ou residente médico, cujas atividades requerem atenção contínua, mas há o costume de dormir pouco ou trabalhar à noite. “Essas pessoas precisam entender que menos de seis horas diárias de sono, por mais de duas semanas, causam um impacto muito maior no desempenho do que uma noite passada em claro”, afirma Daniel Cohen, principal autor do estudo e pesquisador do Brigham and Women’s Hospital, em Boston. Pesquisas anteriores já mostraram que dormir seis horas por duas semanas poderia deteriorar o desempenho de modo semelhante ao consumo de álcool acima dos limites permitidos para dirigir. Cohen pretende descobrir agora quantas noites são necessárias para recuperar o déficit de sono. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

AE

ABRAÇÃO E ATÉ MAIS.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

FESTAS & EVENTOS.

Bom dia! nesse postagem trago algums registros de algumas festas e eventos que eu participei nesse fim de ano em 2009, fico feliz e ao mesmon tempo agradecido pelos os convites enviados para mim tanto no meu e-mail como na redação do jornal que eu assino. Esse ano que passou participei de varios eventos e festas, foi o ano maravilhoso e que nesse ano de 2010 o meu pai poderoso DEUS possa me dar forças para fazer presença nesses grandiosos eventos da nossa Sociedade Maranhense.Veja algumas fotos dos Últimos acontecimentos:
EU E A PREFEITA DE ARAIOSES-MA, LUCIANA TRINTA NA SUA FESTA DE INAUGURAÇÃO DE VARIAS OBRAS DA CIDADE.

ESSA GALERA DA IMPRENSA QUE VIAJOU COM ESSE COLUNISTA PARA ARAIOSES-MA.

EU E A MINHA QUERIDA AMIGA KARINA ALMEIDA DO CENTRO DE JOVENS-BEMFAM NO REVIVER.

EU E A MARAVILHOSA CANTORA ALCIONE, A MARRON NA FESTA DE HOMENAGEM AO CANTOR JOÃO DO VALLE NA SEDE DA FIEMA.
EU COM OS AMIGOS NA FESTA DE ANIVERSÁRIO DE MILRA RIBEIRO (DE VERMELHO). EU COM A GALERA DA DANÇA PORTUGUESA ARTE E BELEZA DE PORTUGAL COMEMORANDO OS ANIVERSÁRIANTES DE DEZEMBRO.
ESSAS SÃO AS BELDADES DA TV DIFUSORA, A MODELO CAMILA FONSECA E A LOCUTORA JUCY AZEVEDO NA CONFRATENIZAÇÃO DA DIFUSORA.
MINHA QUERIDA E EMPRESÁRIA MÃE, TEREZA SANTOS E MINHA SOBRINHA EMILLY KARINY NA CEIA DO NATAL.
OS COLUNISTAS WILLIAM SANTOS E ROSENIRA ALVES COM O SECRETÁRIO ESTADUAL DE ESPORTE ROBERTO COSTA NA FESTA DE NATAL DE RICARDO MURAD NO HOTEL LUZEIROS. EM BREVE MAS EVENTOS E FESTAS.
ABRAÇÃO E ATÉ MAIS.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

NOTÍCIA.

Lady GaGa enfrenta homofóbico em club do Canadá

Cantora jogou bebida no homem que disparou ofensas contra ela e Adam Lambert

Related Posts with Thumbnails

Que Lady GaGa defende e ama o público gay não é novidade alguma, então dá pra imaginar o que pode acontecer quando alguém se aproxima dela com atitudes homofóbicas.

A cantora demonstrou que sua defesa vai além dos holofotes quando precisou enfrentar um homofóbico em um club de Ottawa, no Canadá – cidade onde a cantora realizou um dos shows da sua turnê “The Monsterball Tour”.

Lady GaGa estava dançando com seus amigos quando foi abordada pelo tal homem que disparou ofensas homofóbicas contra ela e o cantor gay assumido Adam Lambert.

Lady GaGa por David LaChapelle

Lady GaGa por David LaChapelle

De acordo com o National Enquirer, o homem usou um termo pejorativo para se referir à Adam Lambert e falou que GaGa seria um homem.

Educadamente, a cantora apenas respondeu “Bem, essa é sua opinião, certo? Então não vou perder meu tempo tentando mudá-la”, mas parece que o homem estava com vontade de brigar e continuou com as ofensas falando que os dois são “aberrações” e vão para o inferno.

Como paciência tem limite, Lady GaGa não aguentou e disparou: “Ok, chega. Me chame do que quiser, mas quando começar a xingar meus amigos, já era – é guerra!“.

Em seguida, a cantora jogou bebida na cabeça do homem e foi embora do club.

Falando em Lady GaGa… Pelo visto não é só o homofóbico de Ottawa que acha Lady GaGa uma pecadora com passagem garantida para o inferno.

Integrantes da radical Igreja Batista de Westboro, Estados Unidos, estão organizando um protesto em frente ao Fox Theatre, local onde GaGa fará um show em 7 de janeiro.

Com a campanha “Deus Odeia Lady GaGa (God Hates Lady GaGa)” os manifestantes pretendem protestar contra as apresentações provocantes e roupas despudoradas da cantora que são consideradas uma revolta contra Deus.

Em defesa de Lady GaGa, o padre português Edgar Clara diz que Deus não a odeia e os ataques não passam de uma tacada de marketing do líder da Igreja Batista de Westboro, Fred Phelps, que quer promover a imagem da instituição não reconhecida como batista por outras do gênero.

Enquanto isso no Brasil Nada de inferno e nada de protestos. Aqui, os boatos crescem sobre a possível apresentação da cantora no país, que já teria datas agendas para o primeiro semestre deste ano, inclusive com uma apresentação em um club gay de São Paulo.

A gravadora Universal Music confirmou as negociações para trazer a “The Monsterball Tour” ao Brasil.

Ao que tudo indica, a empresa responsável pela vinda da cantora ao país é a T4F – Time For Fun – responsável por toda confusão na venda dos ingressos para os shows de Madonna, no final de 2008.

NOTÍCIA - SOLIDARIEDADE.

A maravilhosa cantora Preta Gil está ajudando as pessoas de Angra dos Reis -RJ com donativos durante o show. A parceria vem do Planeta Voluntários, veja como ajudar pois é muito importante, Parabéns para a cantora que sempre está envolvida nesses projetos sociais.

Como ajudar:

A entrega dos donativos deverá ser feita na boate The Week (Rua Sacadura Cabral, 154, Saúde, Rio de Janeiro), entre terça-feira e quinta-feira, das 14h às 18h. Ela também receberá as doações na quinta-feira, dia 7 de Janeiro, durante seu show, Noite Preta.

maiores informações pelo e-mail: noitepretajudangra@gmail.com

Apoio:

Planeta Voluntários http://www.planetavoluntarios.br30.com/

Uma rede social por um mundo melhor.

"O que fazemos por nós mesmos morre conosc o,o que fazemos pelos outros permanece e é eterno."

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

NOTÍCIA-SAÚDE.

Meninas são foco da campanha de prevenção à Aids
Atualmente, a cada 8 meninos infectados existem 10 casos de meninas. Antes, a proporção eram 10 mulheres para cada grupo de 15 homens.

Durante o Carnaval de 2010, o Ministério da Saúde vai priorizar a campanha de prevenção à Aids no grupo de meninas de 13 a 19 anos. O motivo é o crescimento de casos entre as garotas dessa faixa etária nos últimos anos. Segundo o último Boletim Epidemiológico da Aids e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), divulgado em novembro, foram registrados mais casos entre as garotas dessa idade em relação aos meninos desde 1998. Atualmente, a cada 8 meninos infectados existem 10 casos de meninas. Antes, a proporção eram 10 mulheres para cada grupo de 15 homens. Segundo o diretor-adjunto do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, Eduardo Barbosa, a maioria dos jovens busca o preservativo na primeira relação sexual. Mas quando o relacionamento fica estável, o uso da camisinha é deixado de lado. Na medida que vão tendo confiança no companheiro abandonam o preservativo%u201D, disse Barbosa, em entrevista à Agência Brasil. Com veiculação nas emissoras de televisão e rádio, a campanha vai orientar os jovens sobre as formas de contágio da doença e os cuidados para a prevenção, além da distribuição de camisinhas nos sambódromos e blocos de rua. O Ministério da Saúde já encomendou 1,2 bilhão de preservativos para ações da pasta no decorrer dos próximos dois anos, conforme Barbosa. Uma das políticas do ministério para o público de 13 a 24 anos de idade é o programa Saúde e Prevenção nas Escolas, em que o estudante recebe orientações sobre o contágio, sintomas, prevenção, tratamento e como viver com o vírus HIV. Conforme Barbosa, 50.214 escolas públicas e particulares já integram o programa. Em 10 mil, o aluno pega o preservativo no próprio colégio. A decisão de distribuir ou não é tomada pela comunidade escolar. Segundo a representante da Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo com HIV/Aids, em São Paulo, Micaela Cyrino, poucas escolas da capital paulista entraram no programa. Ela atribui a baixa adesão às diferenças sociais na metrópole e o preconceito da sociedade em falar de sexo com adolescentes. As pessoas encaram como incentivo ao sexo e não como prevenção%u201D, afirmou. A estimativa é que existam 630 mil pessoas infectadas com o vírus HIV no Brasil.

Fonte: http://www.sistemadifusora.com.br/