Coluna Top Social!

Coluna Top Social!
Coluna Domingo Top no Jornal Extra!

quarta-feira, 26 de maio de 2010

NOTÍCIA - CULTURA.

GIGANTES NA PRÉ-TEMPORADA JUNINA

19º Encontro de Gigantes e ensaios de grupos movimentam a Praça Maria Aragão

A tradição continua. O último final de semana de ensaios da pré-temporada junina na Praça Maria Aragão, mais uma vez, será encerrada com chave de ouro. O 19º Encontro de Gigantes, que vem acontecendo ao longo dos últimos anos na Praça recebe o apoio da Prefeitura de São Luis, por meio da Fundação Municipal de Cultura (FUNC), acontece nesta sexta-feira (28) a partir das 20h.

Na programação, show de lançamento do CD de Roberto Ricci e apresentação dos cantadores Zé Alberto e Cecéu (Boi de Iguaíba), Humberto Filho e Teteco (Boi de Maracanã), Marquinhos e Samuel (Boi da Maioba), João Chiador (Boi de Ribamar), Adelino e Jhony (Maiobão e Itapera), Lelê e Roberth (Boi da Pindoba), Dico e Júlio César (Boi de Panaquatira), Mané Onça e Ivaldo Onça (Boi da Madre Deus) e Ronaldinho (Boi do B. Fátima). A produção do evento é realizada pelo Bloco Tradicional “Os Tremendões”.

Mas, a festança não termina aí. No sábado (29), a noitada de ensaios está reservada para o sotaque de orquestra, começando com o Bumba-meu-boi Brilho da Ilha. Em seguida, o palco será liberado para o Bumba-meu-boi da Juventude. E, encerrando, como última grande atração da noite entra em cena o Bumba-meu-boi Encanto da Ilha. Os ensaios começam a partir das 18 horas.

Desde o dia 01 de maio, os finais de semana na Praça Maria Aragão têm sido movimentados pelos grupos folclóricos que ensaiam os últimos passos para a Temporada Junina 2010. Durante todo o mês foram cerca de trinta ensaios agendados, dentre eles: bumba-meu-boi Upaon Açu, Quadrilha Flor do Sertão, Dança Portuguesa Nova Geração de Portugal. A Fundação Municipal de Cultura disponibilizou o espaço da Praça Maria Aragão com palco, som com gerador, iluminação, banheiros, segurança através da Guarda Municipal e da Polícia Militar.

A abertura oficial do São João 2010 acontece na próxima terça-feira, dia 01 de junho com uma diversificada programação que se estenderá até o dia 04 de julho.

UM POUCO DE HISTÓRIA - O Encontro começou em 1991, e sua realização foi possível graças ao apoio da Fundação Municipal de Cultura, na pessoa do então presidente, o falecido Nelson Brito. Assim durante 13 anos, o encontro aconteceu debaixo da ponta da Camboa, local que ficou batizado como o marco de criação do evento. A saída do local para a Praça Maria Aragão, só aconteceu a partir do ano de 2005. De lá para cá, a festa só tem crescido e hoje já integra o calendário junino da cidade. Mas nem sempre foi assim. No primeiro ano do encontro, apenas Chiador, Zé Alberto e Humberto de Maracanã se apresentaram.

O quê? Pré-temporada Junina - 19º Encontro de Gigantes e ensaios de grupos folclóricos

Quando? 28 e 29 de maio a partir das 18 horas

Onde? Praça Maria Aragão

UMA BOA TARDE MARAVILHOSA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

MUITO OBRIGADO PELO SEU COMENTÁRIO.