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terça-feira, 27 de abril de 2010

NOTÍCIA-CIÊNCIA.

Dormir pouco favorece o aumento de peso.
Por Anahad O?Connor The New York Times Gabriela d'Ávila
Está tentando perder um pouco de peso? O tamanho das porções que você come e a prática de exercícios são fundamentais. Mas não se esqueça de uma boa noite de sono. Os cientistas sabem há muito tempo que uma noite de sono insuficiente está associada ao ganho de peso. Um bom exemplo é um estudo publicado em 2005, que analisou 8 mil adultos ao longo de vários anos como parte da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição. Dormir menos de sete horas por noite correspondeu a um risco maior de ganho de peso e obesidade, e o risco aumentou para cada hora de sono perdido. Estudos mais recentes analisaram a situação de forma ainda mais profunda. Um deles, publicado este ano no “The American Journal of Clinical Nutrition”, mediu a ingestão de alimentos de um pequeno grupo de homens em dois períodos de 48 horas: em um deles os participantes dormiam oito horas; no outro os participantes dormiam apenas quatro. Depois da noite de sono curto, os homens consumiram mais de 500 calorias adicionais (aproximadamente 22% a mais) do que depois da noite de oito horas de sono. Um estudo da Universidade de Chicago do ano passado fez descobertas similares, tanto em homens quanto em mulheres: os participantes consumiram muito mais calorias de lanches e carboidratos depois de cinco horas e meia de sono, em comparação a uma noite de oito horas e meia de descanso. Alguns estudos colocam a culpa nos hormônios, defendendo que a diminuição do sono cria um aumento repentino no peptídeo 28, que estimula o apetite, e uma redução da leptina, que sinaliza a saciedade. Porém, são necessários estudos mais profundos. Portanto, perder horas de sono pode aumentar o apetite e, como resultado, favorecer o ganho de peso. © 2010 New York Times News Service
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